Pesquisa de voz: Saiba como otimizar os resultados para SEO

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em julho 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Com o uso dos celulares sendo algo cada vez mais recorrente e presente em praticamente todos os meios, as pesquisas de voz surgiram trazendo uma facilidade e fazendo com que as pessoas tenham mais um recurso à disposição.

Por exemplo, se tornou cada vez mais recorrente as pessoas optarem por esse método e buscarem desde informações sobre uma consultoria de TI a curiosidades e afins.

Logo, através desses momentos de pesquisas, se espera ter o máximo de agilidade possível, reunindo informações precisas e sempre atendendo às suas necessidades independente do momento.

Assim, diante desse cenário de crescimento, essas pesquisas de voz passaram a integrar as estratégias de SEO, indo ao encontro da evolução e de fato respondendo a dúvidas e estabelecendo essa praticidade em qualquer dispositivo e em todo tempo.

Afinal, com a ampla quantidade de informações praticamente a todo o tempo nesse meio digital, otimizar esse recurso tende a gerar esse cenário onde se tem um filtro, fazendo com que as empresas se favoreçam através dessa busca e consigam sempre impactar e chegar em seus consumidores.

Pensando nisso, hoje preparamos esse conteúdo visando justamente fazer com que se entenda sobre essa pesquisa de voz, destacando sua significação, funcionamento e tudo o que você precisa saber para otimizar esse recurso extremamente essencial.

O que é a pesquisa por voz?

Ela é caracterizada por um buscador onde a pessoa fala e se tem os resultados desejados, tendo esse funcionamento somente através de dispositivos que estão conectados à rede.

Um exemplo claro desse recurso são alguns dispositivos conhecidíssimos como a Siri e a própria Alexa, tendo essa interação e uma espécie de conversa, proporcionando as informações desejadas em fração de segundos.

Assim, através dessas pesquisas se encontram desde informações sobre soluções ambientais para a sua casa, a informações relevantes para uma pesquisa e coleta de informações do mercado em que sua empresa atua.

Logo, através do funcionamento dessas pesquisas se tem uma amplitude única ao pensarmos nas informações, desenvolvendo esse cenário de soluções para os problemas e conseguindo de fato ter um direcionamento em cada pesquisa realizada.

Além disso, diante desse cenário em que está sendo apresentado se tem uma sintonia imensa entre humanos e máquinas, gerando esse avanço ao lembrar-se de alguns anos atrás quando esse contato ficava somente através de comandos remotos.

Atualmente de fato se tem essa conversa e uma interação diante da relação homem e máquina, sendo possível graças às inteligências artificiais, que se baseiam nos comportamentos humanos e em cada relação.

Por isso, diante de tantas inovações e cada vez mais uma aproximação do meio digital com o mundo físico, desde serviços de informatica aos meios mais distintos devem considerar as pesquisas por voz e o rumo que esses recursos estão tomando.

Como funciona a pesquisa por voz?

O funcionamento das pesquisas por voz também se mostram de uma forma prática de ser entendida, tendo como sua principal característica a forma como a pessoa se expressa através desse momento.

Por exemplo, buscar informações sobre um desenvolvimento de software e deixar claro através da sua fala que as buscam devem ser direcionadas para orientação e dicas sobre esse meio, a ferramenta entende e de fato realiza seu funcionamento da melhor forma possível.

Entretanto, ao não ser claro e deixar suas intenções e desejos de busca de uma forma oculta, cada vez mais esse processo se torna dificultoso, relacionando as buscas muitas vezes para assuntos que não tem nada a ver com o que se deseja.

Por isso, assim como uma conversa para fluir bem é necessário que ambos os lados se mostrem entendidos e claros, assim se faz nessa relação, prezando sempre por demonstrar o que se busca e onde se deseja chegar através de cada momento estabelecido.

Dessa forma, para que as empresas utilizem desse recurso ao seu favor, é necessário ter um foco nas palavras-chaves e de fato considerar esses possíveis erros de fala, conseguindo alcançar e sempre estar no meio dos seus consumidores.

Crescimento e características das pesquisas por voz

Muito se fala sobre esse recurso e fica claro o quanto sua propagação tem atingido todo o mercado e as tecnologias que surgem, como os celulares, caixas de sons, lâmpadas e afins.

Dessa forma, o crescimento desse recurso se dá justamente através da propagação dos celulares e de fato a popularização das inteligências artificiais e desse cenário de praticidade cada vez mais estabelecido.

Um exemplo claro disso são pessoas que estão em seu carro e desejam saber como chegar até uma loja de sensores de segurança, por exemplo.

A primeira ação será justamente pegar o celular e usar da pesquisa por voz para ter o caminho de uma forma totalmente instantânea.

Assim, a utilização e crescimento desse recurso se dá de uma forma natural e quase instintiva, buscando sempre reparar possíveis transtornos e ter informações precisas sobre o que precisa naquele momento.

Com isso, uma informação importantíssima para esse entendimento total e de fato ficar ainda mais claro o porquê dessa ferramenta está crescendo e evoluindo cada vez mais, são as características em torno das pesquisas por voz.

Mas fique tranquilo! Pensando nisso, destacamos em tópicos as principais características, entendendo ainda mais o porquê dessa popularidade e o quanto esse recurso tende a ser utilizado praticamente sempre. Confira!

  • Se estabelece um cenário de praticidade;
  • Informações precisas e relevantes;
  • Disponibilidade sempre;
  • Mais interação entre a tecnologia e o mundo físico;
  • Facilidade em cada pesquisa realizada.

Logo, ao se deparar com as características citadas, se torna totalmente visível o porquê de o crescimento e cenário futuro das pesquisas por voz serem positivas, gerando sempre essa facilidade e o máximo de praticidade possível para os consumidores.

Por isso, explorar e otimizar esse meio tendem a ser fatores determinantes para as empresas, facilitando uma aproximação e um direcionamento para os conteúdos e produtos diante desse mundo digital.

Desse modo, continue acompanhando o texto e acompanhe alguns passos para otimizar o SEO os resultados por voz, indo ao encontro da modernidade e gerando esse diferencial em sua empresa.

Passos para o SEO na pesquisa por voz

Diante do cenário de crescimento e propagação como foi apresentado, as estratégias de SEO da sua empresa precisam se adaptar e de fato se estabelecer nesse ambiente digital.

Com isso, veja alguns passos para aprimorar as suas estratégias de SEO com base nas pesquisas por voz, tendo êxito e indo ao encontro da evolução nesse meio digital. Vamos lá!

1 – Otimize visando as palavras-chave

Ao adaptar seus sites e conteúdos considerando as palavras-chave se tem cada vez mais um tráfego de qualidade, fazendo com que através dessas pesquisas por voz o público sempre se veja diante da sua empresa.

Assim, desde um projeto executivo aos mais diversos negócios e conteúdos no meio digital, é essencial visar sempre as palavras-chave e sempre estabelecer estratégias focadas nessas questões.

2 – Otimize para conteúdo de qualidade

Por se tratar desse universo onde o público deseja consumir de uma forma rápida e prática os conteúdos através dessas pesquisas por voz, ao criar conteúdos de qualidade se tem uma aceitação e sua empresa se mostra como uma facilitadora.

Por exemplo, um estudo de seletividade elétrica que entrega conteúdos direcionados e com foco no que está sendo buscado só tende a crescer e ser estabelecido no Google devido a sua eficácia.

Entretanto, ao entregar conteúdos que enrolam e não têm foco no que está sendo falado, o público rejeita e a empresa perde posições e oportunidades através dessa não aceitação.

3 – Otimize para o mobile

Praticamente todas as pesquisas por voz são realizadas através dos aparelhos celulares. Com isso, é essencial se adaptar a essa realidade e proporcionar a melhor experiência possível através desse consumo.

Além disso, a própria plataforma do Google tende a penalizar os sites que não têm suporte para o mobile, por isso é importante se atentar e sempre se adaptar aos meios de maior propagação.

Essa é uma ação positiva que pode gerar benefícios para uma empresa de sistema de gestão empresarial online e outros diversos, trabalhando no design e fazendo com que as informações estejam claras e possam ser consumidas com tranquilidade através das pesquisas por voz.

Logo, ao ter esses pontos em mente e entender alguns passos para realizar a otimização do SEO, para finalizar, continue acompanhando o texto e veja os principais benefícios das pesquisas por voz, tendo ainda mais motivos para essa otimização.

Benefícios das pesquisas por voz

Diante dessa tecnologia que mudou as formas de contato e diversas questões ao se tratar da relação entre humanos e máquinas, destacamos as principais vantagens das pesquisas por voz, fazendo com que você entenda a necessidade de ter essa tecnologia à disposição. Confira!

  • Melhor experiência para os consumidores;
  • Modernização do e-commerce;
  • Praticidade e facilidade.

Assim, fica claro o quanto essas pesquisas por voz surgiram não somente facilitando a vida dos consumidores, mas sendo um recurso essencial para as empresas terem sucesso e se estabelecerem diante do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.