Veja como usar o sapato para cada tipo de calça feminina

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 21, 2022

Para saber como se produzir bem, é essencial saber como combinar o sapato com o tipo de calça que você está usando.

É comum optarmos por um calçado devido a sua versatilidade, para não ficarmos presas às combinações na hora de nos vestirmos, para ser o mais prático possível.

O problema é que quando vamos elaborar um look específico, é possível que o sapato escolhido fique fora do contexto, de forma que o look não fique muito harmonioso.

Sabendo que muitas mulheres têm esse problema, trouxemos este artigo para você não errar mais na hora de escolher suas calças e seus calçados.

O calçado ideal para cada tipo de calça

É comum que as mulheres pensem que qualquer sapato combina com qualquer tipo de calça, mas isso não acontece na prática.

Então, pensando nessa situação, resolvemos ajudar e falar mais sobre como combinar o sapato certo com cada tipo de calça para ter como resultado um look mais harmonioso. Confira.

Calça alfaiataria

A calça de alfaiataria é uma excelente opção para ir ao seu trabalho em uma empresa de plaina de mesa fresadora, pois é um clássico que voltou com tudo e de uma forma mais descontraída e estilosa.

Você pode usá-la da forma tradicional, em um estilo workaholic com a calça mais alinhada e ajustada ao corpo, apostando em um salto, seja fino ou em bloco, trazendo um ar de elegância e sofisticação.

Também é possível usar as calças de alfaiataria de forma mais despojada, em uma opção mais descontraída, combinando com sapatilha, oxford ou um tênis casual.

Wide leg

Trata-se de um modelo de calça mais solta e descontraída, muito comparada com a calça pantalona. É um modelo de calça jeans, então ela é bem versátil e fácil de ser combinada. Pode ser usada tanto em ocasiões mais sociais quanto mais casuais.

O seu look vai depender do calçado que vai escolher para arrematar o visual, de forma que a wide leg pode ser combinada aos mais diversos calçados.

Calça pantalona

A calça pantalona é uma das peças mais criativas que podemos ter em nosso guarda-roupas, pois ela pode ser usada em todas as ocasiões possíveis que você estará sempre bem arrumada e estilosa.

Como tem uma barra mais larga, o modelo pede a presença de um salto alto, principalmente para ressaltar o efeito de alongamento que ela pode causar.

Aposte na escolha de um bom fabricante de sandálias e invista em saltos grossos e sandálias plataformas, que ficam ótimos com esse modelo de calça. Essa combinação deixa seu look com um ar de anos 1970, justamente a década que inspirou esse modelo.

Calça skinny

A calça skinny é a típica peça atemporal, versátil e básica, sendo uma peça curinga da moda há anos.

Todas as mulheres deveriam contar com essa peça dentro do guarda-roupas, pois é muito fácil de ser combinada e pode ser usada em todas as estações do ano.

Ela combina com todos os estilos e calçados. Se você quer um ar mais social, combine com um blazer, o que trará elegância e sofisticação.

Essa calça pode ser usada para você ir ao seu trabalho com painel de controle industrial e se sentir confortável o dia todo. Ela é bem justinha ao corpo, assim como a calça legging, contendo geralmente elastano na sua composição, o que evidencia as curvas.

A melhor forma de usá-la é com o comprimento na altura do ossinho do tornozelo. Para um efeito alongador, use uma sandália de salto alto ou um scarpin nude.

É possível apostar em botas de todos os comprimentos, que se forem da mesma cor da calça, dão aquela alongada na silhueta. Modelos de flats, como:

  • Sapatilha;
  • Rasteirinha;
  • Tênis;
  • Mule;
  • Mocassim;
  • Anabelas;
  • Oxford.

Todos esses modelos ficam ótimos com a calça skinny, que conta com uma modelagem super feminina e sensual.

Calça reta

A calça reta é o modelo de calça mais tradicional, dessa forma as melhores opções de calçados são tênis, slippers e sapatilhas básicas. Como é uma calça básica, é possível apostar também em sapatos e botas de salto alto, mas com cano curto.

É uma calça clássica, democrática e versátil que combina com todos os tipos de silhuetas. Ela fica muito bem em produções que vão do esporte até o mais sofisticado.

Você pode pegar sua nova calça reta guardada em uma sacola de papel pardo e começar a tentar novos looks.

Calça boyfriend

Esse tipo de calça tem um estilo mais despojado e mais folgado no corpo, como se você tivesse pegado emprestada do namorado, por isso o nome. Ela pede um toque diferente como uma sapatilha ou um scarpin para deixar o look mais delicado.

Para um look mais despojado, vale apostar em um tênis, slipper ou rasteirinha que farão ótimas composições. É uma calça ideal para quem prioriza o conforto, com uma modelagem larga que esconde as curvas.

Em uma fábrica de mola de torção, pode ser uma excelente pedida para compor o visual do dia a dia de trabalho.

Calça saruel

A calça saruel não teve uma aceitação tão boa em nosso país, mas oferece várias opções de looks. É possível seguir uma linha mais descolada, escolhendo um tênis mais moderno, ou uma linha mais delicada, com uma rasteirinha, mocassim ou peep toe não muito alto.

Calça Cropped, Cigarrete ou Corsário

Esses modelos combinam perfeitamente com rasteirinhas e sapatilhas, mas para quem quer ousar, deve apostar em slippers, oxfords ou sandálias de salto alto. Essas modelagens de calças podem ser mais larguinhas ou mais justinhas, tendo um corte mais reto.

Uma vez que esse modelo de calça deixa a canela à mostra, pode ser combinado com calçados com tiras que se estendem até o tornozelo, como sandálias gladiadoras e outros tipos.

Aposte em calçados que deixam o peito do pé aparecendo, que combinam muito bem com esse modelo. Faça uso de salto alto para alongar a silhueta.

Com um look composto por uma calça cigarrete, uma camiseta básica e um salto, você está preparada para visitar um fabricante de trocador de calor.

Calça flare

A calça flare tem uma modelagem justa até o joelho e que se alarga do joelho até os pés, remetendo à boca de sino, a queridinha dos anos 1970. Seu caimento amplo fica muito bom com salto alto, especialmente para quem busca um efeito de alongamento da silhueta.

Você também pode combinar a calça flare com sapatos baixos, mas para manter o efeito alongador, opte por sapatos no tom da pele e com o bico mais fino, como o mule ou a sapatilha de bico fino.

Aconselhamos que você evite sapatilhas de bico arredondado e tênis. Use a calça flare cobrindo totalmente os pés ou deixando somente a pontinha do calçado à mostra, com a barra a apenas um centímetro do chão para não arrastar.

Em seu trabalho em um empreendimento de rede laminada, aposte na calça flare para compor seus looks.

Calça clochard

A calça clochard se torna a protagonista de qualquer look, sendo uma tendência que permanece forte. Antes ela era usada apenas por homens, mas com o tempo foi ganhando releituras cada vez mais elegantes, principalmente a partir dos anos 1980.

Essa peça clássica combina com sapatos que deixam o peito do pé à mostra, então para um visual elegante, aposte em scarpins e para produções mais descontraídas, use mules ou sapatilhas.

Calças coloridas ou estampadas

Para quem quer combinar calças coloridas ou estampadas com o melhor modelo de calçado, primeiramente precisa prestar atenção à cor.

Quem tem dificuldade com isso deve optar sempre por modelos de calçados pretos ou nudes, que são versáteis e fáceis de combinar.

Outra dica é escolher uma das cores que se destaca na calça e usá-la no sapato, compondo um visual elegante.

Já em looks com colorações discretas, é possível ousar mais na escolha do calçado, onde você pode optar por modelos estampados e coloridos que contrastam com a roupa, dando destaque aos pés.

Para visitar uma fábrica de etiquetas adesivas, opte por um look mais discreto, deixando os acessórios finalizar o visual.

Considerações finais

Você pode até pensar que é bobagem, mas escolher errado os calçados pode colocar toda uma produção perfeita a perder.

Muitas pessoas acham que a calça, por ser uma peça mais versátil, pode ser combinada com qualquer sapato. Mas hoje existem muitos modelos e muitas novidades surgindo constantemente, aumentando as opções e sua utilização.

Embora pareça fácil, nem sempre é possível fazer a combinação certa, por isso neste artigo demos diversos exemplos de calças e dicas muito valiosas para a composição de seus looks.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade