Vôlei: Histórias, regras, fundamentos e curiosidades

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em outubro 31, 2022

Você curte vôlei e quer saber mais sobre a história, as regras do jogo e algumas curiosidades sobre esse esporte tão popular? Então fique por aqui que iremos falar tudo sobre o vôlei. 

O voleibol é um grande esporte que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. 

Pode ser praticado durante todo o ano, pois pode ser jogado tanto em ambientes internos quanto externos, basta barras e perfis de alumínio ou mesmo uma rede, uma bola de vôlei e convidar seus amigos para começar a jogar. 

Mas, é claro que é preciso também saber as regras do jogo e como iniciar esse esporte antes de começar a jogar, foi por isso que preparamos este artigo. 

Sem contar que, além do puro prazer do jogo, o voleibol tem muitos benefícios como queima de calorias e melhora da força e do tônus ​​muscular. 

A história do vôlei brasileiro

O jogo de vôlei, originalmente conhecido como “mintonette”, foi inventado em 1895 por William G. Morgan depois que o basquete foi inventado quatro anos antes.

Morgan, formado pela YMCA Springfield College, projetou o jogo que combinava basquete, beisebol, tênis e handebol, e que se adequava a uma grade para quadra esportiva.

A data de chegada do vôlei ao Brasil varia entre 1915 e 1916. A primeira vez foi no Colégio Marista de Pernambuco. A segunda vez, aconteceu na Associação Cristã e Juvenil de São Paulo.

Algumas instituições, como o Fluminense F. C., incentivam a prática do voleibol, e alguns anos depois, em 1924, a Divisão de Vôlei da Associação Metropolitana de Atletismo foi criada no Rio de Janeiro. 

O sistema de regras adotado no Brasil é muito semelhante ao da América do Norte. No entanto, o voleibol foi inicialmente restrito a um esporte de elite. No primeiro torneio, o Brasil não teve nenhuma projeção internacional. 

Em 1975, Carlos Arthur Nuzman se tornou o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e conseguiu atrair mais atenção da empresa para o esporte.

Em 1984, o Brasil conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles. Em 1993, o Brasil derrotou a Itália na Liga Mundial de Vôlei e chegou ao topo do torneio.

Atualmente, o voleibol é um dos esportes mais importantes e respeitados no Brasil depois do futebol. Internacionalmente, o Brasil também tem uma boa representação em relação às olimpíadas. 

É por isso que muitos empreendedores de esportes e educadores físicos realizam projetos para abrir uma escola de vôlei, e constroem grandes centros, e fazem compras de todos os aparatos necessários, desde pintura de quadra com tinta epóxi, até redes e bolas. 

E com isso, cada vez mais as crianças, adolescentes e jovens procuram praticar, devido a sua popularidade, sem contar a diversão e o aspecto competitivo que é de fato estimulante. 

Sem esquecer também que a maioria das boas escolas já contam com estrutura de quadras esportivas com epóxi autonivelante para piso apropriadas para vôlei, para que os alunos possam praticar esse esporte na disciplina de Educação Física. 

É por isso que a prática de vôlei tem se tornado tão popular entre os jovens. No entanto, isso não significa que os adultos e pessoas mais velhas não possam praticar. 

É um esporte democrático e qualquer pessoa que se proponha a começar a praticar pode aprender e obter os benefícios e a diversão desse esporte tão legal. 

Por exemplo, um bombeiro trabalha assiduamente com projeto de prevenção e combate a incêndio, e todos os dias realiza um preparo físico para enfrentar os desafios. 

Nesse caso, o vôlei não será nada difícil de ser praticado, basta entender bem as regras e começar a praticar que logo pega o jeito do esporte. Estamos querendo dizer com isso que, é muito importante que as pessoas entendam que podem praticar vôlei, mesmo que já sejam adultas. 

Noções básicas de vôlei

Um jogo de vôlei de alto desempenho pode durar de uma hora e meia a duas horas. O jogo é executado através de certos movimentos, que é a base do voleibol. Os movimentos são:

Saque

Esta é a primeira ação do jogo, o jogador deve ir até à área do time e deve enviar a bola para a equipe adversária.

Recepção

A recepção é a primeira ação da equipe adversária, ela deve receber o saque do adversário, a fim de preparar o time para o ataque.

Levantamento

O objetivo do levantamento é colocar a bola na posição certa e na melhor posição para o jogador que vai atacar.

Ataque

Também conhecido como “cortar”, os jogadores trazem a bola para o campo do adversário com o objetivo de vencer.

Bloqueio

O bloqueio é feito por um ou mais jogadores que estão prontos para defender o ataque da equipe adversária e são capazes até mesmo de rebater a bola.

Existem várias técnicas e formas de realizar esses movimentos no voleibol. O objetivo de todos eles é manter a bola no ar e manter um elo de passe constante entre os jogadores do mesmo time. 

O objetivo é levar a bola até o chão do adversário, atacando, bloqueando ou até mesmo sacando.

Principais regras do vôlei 

Voleibol é um esporte jogado por duas equipes, ou duas pessoas, se for o caso, em uma quadra retangular (aberta ou fechada). É separado por redes colocadas verticalmente na linha central.

Em alguns tipos de locais, pode ser necessário comprar piso de borracha para que não ocorra acidentes e evitar o derrapamento nas partidas. 

O voleibol é jogado com bola, e inclui também  vários passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar o solo do adversário.

As regras do voleibol evoluíram ao longo da história, tornando o jogo mais dinâmico e ainda mais popular. Portanto, há muitas regras sobre o jogo e outros aspectos do esporte. Veja algumas principais regras abaixo.

  • Cada equipe deve ter 6 jogadores em campo;
  • Cada equipe deve ter um técnico;
  • Uma partida consiste em 5 rodadas;
  • Não há horário programado para cada grupo;
  • Cada set deve ter no máximo 25 pontos;
  • Após o saque, só pode tocar a bola 3 vezes;
  • A equipe que vencer três sets vence;
  • Se os dois sets estiverem empatados, o set 5 decide.

O esporte também possui diversas regras, incluindo como deve ser a quadra e a posição dos jogadores e se o último set estiver empatado (24 x 24), o jogo continua até alcançar a diferença de dois pontos.

Regras da quadra e rede

Assim como é importante que haja impermeabilização de piso de estacionamento em qualquer local, a quadra de vôlei deve ser uma superfície plana e plana medindo um retângulo de 18 m x 9 m. 

Além deste limite, deve haver um espaço de jogo livre de pelo menos 7m. Neste espaço deve ter a zona de saque, a área de substituição, de troca de competidores, a área de aquecimento e a área de penalidade.

Em todo caso, é importante que o local tenha licenciamento ambiental para funcionar bem. 

Em relação à rede, ela deve estar acima da linha média, e 2,43m do solo para homens e 2,24 m do solo para mulheres. A própria rede, por sua vez, deve ter 1m de altura e 9,5 a 10m de comprimento, além de faixas adicionais de 25 a 50 cm.

Dois árbitros devem estar presentes. O primeiro deve estar na cadeira do árbitro, perto de uma das extremidades da rede, que pode ser vista 50 cm acima da rede. 

A decisão do primeiro árbitro é a decisão mais importante do jogo. O segundo é um assistente, que fica à margem, em frente ao primeiro árbitro.

Posição dos jogadores

A posição de cada jogador no campo é numerada de 1 a 6. Os três jogadores na frente da rede ocupam as posições 2, 3 e 4 à direita, centro e esquerda, respectivamente.

Os três restantes se alinham atrás dos jogadores da linha de frente. Eles ocupam as posições 1, 6 e 5 à direita, centro e esquerda, respectivamente. Essas posições devem ser mantidas no início do saque e os jogadores estão livres para se mover após o saque.

Neste caso, o jogador na posição 1 é o sacador. Sempre que se consegue pontuar contra um adversário que está sacando, o saque muda a equipe. Neste ponto, a posição inicial do jogador gira no sentido horário.

Numa rotação, o 2º jogador move-se para o 1º serviço, o 1º jogador move-se para a 6ª posição, o 6º jogador move-se para a 5ª posição e assim sucessivamente.

Essas regras tornam o jogo mais dinâmico e permitem que diferentes estratégias sejam desenvolvidas para alcançar a vitória. Nesse sentido, a posição inicial do jogador deve levar em consideração o melhor desempenho no jogo.

Curiosidades do vôlei 

O vôlei tem uma longa história e alguns fatos interessantes. Como por exemplo, o vôlei foi jogado por soldados americanos após a Segunda Guerra Mundial, e portanto, é um esporte antigo.

Outra curiosidade importante que não podemos esquecer é que em 1927, em um campeonato internacional, o Japão e a China se enfrentaram. Na época, o número de jogadores era de 9 a 9.

Em 1949, a primeira Copa do Mundo de Voleibol Masculino foi realizada em Tchecoslováquia. Em 1993, o Brasil conquistou o título da Liga Mundial ao derrotar a Rússia no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Com a popularidade do vôlei, atualmente é um dos esportes de maior sucesso no mundo. Além do aspecto institucional, sua prática cotidiana e popular deve ser incentivada para promover a atividade física saudável nas pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade