Vantagens e desvantagens dos veículos híbridos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em março 10, 2023

O mundo dos automóveis cresce todos os dias, com novos modelos que se adequam a qualquer tipo de necessidade que o cliente tenha, e a tendência é que isso não mude tão cedo. O mercado está recheado de carros tecnológicos e que cada vez mais estão tomando o espaço dos modelos tradicionais.

Ter um carro envolve muitos detalhes que não podem ser deixados de lado, mas com os modelos novos você consegue ter mais praticidade. É claro que existem detalhes que só quem tem um carro entende, como calcular valor de combustível para saber o que vale mais a pena. Um modelo de carro que está vinculado a isso é o híbrido, e é dele que vamos falar.

Não sabe o que é um veículo híbrido? A gente te explica tudo, e ainda mostra as vantagens e desvantagens desses modelos.

O que é um veículo híbrido?

Explicando de uma forma muito simples, um carro híbrido combina um motor elétrico com um motor a gasolina, em que seu sistema recupera energia através de travagem regenerativa, atuando de forma independente ou conjunta. Isso acaba resultando em um consumo menor de combustível.

Para a eletricidade, é usada uma bateria de alta voltagem, e a gasolina é usada para carregar e manter a bateria, reduzindo os gastos do carro. Vale lembrar que esse modelo existe há 20 anos, lançado pela primeira vez em 1990 pela Toyota. 

O diferencial dos carros híbridos está no controle de potência, gerenciando fontes de alimentação. A maioria desses carros faz isso muito bem, sendo projetados para potencializar a economia em torno do carro.

Alguns tipos de veículos híbridos

Híbrido paralelo

Esse modelo tem motores elétricos combinados com motores de combustão. Funcionam juntos ou de forma independente, sendo utilizados de forma primária, enquanto o outro faz o trabalho de dar energia extra quando é necessário. Se chama paralelo porque as fontes são conectadas paralelamente à caixa de câmbio.

Híbrido de dois modos

Como o próprio nome diz, esse modelo atua de dois modos diferentes. O primeiro modo funciona como uma simples placa híbrida, já o segundo modo se adapta ao motor para atender as necessidades do veículo.

Vantagens dos veículos híbridos 

Duração

Uma das maiores vantagens é a de que os veículos híbridos são mais duráveis. Um exemplo é de que nesses modelos não existe um motor de partida ou uma embreagem, fazendo com que a manutenção seja mais barata.

Economia

Os carros híbridos usam principalmente energia elétrica, isso faz com que o consumo de combustível seja menor, gerando uma maior economia. Se você quer economizar esse pode ser o melhor modelo.

Sustentabilidade

Essa é uma das principais características dos carros híbridos, a sustentabilidade. Como são movidos a partir de energia elétrica, os híbridos liberam gás carbônico e substâncias tóxicas em uma quantidade significativamente menor.

Seguro e confortável

Outra característica de um carro híbrido é que eles realmente são confortáveis, isso porque ele tem uma tração integral, gerando um maior conforto para o motorista e passageiros.

Desvantagens dos veículos híbridos

Preço

Uma das maiores desvantagens dos carros híbridos é o preço, que costuma ser bem alto. No mercado brasileiro as opções são pequenas, o que aumenta ainda mais o valor, e podemos dizer que isso afasta as pessoas desse tipo de veículo.

Ciclo da bateria

O ciclo de bateria de um veículo híbrido também é uma desvantagem para quem tem esse modelo. Isso está relacionado ao número de vezes em que a bateria precisa ser carregada, quanto mais são carregadas, de mais tempo vão precisar, e muitas vezes é necessária a troca da bateria.  

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade