WhatsApp: Saiba os motivos para banimento da sua conta e como se precaver 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em outubro 31, 2022

O WhatsApp se tornou uma das principais redes sociais quando o assunto é a comunicação e a interação entre duas ou mais pessoas a qualquer hora do dia, mudando o conceito de conversa por completo a partir da chegada dele.

Ela surgiu como uma simples proposta de aplicativo que prometia ser focado na troca de mensagens, algo que não não era tão inovador assim, visto que já havíamos outras redes sociais que também faziam isso, entretanto, com o passar do tempo tudo mudou. 

De fato, o WhatsApp criou e desenvolveu o seu potencial no mercado e, nos últimos anos, se consagrou como a maior rede social para comunicação, relacionamento e interação entre as pessoas, permitindo o compartilhamento de diversos dados, como:

  • Mensagens de texto;
  • Ligações;
  • Video chamadas;
  • Mensagens por áudio;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Documentos;
  • Contatos;
  • Entre outros. 

Entretanto, tamanho poder e fama também requer muito cuidado e rigor para que nada saia do planejado e para que pessoas não usem esse espaço da maneira errada, o que infelizmente saiu do controle dos criadores do aplicativo em questão. 

Hoje, o WhatsApp é usado para diversos fins e por diferentes tipos de pessoas, contamos desde uma conta comercial usada por uma equipe de AVCB corpo de bombeiros, quanto por um número privado usado por uma pessoa física para se comunicar com a sua família. 

Mas como todo espaço dentro da internet, o WhatsApp está longe de ser uma terra sem dono e muito menos sem lei, e foi com base nisso que muitas contas começaram a ser banidas ao praticarem determinados tipos de ações. 

Quando uma conta é banida, significa que ela é bloqueada da plataforma, ou seja, a pessoa não consegue mais acessá-la para conversar com os seus contatos como antes, em casos mais extremos, ela é excluída de vez e a pessoa precisa fazer outra do zero. 

Todavia, é claro que o WhatsApp não sai por aí banindo contas sem mais nem menos, existem razões e motivos que fazem com que os algoritmos dessa plataforma, ou seja, os pequenos robôs que passeiam pela rede social, encontrem motivos para tal ação. 

Isso pode acontecer com qualquer tipo de conta, seja a comercial de uma empresa que realiza análise de SPDA e atenda os seus clientes pelos WhatsApp ou até mesmo na conta de uma pessoa física que usa pouco o aplicativo. 

Muitas vezes, nem o próprio usuário consegue entender o que aconteceu para que ele fosse banido, por isso, hoje iremos conhecer algumas das ações que geram esse problema, o que fazer nesses casos e como prevenir que tal situação ocorra com você. 

Principais ações que geram o banimento no WhatsApp

Sendo assim, selecionamos alguns dos principais motivos que geram o banimento de uma conta dentro do WhatsApp e que vale a pena conferir para que você as evite o máximo possível. Confira: 

Violação dos termos e das políticas 

Toda rede social possui um termo de serviços e uma política de privacidade que são aceitos antes da criação de uma conta na plataforma, normalmente, são aqueles botões que clicamos dizendo que estamos cientes, mas que na maioria das vezes, nem lemos. 

Assim como na produção de uma manta impermeabilizante valor acessível você deve seguir todos os processos de produção sem erros, esses termos funcionam como regras para o uso do app e precisam ser seguidas à risca.

Mas vale pontuar que eles só serão usados contra você, caso fira algum deles. 

Ameaçadas e mensagens discriminatórias 

Se na vida real, insultar uma pessoa ou até mesmo ameaçá-la de morte, agressão física ou qualquer outra ação, são atitudes consideradas um crime, dentro do universo digital não é diferente, e infelizmente existe muito disso dentro do WhatsApp. 

Assim que os algoritmos detectam qualquer tipo de piada ou mensagem discriminatória, ou ameaçam a integridade física de alguém, essa pessoa corre o risco de ter sua conta banida, e esse motivo é um dos mais graves e difíceis de se recuperar a conta. 

Propagação de notícias falsas 

Há quem diga que estamos na era das fake news, termo em inglês que significa justamente notícias falsas, e o WhatsApp acabou se tornando palco das mais famosas e que são compartilhadas entre milhares de usuários em questão de minutos. 

Por isso, a empresa do aplicativo está cada vez mais atenta e severa nas punições de contar que compartilham notícias falsas, seja envolvendo um aluguel de aparelho lava jato, a vida de um famoso ou até mesmo sobre política e religião. 

Envio em excesso de mensagens como spam 

Quem possui uma conta comercial no WhatsApp sabe bem que ele é um importante meio para manter o relacionamento e a comunicação com o público, além de ser um importante canal de vendas para divulgar os seus produtos ou serviços. 

Entretanto, existem aqueles que não sabem usar isso para o bem e acabam exagerando no envio de mensagens, o que é interpretado como spam pelo aplicativo, ou seja, ele começa a achar que existe uma máquina por detrás daquela conta e, por isso, realiza o banimento.

Uso de versões modificadas do aplicativo 

Assim como diversos outros programas, o WhatsApp também possui as suas versões falsificadas no mercado, que muitos baixam, às vezes por engano ou até mesmo por tentativa de tentar cometer crimes com a esperança de que não será pego. 

Assim como um usuário que pesquisa e compara bem o aço para construção preço do mercado e das marcas para encontrar o melhor, os algoritmos estão de olho nos aplicativos piratas para que os usuários deles sejam banidos o mais rápido possível. 

Essas são apenas algumas, mas as principais razões pelas quais uma conta pode ser banida e, dependendo da gravidade da situação, excluída de vez do WhatsApp. Sendo assim, vale a pena estar de olho para evitá-las ao máximo. 

Saiba como proceder e o que fazer neste caso

Assim como todos nós cometemos erros, os robôs também podem cometer, e existem casos de contas que são banidas onde o usuário não se recorda de ter cometido nenhum tipo de atitude que explique aquela situação. 

Ou então, pode acontecer da pessoa realmente se lembrar de algo errado que fez, mas entender e reconhecer o seu erro, partindo para a busca da reativação de sua conta, afinal, o WhatsApp se tornou uma plataforma essencial para a rotina de muitos. 

Nesse caso, assim como você consegue contatar uma empresa de instalação elétrica por e-mail, você também consegue contatar o WhatsApp para a solicitação do desbloqueio de sua conta. 

Neste e-mail “support@whatsapp.com”, você irá relatar o que aconteceu e argumentar para que eles vejam que você entende a gravidade da situação e está disposto a prestar mais atenção nas futuras ações para não cometer o mesmo erro. 

No e-mail, é importante ser sincero e educado, não tente sair como o vencedor de uma discussão e como a pessoa que tem certeza que não cometeu nenhum erro. Seja humilde e demonstre educação, pois esse é o caminho para resolver qualquer conflito. 

E não se esqueça de colocar o seu número de celular que está cadastrado na conta que foi banida, pois só assim eles conseguirão localizá-la para fazer o desbloqueio. Também recomenda-se que o e-mail seja em inglês, visto que será enviado para fora do país. 

Dessa maneira, você conseguirá encontrar a melhor solução para a sua conta e de uma forma rápida, assim como uma rede de empresas demolidoras SP que sempre surge com a solução ideal para os problemas. 

Dicas para evitar ser banido do WhatsApp

Assim como muitos costumam dizer, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Pensando nisso, também resolvemos selecionar algumas dicas para te ajudar a evitar o banimento de sua conta no WhatsApp. Confira: 

Solicite o opt-in para a sua conta 

O opt-in é um pré-requisito do próprio WhatsApp e que ajuda no consenso de comunicação entre você e sua lista de contatos, fazendo com que tudo que for compartilhado permaneça salvo e seja de consciência de cada um dos seus contatos evitando problemas.

Esteja de acordo com os termos e as políticas da plataforma 

Na dúvida, busque pelos termos de serviços e pelas políticas de privacidade da rede social, leia cada um deles com calma e entenda o que eles exigem, pois assim, você saberá segui-los ao pé da letra para evitar o descumprimento de alguma regra. 

Use a versão oficial do WhatsApp 

E é claro que usar a versão oficial e original do aplicativo é sempre muito importante, pois é nítido que ele terá mais qualidade e legalidade em seu desempenho, assim como um CFTV para condomínio recomendado pelo próprio dono do condomínio. 

Confira as fontes das notícias antes de compartilhá-las 

Voltando ao assunto das notícias falsas, é importante que antes de compartilhar qualquer tipo de notícias, você pesquise bem sobre ela e tenha certeza, com base em fontes confiáveis e órgãos oficiais, de que aquela notícia é verdadeira e não te trará problemas. 

Mantenha a educação e o respeito 

Por fim, mas longe de ser menos importante, mantenha sempre a educação e o respeito com todos os seus contatos e em todas as suas conversas, inclusive, durante as brincadeiras entre amigos e familiares, pois esse é o único caminho para tudo na vida. 

Considerações finais  

Com a aplicação de simples dicas como essas, você conseguirá evitar o banimento de sua conta do WhatsApp e ainda garantir conversas saudáveis e produtivas com seus amigos, familiares e diversas outras pessoas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade