Saiba como cuidar de um gato com problemas dentários

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 31, 2022

Conheça os problemas dentários mais comuns em gatos e saiba como cuidar da saúde bucal do seu pet

Por ser um animal extremamente independente, os gatos, muitas vezes, não transparecem estar com algum tipo de problema, por isso é importante estar atento à saúde e ao bem-estar do seu felino. Procurar os brinquedos e arranhadores certos, a ração adequada e saber respeitar o espaço deles são só alguns dos pontos importantes.

Quando falamos da saúde de um gatinho, a boca é um dos pontos centrais de problemas. Por isso, é importante ficar de olho para que, ao primeiro sintoma, ele seja levado imediatamente ao veterinário. Confira os principais problemas dentários que afetam os felinos e saiba como cuidar da saúde bucal do seu gato.

Problemas bucais mais comuns 

Doença periodontal

Trata-se de uma doença que engloba um conjunto de problemas (gengivite, mau hálito, cárie), que vão piorando com o tempo. Ela pode ser identificada pelo mau hálito, pelas gengivas inchadas e pela falta de apetite do animal. Caso o problema não seja observado e tratado, pode levar à perda de dentes do animal e até danificar a cavidade bucal .

Lesão reabsortiva dos felinos 

Essa lesão pode causar fortes dores nos dentes dos gatos e, geralmente, vem acompanhada de gengivas vermelhas, além de dor e desconforto nos dentes quando o animal tenta se alimentar. Muitas vezes é confundida com uma cárie, mas ela pode afetar até a raiz do dente. O tratamento mais indicado é a extração dos dentes afetados pela lesão.

Complexo gengivite estomatite faringite 

Essa condição pode causar mau hálito, perda de apetite, salivação em excesso e uma inflamação na cavidade oral do gatinho. Geralmente é causada pela placa bacteriana, e um dos tratamentos é a profilaxia, que significa a prevenção para que o problema não se alastre. Em casos graves, é necessário a extração dos dentes.

Fraturas dentárias

O dente mais fraturado pelos gatos é o canino, e a dor é similar à dor de uma cárie profunda, mas isso depende do nível da fratura, que pode chegar até o nervo do dente. Nesses casos, o veterinário faz a reconstrução do dente usando uma prótese para que o felino não fique sem o seu principal dente.

Identificando dor de dente em gatos

Se o seu gato está comendo apenas de um lado da boca, isso pode significar que ele está com dor de dentes ou com algum outro problema bucal. Fique atento a esse detalhe. Outro problema perceptível é o mau hálito acompanhado de dor de dente em felinos. Você pode perceber esse sinal, caso sinta cheiro de peixe podre vindo da boca do seu bichinho.

A perda de apetite também é um sintoma de problemas bucais, o gato não sente fome e nem demonstra interesse pela comida, e, às vezes por sentir muita dor, não consegue comer mesmo que esteja com fome. A salivação em excesso também deve ser observada, principalmente se houver presença de sangue.

Como cuidar da saúde bucal do seu felino

Mantenha a escovação dos dentes em dia

Esse é um dos métodos mais efetivos de combater as doenças orais em gatos. Escove os dentes do seu pet até três vezes na semana.

Escolha o petisco certo

Quando for comprar o petisco ou a ração do seu gatinho, sempre escolha as que melhor cuidam do seu bichinho. Muitos petiscos são formulados para melhorar a saúde bucal do seu gato.

Os brinquedos certos 

Brinquedos que os gatos possam morder são as melhores opções para fortalecer os dentes, assim eles não vão procurar portas e mesas para morder.

Mantenha o dentista em dia

Leve o seu felino sempre que possível ao dentista veterinário, para que ele possa passar por um check-up, para que qualquer problema seja tratado o mais rápido possível.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade