Vai treinar? Veja o que comer antes e depois do treino 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 15, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A presença do treino dentro da vida das pessoas se torna cada vez mais comum, indo além da rotina de um atleta, por exemplo. Isso está muito associado a maior atenção que a população como um todo está dando para a prática de atividades físicas.

Seja por questões como lazer, saúde ou até mesmo pela simples estética de alcançar um padrão corporal específico. Algo que pode ser facilmente observado na sociedade, diante do alto número de academias que passaram a ser disponíveis nos últimos anos.

Tornando-se também um estilo de vida, expandindo-se principalmente por causa das redes sociais, sendo esse um dos temas de grande abordagem quando se fala das vertentes culturais presentes nas internet, com influenciadores digitais tendo um foco específico.

Trazendo diferentes abordagens em relação aos cuidados estéticos e de prevenção ao corpo. Alguns com um foco maior na questão alimentar, outros com a prática de exercícios, além daqueles que fazem uma associação entre os dois campos, ao buscarem resultados.

Um trabalho conjunto que pode ser relacionado com qualquer tipo de atividade que dependa de diferentes fatores para garantir a execução do seu trabalho, como um estudo de análise de risco ambiental, que deve analisar a qualidade do solo, do ar, entre outros.

No caso da relação do indivíduo com o seu corpo, torna-se necessário observar a situação e manutenção do seu organismo. Para que assim seja possível adotar as melhores ações em relação aos cuidados com ele, tendo em práticas físicas como na alimentação.

Pois é somente ao equilibrar ambos os conceitos que se tornará possível ter um melhor controle do seu corpo. Já que a própria concepção do seu organismo é dependente de um conjunto de atividades a serem executadas por diferentes órgãos ali presentes.

Sendo preciso ter um cuidado com todos esses elementos ao mesmo tempo, para que assim seja possível garantir o complemento funcionamento das suas atividades corporais, da mesma forma com que uma manutenção é necessária para um motor de partida.

A se certificar de que o seu organismo consiga responder de forma correta aos movimentos exigidos ao seu corpo, seja para atividades de trabalho, lazer ou até mesmo esportivas, como a realização de um treino específico, para um melhor aproveitamento de si.

E para que esse treino ocorra da melhor forma possível, em busca de objetivos associados à manutenção do seu corpo, é preciso saber como combiná-lo com os alimentos corretos a serem consumidos, aumentando a qualidade dos exercícios a serem praticados.

A relevância da alimentação aos treinos

A depender dos motivos por trás do seu treino diário, é comum que exista uma visão negativa em relação aos alimentos a serem consumidos, principalmente quando se fala na perda de peso. Pois se o seu foco é emagrecer, pode parecer estranho falar de consumo.

Porém a realidade caminha de forma diferente às concepções vazias que podem ser feitas em cima desse contexto, já que uma alimentação adequada é o primeiro passo para quem busca praticar algum tipo de atividade física, para um conjunto diferente de possibilidades.

Pois da mesma forma com que uma empresa de inspeção de qualidade analisa uma quantidade extensa de tópicos, a estarem relacionados ao funcionamento adequado de uma fábrica ou espaço industrial, a mesma coisa pode ser dita sobre o estado do seu organismo.

Com o consumo correto de alimentos e nutrientes ajudando o indivíduo a alcançar qualquer que seja sua motivação, por trás da execução de tais treinos diários. Sendo possível citar uma variedade de objetivos, tais como:

  • Definição dos músculos;
  • Perda de peso;
  • Cuidados à saúde;
  • Preparação para uma atividade física específica.

Tudo a fazer com que a presença de treinos específicos possam ser vistos em um campo de treinamento para soldados, em um centro de cuidados à saúde, assim como em uma academia, especializada na prática do crossfit, visando um melhor condicionamento físico.

E para garantir com que todos esses objetivos sejam alcançados, é importante ter uma atenção redobrada ao tipo de alimento que está fazendo parte da dieta diária desses atletas, ou então de pessoas comuns, que estão atrás de uma melhor performance física.

Isso ao levar em conta a relação principal que está por trás de qualquer atividade, que é a execução de uma energia específica, a ser direcionada para que seja possível a prática de qualquer tipo de ação, incluindo o esforço necessário para se finalizar uma corrida.

O que engloba também as atividades internas do seu corpo, da mesma forma com que um elemento filtrante realiza a função de separação de componentes em uma indústria. Com seu organismo sendo responsável por absorver o necessário e liberar o que for dispensável.

E ao ser necessário ter disponível em seu organismo tais níveis de energia, a serem utilizados durante a prática de qualquer tipo de ação, torna-se necessário ter atenção ao tipo de alimento a ser consumido, garantindo a presença dos nutrientes adequados.

Existindo uma relevância não só ao tipo de alimento a ser ingerido, como também ao momento com que esse consumo será realizado, seja antes ou após a sua prática de exercícios.

Atuando no processo de ganho e perda de energia, associados aos objetivos de ganho de massa muscular, ou então a uma queima de gordura.

E no caso do segundo propósito, é importante evitar as dietas restritivas, já que o consumo adequado de certos nutrientes pode fazer com que o seu organismo trabalhe melhor com o procedimento de liberação de excesso de gordura e outros elementos em seu corpo.

Em um movimento não tão diferente às trocas naturais a serem feitas na natureza, em relação à qualidade de um solo para diferentes plantações. Com algo a ser observado após a análise de uma amostragem de solo.

Com base nisso, para otimizar a realização do seu treino, uma dieta adequada pré e pós treino deve ser implementada dentro da sua rotina alimentar diária.

O cardápio adequado para um bom treino

Quando se pensa na escolha da dieta adequada, é preciso ponderar sobre quais são os objetivos relacionados à necessidade requerida, existindo uma seleção apropriada de alimentos, com nutrientes que conversam com cada tipo de objetivo.

E quando se trata da definição dessa dieta oportuna, é importante começar pelos alimentos a serem evitados, como açúcares, gorduras e produtos industrializados, repletos de conservantes, capazes de danificar o estado de saúde de quem consome tais alimentos.

O primeiro passo pré-treino é começar pelo consumo de carboidratos, garantindo a energia necessária para a realização de alguma atividade física. Sendo possível citar alimentos leves, como uma fruta, uma barra de cereal ou um copo de suco de laranja.

Para garantir os nutrientes adequados, a serem observados,  por exemplo, por um laudo ergonômico. Ação necessária para permitir a liberação de alguma atividade de trabalho, por parte de um profissional no mercado de trabalho.

Com uma adequação alimentar  também sendo necessária para o tipo de objetivo associado ao seu treino. Para quem busca ganhar músculo e peso, por exemplo, o número de alimentos indicados é um pouco maior, englobando opções como:

  • Vitamina com leite e fruta;
  • Pão de queijo tradicional;
  • Banana amassada com aveia;
  • Salada de frutas com aveia e mel.

As proteínas do ovo também se destacam como uma opção adequada, para repor a energia perdida durante o treino. Sendo importante apontar alguns pratos mais robustos, que podem ser indicados para esse momento pós-treino.

Como um prato de arroz integral, salada e frango grelhado, além de serem possíveis combinações envolvendo feijão e peixes. Ou para quem prefere algo mais leve e rápido, existem também os sanduíches naturais, tendo como recheio principal o queijo branco.

Mas no caso dos sanduíches é importante observar os nutrientes dele, principalmente quando se trata de algo comprado em um mercado ou lanchonete. Sendo preciso verificar a tabela nutricional presente em um adesivo impresso em sua embalagem.

Com essa sendo uma dica ser observada por quem busca ter uma melhor relação com os seus treinos.

Como garantir um treino adequado?

A presença de um treino ideal para a sua vida envolve uma série de fatores, ao envolverem principalmente a sua dieta alimentar, como nas opções anteriormente apresentadas. Existindo também algumas dicas que podem ser úteis de serem seguidas.

Como a decisão de consumir algo por cerca de 1 ou 2 horas antes da sua prática de exercícios, para garantir que os nutrientes presentes nessa alimentação tenham tempo de ser convertidos em energia.

Sendo indicado também evitar alimentos de muita fibra, proteína ou gordura durante o pré-treino, já que se tratam de elementos dos quais o corpo demora a absorver. E por fim existe a necessidade de procurar sempre por uma ajuda profissional.

Já que um médico nutricional pode indicar a dieta que melhor se adeque aos seus objetivos e a realidade do seu organismo, da mesma forma com que um profissional de vigilância irá recomendar os melhores sensores de segurança a serem instalados em sua residência.

E com a combinação desses elementos, será possível garantir a melhor saúde possível em relação ao seu corpo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.