Achar um guarda-roupas para um quarto pequeno pode ser desafiador, mas não é impossível. Leia e confira algumas dicas essenciais para encontrar o modelo ideal.
Se você tem um quarto pequeno, já conhece as dificuldades de encontrar móveis que se encaixem bem sem atrapalhar a circulação de pessoas.
Hoje em dia, no mercado, você encontra diversas opções de guarda-roupas, como armário modulado, embutido, com portas de correr e até armários aéreos. Continue lendo para saber qual o melhor modelo para você, que possui um quarto pequeno.


Guarda-roupa com cama embutida
Uma ótima saída para os que precisam de uma maior otimização do espaço do quarto são os guarda-roupas com cama embutida. Nesse modelo, a cama, normalmente de solteiro, é parte integrante do guarda-roupas.
Esses modelos são compactos e funcionais, pois são dois produtos indispensáveis em um quarto em um único móvel.
Guarda-roupas planejado
Caso você tenha mais recursos financeiros para investir no guarda-roupas, você pode ter um modelo único e feito sob medida para o seu ambiente, como é o caso do guarda-roupas planejado.
Ele é feito por uma loja especializada e aproveita todos os espaços do quarto, além de se ajustar às suas necessidades. Porém, como foi dito, é um modelo mais caro e pouco prático para casas alugadas.
Portas de correr
As portas de bater costumam exigir mais espaço do que as portas de correr, portanto essa segunda opção é muito requisitada para quartos pequenos.
Além das portas de correr, é muito interessante que uma das portas seja substituída por um espelho para aumentar a sensação de amplitude no ambiente.
Guarda-roupas modulados
O ideal para quem possui quartos pequenos é a aquisição de um guarda-roupas modulado, ou seja, onde as partes não são fixas e podem ser dispostas de maneiras diferentes.
Essa flexibilidade é muito importante para os que possuem ambientes restritos, pois os mais diversos cantinhos podem acabar sendo utilizados como partes do guarda-roupas e, assim, o espaço é otimizado.
Entre todas as opções, o guarda-roupas modulado é a mais acessível e que mais possibilita a personalização.
Guarda-roupas embutido
O guarda-roupas embutido é uma boa solução para aqueles que gostam de um design mais clean, porém não contam com muito espaço.
Mesmo precisando de um espaço a mais no quarto para fazê-lo, muitas vezes, os quartos de apartamentos mais modernos já vêm com o armário embutido na parede, não valendo o esforço e o dinheiro que seria gasto para a troca.
Mesmo em modelos embutidos, é muito importante prestar atenção às portas e priorizar as portas de correr para que haja a total otimização do espaço.
Organização é essencial
Não adianta falarmos sobre os modelos de guarda-roupas quando, na realidade, a organização é a parte mais essencial da vida de quem tem um quarto pequeno. Qualquer um dos modelos anteriores não poderá ser muito grande por conta das medidas físicas do quarto, portanto, é preciso aproveitar a parte interna do guarda-roupas de forma eficiente.
A primeira dica em relação à organização é: nem tudo precisa ser guardado dentro do quarto. Parte dos seus pertences pode ser organizada no banheiro, quarto de hóspedes ou lavanderias. Por exemplo: caso você não tenha muito espaço no quarto, a sapateira é um móvel que se encaixa muito bem no ambiente da lavanderia e pode migrar para lá com tranquilidade.
Camas no estilo baú também são ótimas saídas para a otimização do espaço. No baú da cama, podem ficar guardadas peças que não são usadas cotidianamente, como, por exemplo, casacos menos usados, roupas de festa, toalhas e roupas de cama.
Dentro do guarda-roupas, na parte do meio é onde fica localizado o cabideiro para calças, vestidos e casacos. Nas laterais, há as prateleiras para camisetas e blusões, e, nas gavetas, ficam as roupas íntimas e outras peças menores.
Deixe um comentário