10 dicas para deixar o seu site mais simples e leve

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em setembro 27, 2022

Ter um site com um design responsivo é um grande desafio para quem está construindo o site da sua marca ou deseja reformá-lo dentro da internet, isso porque vivemos em uma realidade onde as informações são muitas. 

No processo de construção de um site, isso acaba afetando negativamente, pois muitos empreendedores acabam incluindo elementos, cores e formatos que deixam o site mais pesado. 

Quando falamos de um site pesado, nos referimos aquele que possui muita informação de uma só vez e que demora bastante para carregar e que costuma travar com frequência, impedindo uma navegação prazerosa para o usuário. 

Por isso, as pessoas estão investindo cada vez mais no design responsivo, aquele que defende a ideia de que quanto menos informação pesada no site, melhor será para os resultados dele. 

E isso serve tanto para o site de uma empresa de montagem industrial quanto para o site de uma marca que vende produtos físicos, como roupas para crianças, pois um site simples e leve tende a ser bem aceito pelos usuários. 

Um design responsivo é conhecido por ser aquele design de site que preza pelo oferecimento de uma ótima experiência de navegação para os usuários, garantindo a ele um site rápido e acessível. 

Sendo assim, os empreendedores se preocupam em construir um site que não possua cores fortes ou elementos pesados, pois tudo isso interfere na responsividade do site e acaba deixando-o mais difícil de abrir. 

Por isso, investir no design responsivo e na construção de um site simples e leve é a melhor opção para quem deseja criar ou repaginar um site de marca dentro da internet, pois é o que garante mais satisfação do usuário. 

Seja o site que oferece serviço de solda orbital ou venda artigos para decoração, qualquer tipo de negócio pode apostar nesse conceito de design para obter ótimos benefícios, que iremos abordar mais a frente. 

O design responsivo é extremamente importante para que você ofereça aos usuários muito mais do que apenas um site bonito, mas um site que tenha uma ótima experiência de navegação. 

O seu objetivo principal é justamente auxiliar na construção de um site que, além de bonito e bem organizado, carregue rápido suas informações e ofereça aos usuários em tempo recorde o que eles desejam ver naquele espaço. 

Por outro lado, produzir um design responsivo e um site que seja simples e leve pode parecer um grande desafio para os empreendedores, por isso, selecionamos algumas dicas que poderão fazer toda a diferença nesse processo. Confira: 

  1. Aposte em cores neutras 

A primeira coisa a se fazer é apostar no uso de cores neutras, que combinam com os mais diversos tipos de negócio, tanto com um site fornecedor tecido suede quanto com uma marca de produtos para casa, por exemplo.

Dê preferência às cores que estão em alta nos últimos tempos, como os tons terrosos, e aquelas que nunca saem de moda, independentemente do que aconteça, como o branco, o preto e até mesmo o cinza. 

  1. Seja minimalista 

O minimalismo é um conceito que tem ganhado grande notoriedade no mercado e em diversos segmentos, desde a moda na construção de looks para o dia a dia até mesmo a decoração para casas e empresas. 

Não seria diferente no universo digital, abraçar o minimalismo dentro do seu site, além de ser uma maneira de trazer sofisticação para ele, é uma forma de garantir que ele não possua mais do que precisa e acabe deixando-o pesado durante a navegação. 

  1. Evite conteúdos pesados

Muitas vezes, uma empresa especialista na produção de chapa expandida, por exemplo, deseja postar algo em seu site relacionado ao passo a passo do trabalho que realizam, e logo de cara já pensam em gravar um vídeo. 

Isso também acontece em marcas de diversos outros segmentos, mas está longe de ser uma boa opção, pois os vídeos tendem a deixar os sites pesados, por isso, opte sempre por imagens, textos e até mesmo ilustrações, pois dessa forma o site ficará mais leve e organizado. 

  1. Opte por elementos simples 

Quando se está criando um site, é normal que a pessoa queira colocar elementos chamativos e diferentes para que o público alvo da marca seja atraído, mas isso pode ser um tiro no pé e trazer muitos problemas. 

Elementos diferentes podem pesar o site e travá-lo com frequência, por isso, pense em elementos simples e minimalistas para compor o seu site, pois assim você garante um visual atemporal e muita responsividade. 

  1. Escolha fontes básicas 

Dentro de um site que vende correias elevadoras, por exemplo, você verá que as fontes usadas nos textos do site são básicas e padrões, pois isso traz coerência para o site como um todo e o deixa ser carregado com mais velocidade. 

Por isso, deixe as fontes diferentes e robustas para conteúdos especiais ou até mesmo para as redes sociais. Em seu site, opte pelo básico, pois além de não ter erro, ainda irá ajudá-lo a ser carregado de forma ainda mais rápida.

  1. Realize a limpeza do site 

Um site, assim como um celular ou computador, precisa ser limpo de tempos em tempos para que os dados, documentos e informações desnecessárias sejam excluídas e libere espaço dentro da plataforma para a inclusão de novidades. 

Muitas vezes, todo esse lixo acaba ocupando o espaço que pode ser usado para realizar alguma mudança no site ou então atrapalha o seu bom desempenho, por isso, é essencial limpá-lo de tempos em tempos. 

  1. Aposte em ilustrações 

As ilustrações dentro dos banners e conteúdos do site de um fornecedor de gradil, por exemplo, além de ser algo moderno e personalizado, ainda tende a ser mais leve do que imagens de extrema qualidade. 

Isso porque as imagens tendem a ocupar mais espaço e serem mais pesadas na página, o que torna toda a responsividade do site ruim, apostar em ilustrações também é uma maneira de deixar o seu site e suas páginas mais rápidas. 

  1. Exclua o que não importa 

Com o passar do tempo, um site acaba acumulando documentos e conteúdos que não são mais acessados por usuários e não trazem nenhuma movimentação para a marca, só ocupa espaço. 

Sendo assim, é recomendado que de tempos em tempos a exclusão de conteúdos que não são mais acessados pelos usuários e nem trazem movimentação para o site, pois isso libera um grande espaço e ainda o deixa mais rápido. 

  1. Tenha uma boa hospedagem 

Assim como uma fabrica de tinta serigráfica possui um espaço para chamar de seu e onde sua empresa pode trabalhar com tranquilidade, os sites também possuem esse espaço no meio digital e ele é conhecido como hospedagem.

A hospedagem do site é o que garante a segurança dele na internet e a organização e responsividade de seus conteúdos, por isso, é fundamental que o seu site esteja em uma boa hospedagem, que lhe ofereça o devido suporte quando necessário. 

  1. Pense que o menos é mais 

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de lado o lema que faz o design simples e leve ser tão procurado e eficiente, o menos é mais. Ou seja, quanto menos elementos pesados no seu site, melhor será para ele. 

Esse lema defende que a aposta no básico é sempre a melhor opção, pois ele tem muito mais a oferecer de benefícios ao empreendedor do que um site repleto de cores e formatos pesados de conteúdo. Alguns dos benefícios desse estilo de site são: 

  • É atemporal e combina com tudo;
  • Mais rápido e acessível;
  • Sensação de organização;
  • Sofisticação e elegância;
  • Melhor experiência do usuário;
  • Mais satisfação do público;
  • Simples para fazer mudanças;
  • Mais barato e simples de usar;
  • Entre outros. 

Esses benefícios servem tanto para o site de uma empresa de diligenciamento de fabricação quanto para uma clínica médica que entende a importância e o diferencial da construção de um site simples e leve. 

Obter esse tipo de site pode não ser tão simples como se pensa, mas acredite, o trabalho traz resultados que farão o processo valer a pena, construindo um site lindo e que entregue uma ótima experiência aos usuários. 

Vivemos em um mundo onde a tecnologia avança a todo momento e prova que por mais linda que possa ser a embalagem de algo, o que importa é a qualidade do que se oferece e a experiência que presta. 

O design responsivo é aquele que se preocupa com a experiência do usuário do início ao fim, ou seja, em oferecer a ele muito mais do que um site de vendas, mas um espaço onde ele se sinta confortável. 

Dessa maneira, você entregará a ele muito mais do que apenas um produto ou um serviço, mas uma experiência que irá marcar sua vida e fazer com que a sua decisão de compra seja ainda mais assertiva. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade