Saiba como Escolher a Melhor Maquininha para o seu Negócio

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por MCarlos
em novembro 23, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A aquisição de uma maquininha de cartão se tornou uma necessidade primordial para os negócios dos mais variados setores e nichos. 

Isso porque, a viabilização de uma forma mais ampla de pagamentos melhora a conclusão de vendas e o faturamento mensal das empresas.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela SPC Brasil, atualmente, aproximadamente 79% dos brasileiros preferem parcelar as suas compras ou efetuar essas transações através dos cartões.   

Assim, o investimento na compra ou aluguel deste dispositivo pode gerar para as empresas vantagens, como: 

  • Diferencial competitivo em relação às demais concorrentes; 
  • Geração de renda mais estável; 
  • Aumento do Ticket Médio da compra de cada cliente; 
  • Redução da inadimplência; 
  • Maior segurança no recebimento de pagamentos, entre outros. 

Quais são os tipos de maquininhas existentes 

Além das diferentes marcas e dos planos disponibilizados, a máquina de cartão pode vir em modelos variados que se distinguem, principalmente, em relação ao tipo de conexão que é utilizada para o funcionamento do aparelho.  

Desta forma, existem as máquinas que funcionam por meio de um chip que gera uma conexão própria para o dispositivo. Esses cartões de internet funcionam, como os utilizados nos celulares, através da contratação de um plano de dados mensais.  

Contudo, essa conexão também pode ser feita por aparelhos Wireless, que são as opções preferidas pelos comerciantes brasileiros. Aqui, o acesso à internet é feito por meio da internet Wi-fi disponibilizada na loja.  

Ainda existem máquinas que utilizam o smartphone para efetuar a conexão Wi-fi ou 3G e, ainda, as que funcionam pelo próprio celular. Ou seja, consistem em um aplicativo que torna o celular em uma maquininha de cartão. 

Como escolher a máquina que melhor se encaixa no meu negócio 

A escolha da melhor opção de maquininha de cartão deve levar em consideração algumas peculiaridades do seu negócio e uma análise aprofundada acerca de diferentes aspectos da própria tecnologia e da operadora que disponibiliza o serviço em questão.  

Por isso, antes de escolher a melhor ferramenta, é fundamental realizar pesquisas sobre marcas e modelos, observando questões como: 

  1. Avalie os custos de cada opção 

O custo de uma maquininha de cartão pode variar muito de acordo com o valor cobrado pela adesão e a quantia exigida pela mensalidade do aluguel do aparelho. Mas, é claro, que isso também pode variar de acordo com o tipo de plano escolhido.  

Se o empreendedor optar por comprar a máquina, os custos relacionados ao aluguel e mensalidade não deve ser um problema. 

No entanto, quando a empresa tem uma loja fixa ou um grande volume de vendas, o aluguel do equipamento pode acabar sendo mais vantajoso.  

No fim das contas, é crucial que seja feita a comparação devida entre os preços cobrados e as vantagens oferecidas por cada tipo de maquininha.  

  1. Considere a segurança  

A preocupação com as fraudes, com a clonagem de cartões e com a captura de informações de segurança faz com que muitos clientes tenham receios de efetuar as compras utilizando esse método de pagamento.  

Por isso, é muito importante garantir que o serviço contratado e a empresa operadora garantam a total segurança tanto para os consumidores, quanto para o seu negócio. Contudo, com o avanço tecnológico, esta é uma preocupação facilmente sanada.  

Isso porque, existem diversas tecnologias que realizam automaticamente a limpeza dos dados privados dos clientes, garantindo que nenhuma informação seja armazenada nos pontos de venda.  

  1. Atente-se às taxas 

As taxas cobradas durante as transações variam muito entre os tipos de maquininha de cartão contratadas e de acordo com a operadora que realiza esse serviço. Esses impostos são os que mais podem afetar a lucratividade final das vendas. 

No entanto, os valores cobrados podem ser reduzidos de acordo com a quantidade de vendas ou com a utilização dos planos de fidelização e, ainda, algumas empresas optam por zerar a cobrança das taxas relacionadas à antecipação de novos clientes. 

Deste modo, é fundamental realizar pesquisas e comparar o serviço oferecido por várias companhias diferentes, analisando qual opção valerá mais a pena e quais poderão acabar prejudicando mais do que ajudando.  

  1. Conheça as bandeiras aceitas 

As bandeiras de cartão são as mediadoras entre a loja e a operadora do cartão de crédito ou débito. Ou seja, é por meio dessa bandeira que o banco envia as informações necessárias, fazendo a validação do crédito, aprovando e concluindo a venda.  

Por isso, quanto maior for a quantidade de bandeiras aceitas pela máquina, mais variada poderá ser a sua clientela e, consequentemente, maiores serão as chances de efetuação de novas vendas. 

Uma dica importante é se certificar que o alcance dessas bandeiras seja nacional, para que todos possam comprar da sua marca, independe de onde estejam no Brasil.  

  1. Obtenha um bom tipo de conexão 

Um ponto muito importante a ser analisado antes de investir em uma maquininha é qual o processo utilizado para a realização da conexão à internet. E para isso é muito importante considerar se esse aparelho será utilizado em uma loja fixa ou na rua.  

Afinal, sem a conexão adequada à internet, a venda pode ficar comprometida. Por isso é crucial averiguar todos os prós e contras da conexão via banda larga ou se a internet mobile é mais atrativa para o seu negócio.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.