Saiba o que é Social Analytics e como mensurar os dados das suas redes sociais

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 18, 2022

Um dos principais motivos por trás do crescimento cada vez maior entre usuários na internet é a disponibilidade das mais diversas redes sociais, cada um com um estilo único. Plataformas que tornam possível uma nova estratégia de mercado, o Social Analytics.

Afinal, se o público vem dando tanta atenção para esses canais digitais, o mesmo deve ser feito por parte das empresas, que ao olharem para tal campo digital podem acabar encontrando uma série de oportunidades para os seus negócios, tudo visível na rede.

Isso começa logo pela capacidade de interação que essas plataformas podem apresentar, permitindo com que tanto os usuários comuns como os perfis empresariais possam dividir o mesmo espaço. Cenário esse que acaba influenciando essa maior conexão entre ambos.

Essa relação parte tanto da facilidade em que um indivíduo pode ter hoje de encontrar algum tipo de ofício específico, como um serviço de caldeiraria, bastando apenas alguns cliques em seu computador ou celular, como na forma em que ele expressa sua opinião.

Para visualizar isso basta entrar na página de uma marca famosa no Facebook ou qualquer outra rede social de grande alcance. Junto das publicações dessa companhia é possível acompanhar na área de comentários diversas interações feitas pelos usuários.

Não necessariamente essas informações podem ser sempre positivas, pelo contrário, é bastante comum ver o público revelando sua frustração com um produto ou serviço diretamente com a empresa que o forneceu, usando das suas redes sociais para isso.

Uma companhia de sucesso consegue enxergar isso não como um problema, mas como uma oportunidade de entender melhor o seu público e assim adotar estratégias que possam ser mais benéficas para os seus negócios, otimizando suas ações no mercado.

Essa é a razão pela qual cada vez mais certos empreendimentos estarem criando um sistema de atendimento através das próprias redes sociais, como um call center WhatsApp, tudo graças a alta disponibilidade de comunicação dessas plataformas.

Mas não basta simplesmente se posicionar nas redes, é preciso aprender com suas próprias ações, tudo a partir das informações que os próprios usuários podem estar apresentando ao seu negócio, sendo preciso apenas de uma estratégia para ler isso.

Como funciona a idade de Social Analytics?

Seguindo o que foi abordado até aqui, as redes sociais são hoje um universo rico de informações, fornecendo dados que podem ser de grande valor para um negócio, contanto que ele saiba como interpretar esse material, criando ações em cima de tal realidade.

É a partir dessa análise de dados que nasce o conceito conhecido como Social Analytics, ou seja, um estudo sobre o que acontece nas redes sociais, usando das informações que ali estão disponíveis para desenvolver uma estratégia que seja positiva para os seus negócios.

É o mesmo tipo de conceito que conversa com a ideia de pesquisa de mercado, onde uma empresa pode entrevistar um grupo específico de pessoas para entender a percepção delas sobre o seu produto, principalmente caso se trate de um lançamento no mercado.

A grande adaptação está na forma em que essas informações podem ser obtidas, sendo importante entender que muitos desses dados de valor não precisam mais ser requisitados, já que o próprio público está disposto a falar disso por meio das redes sociais.

Pensando nisso, o valor de uma empresa de registro de marcas em se posicionar nas principais plataformas de comunicação não está relacionado somente a um alcance maior de público, sendo algo que conversa também com os dados que ali estão disponíveis.

A função de uma estratégia de Social Analytics está então na coleta e análise das informações que podem ser encontradas nas redes sociais, permitindo com que acertos possam ser intensificados e erros tenham a chance de ser resolvidos ou eliminados de vez.

É um conceito bastante similar ao que ocorre com o Google Analytics, uma ferramenta do Google que permite verificar a performance de um site em relação aos seus acesso, só que nesse caso tratando-se de uma tática voltada especificamente para a pluralidade das redes.

Através da prática de Social Analytics é possível garantir a melhor administração possível dos seus diversos perfis na internet, aumentando não só a repercussão nas redes, como chegando diretamente a quem estiver interessado em projetos elétricos, por exemplo.

Mas para garantir essa melhor performance é preciso extrair a maior quantidade de informações através dessa estratégia de análise. Algo que pode ser conseguido contanto que uma empresa saiba como construir essa tática da forma mais aprofundada possível.

Como otimizar essa análise digital das redes?

A prática de Social Analytics vem se revelando como algo de grande valor para quem possui alguma rede social de perfil comercial, independentemente de qual seja o setor de negócio, já que a internet vem crescendo justamente por causa do contexto plural.

O mesmo pode ser dito da qualidade e especificação de conteúdos que ali estão disponíveis, sendo preciso então estar atento a certas oportunidades para usar essas redes da melhor forma possível, algo que pode ser conquistado a partir de atitudes como:

Identificação de tendências

O comportamento nas redes costuma ser bastante dinâmico, sendo preciso então compreender quais são as tendências do momento, para assim permitir com que um anúncio sobre treinamento trabalho em altura consiga se destacar nesse mar de dados.

Acompanhar os comentários do público, assim como seguir os principais nomes da internet em suas respectivas redes sociais pode ser uma forma de estar mais atento em relação a identificação dessas tendências de conteúdo.

Comparar resultados

É importante reconhecer que o público costuma ser bastante diverso e isso acaba se refletindo em suas opiniões colocadas na internet, sendo preciso então comparar todos os dados divergentes para extrair informações que sejam de valor real para um negócio.

Monitorar concorrentes

Da mesma forma em que é possível monitorar diferentes grupos entre os seus clientes, o mesmo tipo de análise geral também pode ser feita em relação aos seus concorrentes, em busca de compreender qual é o tipo de performance que eles estão encontrando ali.

E da mesma forma em que um fornecedor industrial pode estar encontrando dificuldade em divulgar um certo equipamento, seus concorrentes podem estar tendo uma performance muito mais positiva com seu compressor de parafuso, o que indica uma melhor estratégia.

Recepção do público

Por último existe a reação do público em si, com os comentários vistos nas redes sociais podendo servir como um bom termômetro para entender se uma empresa está sendo bem recebida no seu mercado ou se precisa adotar novas ações para lidar com seus negócios.

De uma forma geral, a partir dessa análise entre as redes sociais é possível até mesmo entender o que faz um cliente optar pelo seu produto, seja pela sua qualidade ou pelo o que está descrito em uma etiqueta de preço, conforme os comentários ali encontrados.

Contudo, tamanho a quantidade de redes disponíveis na internet é possível que uma empresa acabe encontrando um alto volume de dados a serem analisados, o que acaba exigindo a adoção de estratégias de análise que sejam otimizadas para cada plataforma.

Formas de analisar dados sociais

Quando falamos sobre as principais redes sociais disponíveis no mercado hoje, alguns nomes se destacam, sendo eles:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • TikTok.

Opções essas que podem ser usadas como uma ferramenta de negócios, disponibilizando também os seus próprios instrumentos de análise, facilitando a aproximação com o público, seja qual for a rede social que ele utilize com mais frequência.

Mas com tantos dados à sua disposição, principalmente quando se trata de uma empresa que busca se posicionar em todas essas redes, é preciso adotar métodos mais complexos de análise, tais como:

Segmentação de dados

Essa prática lida com a separação das informações encontradas usando de características de perfil, como idade ou região, para assim entender as diferentes motivações de quem procura por um sistema de controle de acesso.

Análise de Cluster

Essa estratégia trabalha com a criação de clusters, um grupo formado por dados específicos, como a pesquisa por um tipo de palavra-chave, facilitando assim a análise de conjunto de usuários que tenham algum ponto de valor em conjunto.

Processamento de Linguagem Natural

Conhecido como PNL, essa tática trabalha com o uso de conceitos digitais para verificar todos os dados recebidos por uma empresa através das redes sociais, contando com o auxílio de programas que possam identificar padrões e apresentar novas soluções.

Ao utilizar dessas práticas é possível entender melhor o comportamento do seu público nas redes sociais, fazendo do conceito de Social Analytics uma estratégia essencial para compreender como pensa seu público, diante da presença dele nas redes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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