Viajar com animais de estimação, quais cuidados devo tomar?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em outubro 21, 2021

Viagens, férias, passeios são um dos momentos mais esperados de qualquer pessoa. Organizar as malas do pet é tão importante quanto as do dono. Mas você sabe o que levar na mala do seu animal de estimação?

Fazer cursos online de adestramento é uma ótima maneira de entender todas as necessidades de um animal.

É muito comum esquecer coisas importantes em casa, por falta de planejamento, e para evitar gastos desnecessários, transtornos com o seu pet, mas não faz ideia do que fazer, confira agora quais os cuidados que você deve tomar e tudo que precisa transportar.

Quais os cuidados necessários para viajar com seu pet 

Primeiro e antes de tudo faça um bom planejamento, anote, faça listas e resolva tudo com antecedência, ligue nos lugares que for ficar hospedado e veja as condições do local se eles permitem levar pets, porque, há lugares que não aceitam.

Antes de viajar leve seu animal de estimação ao veterinário, pois é fundamental estar informado e saber se o seu pet tem condições de ir, como por exemplo se for um filhote não vacinado, ou velhinho e doente não são liberados para fazer uma viagem.

Saiba que hoje por lei é proibido levar animais ou qualquer outro ser vivo solto dentro do carro, ou no colo do motorista conforme o art. 252 do CTB, caso contrário estará sujeito a multa por infração média, no valor de R$130,16, além de 4 pontos na carteira.

Por isso providencie uma caixa de transporte, ou assento para cães que hoje é vendido em qualquer loja para pet, o mesmo vale em viagem feita de avião, barco ou ônibus. Caso não tenha, você será barrado pelo segurança, podendo ser impedido de realizar a viagem.

Além disso, é importante notar que você não deve fazer viagens sem provisionar algo para a alimentação dele. Esperar sair de casa para tentar descobrir se cachorro pode comer abacaxi não é uma boa ideia.

Viajar com animais de estimação, quais cuidados devo tomar
Viajar com animais de estimação, quais cuidados devo tomar

O que levar na mala do seu animal de estimação

Documentação: para ter um documento válido o veterinário que der o atestado de aprovação para viajar deve ser registrado no CRMV (Conselho Nacional de Medicina Veterinária).

Outro documento importante é o CVI Certificado Veterinário Internacional que servirá como passaporte do seu animal de estimação, caso a viagem seja feita para o exterior, porém também poderá ser usado em território nacional.

É obrigatório também levar a carteira de vacinação, para garantir que sua embarcação não seja barrada pela ausência ou desregulariadade deste documento. Todos os documentos citados acima são fundamentais para a saúde e segurança do seu pet.

Medicamentos: Antes de tudo garanta a vacina anti pulga e leve o seu animal de estimação ao um profissional que dê banho e tosa com produtos que previnem alergias ou carrapatos, isso diminuirá dores de cabeça durante a viagem.  

Caso seu pet passe mal durante a viagem existem medicamentos que podem ser usados em situações como essa. Por isso converse com seu veterinário, e só compre e use  remédios se for indicado pelo profissional

Alimentação: é dos itens mais importantes, principalmente se você quer economizar numa viagem com o seu pet, por isso providencie uma quantidade suficiente para cada dia, de preferência leve além da quantidade certa.

Sacos descartáveis: Olha se tem uma coisa que ninguém merece é pisar em fezes de animal, então seja um dono responsável e carregue um saco descartável para seja recolhido os dejetos do seu pet.

Utensílio: Utensílio em geral como: potes de água, de ração, coleira, toalha, cama ou colchão, são uma das coisas que muitos donos sempre esquecem, geralmente tudo ou pelo menos alguns desses, por isso anote tudo num papel para não esquecer nada.

5 coisas importantes, antes, durante e depois da viagem! 

1 – Não alimente de forma alguma o seu animal cerca de três horas antes de viajar, dessa forma evitará que o animal fique enjoado ou que tenha vômitos. Assim que chegar no destino certifique-se de ele está bem, e só após isso poderá alimentá-lo.

2 – De forma alguma deixe seu animal preso, principalmente dentro do carro com tudo fechado em caso de paradas demoradas, pois o pet pode ficar sem oxigênio e desmaiar ou até mesmo ir a óbito. Por isso seja responsável!

3 –  Em caso de viagens a lugares novos e divertidos, não deixe seu animal de estimação preso numa coleiro, aproveite e leve-o para passear, além do pet gostar disso trará mais saúde e energia.

4 – Anote e não esqueça de alimentá-lo nos horários certos, todos precisam de alimento para viver e ter saúde, lembre-se de manter a vasilha de água e de comida sempre limpos e cheios.

5 – Geralmente as viagens acontecem no verão, por isso fique atento para que seu animal de estimação não sofra por desidratação, caso isso aconteça ele poderá apresentar fadiga, ou até mesmo ficar doente.

Por isso que hoje existe protetor solar, sapato, roupas para animais de estimação. Caso o dia esteja muito quente evite passear com seu pet,  saiba que as calçadas, os asfaltos ou concreto  absorvem calor, podendo causar queimaduras nas patas de seu animal.

Como planejar uma viagem passo a passo

Fazer o planejamento de suas viagens vai amenizar muitas dores de cabeça e com certeza a economia será maior. Por isso prepare tudo com antecedência, busque informações para saber se permitem a entrada de pets e siga a lista abaixo para não ter erro.

  • Faça um orçamento do quanto você poderá gastar;
  • Reserve um dinheiro só para emergências;
  • Decida o local do destino;
  • Defina quantos dias de viagem;
  • Pesquise sobre qual é o clima do destino;
  • Decida qual o meio de transporte;
  • Anote em forma de lista todos os documentos necessário;
  • Faça a mala com antecedência;
  • Revise tudo uma, duas ou quantas vezes for necessário;

E façam uma boa viagem, relaxante, divertida e segura!

Conclusão

Saiba que os seus animais de estimação são de sua responsabilidade! A vida e a saúde do seu pet são tão importantes quanto a sua. Cuide bem dele durante a viagem, faça-o feliz e busque atender às suas necessidades.

Espero muito que tenham gostado. Escreva nos comentários qual é o seu animal de estimação e o que você faz antes e durante a viagem com o seu pet. Um grande abraço e até a próxima!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade