Storyboard: quais os seus benefícios?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por karine.menezes
em junho 29, 2023

Storyboard é uma sequência de desenhos, feita quadro por quadro, para esboçar as cenas que são pensadas para determinado conteúdo em vídeo. Pode ser um filme ou uma animação, contar com storyboard facilita o trabalho.

De bom de geral, investir em vídeos é uma estratégia muito importante para as empresas porque esse formato de conteúdo corresponde à maior parte do tráfego na internet.

De acordo com o levantamento, 72% dos consumidores preferem assistir vídeos para aprender sobre um produto ou serviço, ao invés de ler qualquer coisa sobre o assunto. É justamente isso que faz com que esse conteúdo seja majoritário na internet.

Outros números importantes e que estimulam as empresas a produzirem esse formato de conteúdo é o fato de que 90% dos consumidores são influenciados por um vídeo durante a decisão de compra.

Além disso, 1/3 de todo o tempo gasto por uma pessoa na internet é assistindo vídeos, portanto, são materiais poderosos essenciais para as estratégias de marketing digital.

Só que não é fácil elaborar um conteúdo em vídeo de qualidade, principalmente se o storyboard for ignorado.

Devido à sua importância, este artigo vai explicar o conceito de storyboard, como criá-lo e quais são os benefícios dessa prática.

Definição de Storyboard

Storyboard é uma ferramenta usada como sequência de desenhos, quadro por quadro, para esboçar a cenas pensadas para determinado conteúdo de vídeo.

Visualmente, se assemelha a uma história em quadrinhos e seu propósito é detalhar e elaborar a sequência narrativa. Costuma ser usado em animações, jogos e filmes, mas ao longo do tempo também se tornou muito útil para as estratégias de marketing.

Uma escola que oferece curso de cuidador de idosos presencial pode usar o storyboard para demonstrar e entender como é a navegação do usuário em seu site ou aplicativo.

O recurso é muito versátil, e da mesma forma pode ser usado para compor a movimentação de um filme e até a cinemática de um jogo. Mas dentro de uma empresa, essa etapa fica a cargo da equipe de criação.

Em uma estratégia de marketing, o storyboard também precisa estar focado na persona, independentemente do tipo de conteúdo que será produzido. O objetivo com isso é desenvolver uma sequência de ações visualmente confortável.

Ao ter essa visão, a empresa saberá como utilizar o engajamento do público e a sequência de ações que precisa inserir para isso.

Como criar um?

Sabendo que produzir conteúdos em vídeo é muito importante para qualquer negócio que queira se destacar na internet, é necessário que esses materiais tenham qualidade. Nesse processo, o storyboard é um dos recursos mais importantes.

Supondo que o conteúdo seja um anúncio no YouTube sobre aluguel de impressora de etiquetas térmica, para engajar a audiência, precisa seguir o processo de criação de storyboard. Para isso, a equipe vai seguir algumas etapas. São elas:

Refletir e pensar o storytelling

Depois que o roteiro do projeto ficou pronto, é o momento de pensar sobre o storyboard e construir o storytelling. É essencial visualizar o enredo do projeto, do início ao fim, para compreendê-lo.

É dessa forma que a equipe vai encontrar problemas e inconsistências no roteiro e pode trabalhar em cima disso para fazer as alterações necessárias e evitar retrabalhos futuros.

Fazer o esboço

É necessário usar um arquivo novo em um programa de desenvolvimento visual para criar um bom esboço, entretanto, nada impede ou desmerece o uso de uma folha de papel.

Independentemente da ferramenta usada, é um momento de desenhar os quadros que representam as cenas. Ao desenvolvê-las, é fundamental colocar todas as anotações importantes e reservar um espaço embaixo de cada quadro para elas.

As ações devem ser centralizadas na tela, pois é o local de foco do consumidor durante todo o tempo.

Trabalhar como um diretor

Se o profissional está criando um vídeo sobre manutenção de persianas, pode usar um animático que será sincronizado junto com o áudio. É interessante trabalhar o ritmo da sequência para que o espectador possa assimilar a mensagem.

Mas isso não significa ficar enrolando, uma vez que ser objetivo também é essencial. Mas no caso de um vídeo curto, é interessante usar pouco texto, podendo ser tanto um diálogo quanto texto em tela, focando na elaboração visual.

O produtor executa o que ele mesmo define na linha do tempo de vídeo, então é uma etapa que precisa ser muito bem planejada.

Identificar cenas-chave

É necessário observar a linha do tempo e marcar as cenas que representam as partes mais importantes da produção e o auge dos acontecimentos.

São os momentos mais importantes da narrativa e eles precisam chamar a atenção do espectador. É muito importante escolher com cuidado essas cenas, mas elas vão resumir a identidade do que foi criado.

Esboçar miniaturas

Para criar um vídeo sobre aluguel de sala para terapeutas, durante a etapa do storyboard, é necessário fazer um rascunho sobre o enredo para ilustrar as miniaturas, de acordo com a maneira como as cenas foram imaginadas.

Os personagens devem ser desenhados em perspectiva porque isso acrescenta profundidade, assim sendo, os ângulos precisam ser trabalhados da melhor forma possível.

O profissional que vai se responsabilizar por essa etapa precisa ter conhecimento sobre cinematografia porque isso ajuda muito a alcançar o equilíbrio entre os personagens, objetos e ambientes.

Além do mais, é fundamental ter cuidado na hora de escolher os cortes porque eles são responsáveis pelo movimento do vídeo e por provocar o sentimento desejado.

As cores também precisam fazer parte do esboço porque ajudam a determinar a atmosfera da obra, sem falar que elas possuem significados no marketing.

Revisar e fazer ajustes providenciais

Antes de bater o martelo para o storyboard de um vídeo de anúncio sobre mesa para escritório plataforma 4 lugares, é necessário fazer uma revisão final e providenciar todos os ajustes necessários.

Também é interessante dar um tempo antes de passar o pente fino porque isso ajuda a descansar o olhar que está viciado no trabalho.

A equipe precisa estar com a mente fresca para que possa observar todos os detalhes colocados no documento e só então descobrir o que precisa ser melhorado.

Pontos positivos

Como visto ao longo do texto, o storyboard é um trabalho muito importante para criar vídeos que vão divulgar a marca. Para que a empresa consiga novos clientes, precisa trabalhar em um planejamento de marketing.

O marketing digital traz várias possibilidades de divulgar uma marca, seus produtos e serviços, e entre as diferentes estratégias que podem ser trabalhadas está o marketing de conteúdo.

Um buffet para jantar de aniversário vai investir em marketing de conteúdo para atrair, engajar e fidelizar clientes, oferecendo a eles materiais ricos e relevantes, sobre assuntos de seu interesse e em diferentes formatos, como:

  • Texto;
  • Áudio;
  • Imagem;
  • Vídeo.

Mas para produzir um bom vídeo, é necessário passar por todas as etapas de criação e uma das mais importantes é o storyboard.

Além de ajudar a organizar as cenas que vão acontecer na produção, ele funciona como uma ferramenta que reduz os custos.

Pode ser realizado em uma pré-produção, em formato de história de quadrinhos e de modo em que cada quadro represente a cena que será gravada dentro do roteiro.

As estratégias de marketing pro vídeo precisam do storyboard porque ele traz uma prévia do que deve ser produzido, e faz isso de maneira objetiva para evitar erros e surpresas ao longo das filmagens.

Da mesma forma como é necessário um planejamento para criar a arte de um cartão de visita moderno, os vídeos também precisam desse cuidado.

A dúvida de muitos gestores e empreendedores é quando eles não sabem desenhar, por isso, sentem muita dificuldade na hora de expulsar as cenas. Mas existem algumas ferramentas que ajudam muito nesse processo.

O Photoshop, por exemplo, é indicado para profissionais da área, mas existem outros recursos como o Plot, que são mais fáceis de usar. São ótimas ferramentas e existem as versões pagas e gratuitas, mas nada impede o uso de lápis e papel.

Mesmo que os desenhos não sejam tão bons, o que realmente importa nessa estratégia é a narrativa. Uma escola que oferece curso de manicure profissional vai usar os desenhos apenas para complementar o projeto.

Considerações finais

O storyboard é um recurso muito importante na produção de conteúdos em vídeo, independentemente de ser um filme, uma animação, enfim.

Para que a produção siga um contexto em uma ordem cronológica dos fatos, as cenas devem ser previamente planejadas e é esta ferramenta que se encarrega do trabalho, portanto, deve estar presente na produção.

Seja qual for a ideia do vídeo ou a mensagem que ele quer transmitir, com a ajuda do storyboard vai ficar muito mais fácil estabelecer uma comunicação com o espectador e transmitir uma ideia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade