Segurança de Wi-Fi pública: por que você precisa de uma VPN

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em outubro 31, 2023

Entenda o que é uma VPN e por que ela é importante ao acessar redes públicas

A segurança online é uma preocupação cada vez mais necessária, mas uma coisa que nem todo mundo sabe é que redes Wi-Fi públicas não são tão seguras quanto se pensa. Na verdade, sempre que precisar acessar um WI-FI de um estabelecimento, por exemplo, vale a pena utilizar um software VPN. 

Vamos entender ao certo quais os perigos de não tomar cuidados com o Wi-Fi público e o que fazer para se proteger? Acompanhe!

Os perigos de utilizar Wi-Fi pública sem proteção

Será que é uma boa ideia conectar seu celular, computador ou tablet no Wi-Fi de qualquer restaurante, café ou estabelecimento que você vá? Apesar de muitos locais oferecerem isso como um diferencial, nem todos oferecem a segurança necessária para tal.

Na verdade, fazer a conexão em redes que você não conhece pode gerar alguns problemas sérios, desde perda de privacidade até vazamento dos seus dados. Confira o que pode acontecer quando a conexão não é segura:

  • roubo de dados: hackers podem interceptar dados transmitidos através da rede Wi-Fi pública, como informações de login, senhas, informações bancárias e outros dados pessoais;
  • roubo de identidade: pelo acesso não autorizado às suas atividades online, hackers podem roubar informações pessoais e usá-las para cometer fraudes ou crimes de identidade;
  • malware: redes Wi-Fi públicas podem ser usadas como vetores para a distribuição de malware. Você pode inadvertidamente baixar arquivos maliciosos enquanto estiver conectado a uma rede pública;
  • ataques man in the middle (MitM): um ataque MitM ocorre quando um invasor intercepta a comunicação entre você e o servidor que está acessando. Isso pode permitir que o atacante leia, modifique ou injete dados na comunicação.
  • phishing: hackers podem usar redes Wi-Fi públicas para lançar ataques de phishing, direcionando você a sites falsos que tentam roubar suas informações de login e outros dados confidenciais.
  • falta de criptografia: muitas redes públicas não usam criptografia adequada, o que torna os dados transmitidos vulneráveis a interceptação.

Como se proteger?

Mas, afinal, como se proteger para poder usar um Wi-Fi público quando necessário? Existem diversas maneiras de ficar atento e evitar qualquer tipo de problema. Vamos ver algumas dicas para você aplicar na sua vida!

  • mantenha seu software atualizado: certifique-se de que seu sistema operacional, navegadores e aplicativos estejam sempre atualizados. As atualizações costumam incluir correções de segurança importantes;
  • navegue em sites seguros: sites que utilizam HTTPS oferecem uma camada adicional de segurança, uma vez que os dados são transmitidos de forma criptografada. 
  • evite transações financeiras sensíveis: evite realizar transações financeiras, como compras online ou operações bancárias, em redes Wi-Fi públicas. Use sua rede móvel 4G/5G ou uma VPN segura para transações sensíveis;
  • use uma VPN: uma VPN cria uma conexão segura e criptografada, tornando mais difícil para terceiros interceptar dados. 

O que é e como funciona uma VPN?

Uma VPN (Virtual Private Network, em português, Rede Virtual Privada) é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo (um computador, smartphone ou tablet) e um servidor remoto. 

O objetivo do uso da VPN é justamente proteger a privacidade na transferência de dados e informações. Quando você ativa uma VPN, o software cria um “túnel” criptografado entre o seu dispositivo e o servidor VPN remoto. Isso significa que todos os dados que passam por essa conexão são codificados e protegidos contra acesso não autorizado.

Além disso, o seu endereço IP real (aquele associado ao seu provedor de internet) fica oculto. Em vez disso, o servidor VPN atribui um endereço IP temporário, que pode estar localizado em uma região diferente. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade