Você quer parar de fumar? 15 passos infalíveis.

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 14, 2021

Atualmente, há muitos fumantes que, por razões médicas ou econômicas, querem deixar de fumar. Este é um processo que pode ser muito difícil, dependendo da pessoa e da freqüência com que ela fuma um cigarro. Entretanto, não é impossível, e os exemplos daqueles que pararam de fumar podem servir de inspiração.
Neste artigo, apresentamos um plano de 15 passos para deixar o vício do tabaco, que já foi utilizado por vários ex-fumantes em todo o mundo. Recomendamos que você os adapte à sua situação e da maneira que melhor lhe convier.

1 – Defina um plano de como você vai parar de fumar

Você pretende desistir gradualmente ou da noite para o dia? Quando você vai desistir? Estas perguntas devem ser definidas de antemão, pois elas o guiarão nesta viagem desde os primeiros dias. Entre em contato com seu médico e pergunte a ele ou ela que tipo de terapias e suportes estão disponíveis para aqueles que querem parar de fumar. Tente até mesmo ler sobre o assunto e conversar com pessoas que você conhece e que deixaram de fumar no passado.

2 – Examinar as opções de tratamento disponíveis

Seu médico poderá lhe dar algumas sugestões sobre terapias de reposição de nicotina, onde a nicotina é substituída por outros meios no corpo. Isto torna o processo de recuperação menos dispendioso. Há também tipos mais complexos de medicamentos que atuam sobre os receptores de nicotina no cérebro.

Você quer parar de fumar 15 passos infalíveis.
Você quer parar de fumar 15 passos infalíveis.


3 – Definir um propósito

Por que você quer parar de fumar? Anote em um pedaço de papel suas razões para desistir e coloque-o à vista de todos. O mesmo ajudará você durante o processo de desistência.

4 – Não se complique

A princípio, deixar de fumar será difícil. Você pode ter uma recaída e se sentir mais nervoso e ansioso do que de costume. Estas são reações corporais normais e você não deve deixá-las afetar seu objetivo final de desistir.

5 – Remover objetos que lembrem de fumar.

Esconda o cinzeiro, o isqueiro e a caixa de cigarros em uma gaveta ou armário que você raramente abre. Se você tem outros objetos que associa ao vício do tabaco, coloque-os também fora de vista. O objetivo é eliminar por tanto tempo quanto possível qualquer item que lembre o fumo.

6 – Fale com a família e amigos.

As mudanças difíceis são facilitadas com o apoio daqueles que estão mais próximos de você. Conte à sua família, amigos e colegas sobre seus planos de desistir. É provável que pelo menos uma pessoa tenha estado lá e possa lhe contar sobre sua experiência.

7 – Obter apoio profissional

Seu vício pode estar relacionado a condições médicas ou psicológicas que precisam ser tratadas. A melhor maneira de descobrir se este é o caso é entrar em contato com seu GP antes de iniciar o processo e explicar seus medos sobre o processo de desistência. Discuta suas ansiedades, medos e ansiedades. O profissional médico será capaz de recomendar diferentes tratamentos ou terapias, se necessário.

8 – Relaxamento

Os primeiros dias depois de parar de fumar serão difíceis. Entretanto, você deve considerar em seu plano inicial formas de reduzir o estresse e a inquietação que são normais neste momento. Durma oito horas, passe seu tempo livre em atividades que você gosta e que o relaxam, e respire fundo quando tiver vontade de fumar um cigarro novamente.

9 – Exercício

Mesmo que você tenha vontade de ficar dentro de casa, tente dar um passeio na natureza. Se você gosta, faça diferentes exercícios físicos e esportes. Um corpo saudável contribui para uma mente saudável.

10 – Identificar os gatilhos e evitá-los.

Álcool e café são para muitas pessoas incentivos para fumar. Portanto, você deve tentar evitá-los nas semanas após deixar de fumar. Você também pode ter outros gatilhos, como estresse ou locais específicos. É essencial que você crie um plano para evitar ou reduzir estes alimentos em sua dieta, assim como sentimentos e lugares específicos.

11 – Tenha uma dieta saudável

Esteja atento à sua dieta no processo de parar de fumar. A transição será difícil para o corpo, e é importante ganhar energia através de boas escolhas alimentares. Beber água e comer alimentos mais saudáveis, tais como frutas e vegetais.

12 – Mantenha-se ocupado

Uma mente ocupada tolera mais facilmente os primeiros dias após ter deixado um vício. Faça uma lista do que você tem que fazer nos dias após deixar de fumar, como limpar a casa, começar uma série ou construir algo. Quanto mais ocupado você estiver, melhor.

13 – Criar recompensas

Agradeça a si mesmo criando recompensas para cada objetivo alcançado. Por exemplo, nas primeiras 24 horas sem fumar você pode pedir sua comida favorita ou ter uma sobremesa que você realmente gosta. Crie uma lista de metas e estabeleça recompensas para elas.

14 – Encontre outras pessoas que estão tentando parar de fumar.

Na Internet há grupos e fóruns de pessoas que estão no processo de parar de fumar. O que quer que você sinta ou venha a sentir, outros usuários já o experimentaram e podem ajudá-lo compartilhando suas experiências. Você também pode fazer perguntas específicas e ler depoimentos de ex-fumantes.

15 – Não desista

Finalmente, lembre-se de que o mais importante é não desistir de desistir. Você pode ter uma recaída, mas isto não deve impedi-lo de continuar. Sabemos que fumar tem efeitos nocivos sobre a saúde da pessoa que fuma e daqueles ao seu redor. Pense em você e nos outros quando tiver vontade de desistir.
E acima de tudo, lembre-se de que o primeiro passo é, acima de tudo, querer parar de fumar. Se você conhece outras dicas para este processo, compartilhe-as nos comentários. E não se esqueça de visitar os outros artigos que temos sobre saúde e bem-estar.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade