Quarto pequeno: X dicas para otimizar o espaço

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em novembro 24, 2022

Imóveis pequenos têm se tornado cada vez mais comuns nas grandes cidades. Confira como aproveitar o máximo do espaço, seguindo seu estilo, com um bom planejamento decorativo e arquitetônico

Se mudar para cidade grande ou morar no centro é um sonho de muitas pessoas que vivem nos subúrbios ou em cidades pequenas. Conviver com mais pessoas, ter diferentes oportunidades de emprego, usufruir de eventos culturais são oportunidades facilmente encontradas nos grandes centros urbanos.

Entretanto, achar uma moradia perto dos lugares essenciais pode ser um desafio, já que os preços aumentaram. Uma solução para isso tem sido os projetos imobiliários de menor espaço, que possuem um valor menor. Porém, pelo pequeno espaço, muitas vezes as pessoas acabam desapegando de móveis que possuem por não caber no espaço, como guarda-roupa, geladeira ou sofá, optando por móveis menores ou lugares já mobiliados.

Mesmo com um espaço menor, é possível aproveitar o máximo dele, criando um cômodo harmonioso sem ficar um ambiente poluído e bagunçado. Uma forma de fazer isso é começando pela decoração e pela cor do quarto. Prefira cores claras, que dão a sensação de um espaço maior. Confira outras dicas para otimizar o espaço de um quarto pequeno e deixá-lo com a sua cara.

Escolha móveis multifuncionais de acordo com seu estilo

Móveis multifuncionais são grandes aliados quando o assunto é espaço reduzido. Além de deixar o quarto organizado, são móveis que podem ter múltiplas funções, economizando espaço. 

Você pode optar por uma cama dobrável que se transforma em uma mesa de home office, escolher um guarda-roupa com espelho, um puff baú ou mesmo uma sapateira ou cama baú. Além de deixar seu espaço estiloso e economizar espaço, esses móveis deixam sua rotina mais prática. Não se esqueça de sempre seguir seu estilo na escolha desses móveis e harmonizá-los com a decoração.

Opte por móveis suspensos ou mezanino

Outra alternativa são móveis suspensos, economizando espaço para outros utensílios, principalmente se for um cômodo alto. Mas atenção: é bom chamar um profissional para avaliar a estrutura e verificar se é um projeto viável no seu caso. 

Você pode optar por uma cama suspensa, transformando o espaço embaixo dela em um segundo cômodo, como um cantinho de leitura, uma minissala para você ou até um closet. Da mesma forma, você pode escolher degraus com espaço para armazenamento e/ou armários altos com maior capacidade de estoque, a fim de economizar espaço. Além disso, você pode construir um espaço para home office de frente ou do lado da cama ou uma penteadeira, de acordo com seu estilo. Outra alternativa também são luminárias pendentes em vez de mesa.

Substitua móveis grandes por outras alternativas

Alguns móveis podem ocupar um grande espaço no cômodo, mas por vezes podem ser substituídos por outras alternativas mais práticas. Um exemplo disso é o guarda-roupa, que pode ser substituído por uma arara de ferro ou de parede. Além de ficar mais fácil de visualizar suas roupas, ocupa menos espaço e você pode adicionar uma cômoda ou um baú para guardar outras coisas que talvez precise. Você também pode optar por uma escrivaninha que seja acoplada com uma estante ou que tenha prateleiras, tanto para decoração quanto para guardar livros, apostilas ou cadernos.

Use móveis planejados

Às vezes, o barato pode sair caro e o planejado sair mais barato, pois acaba tendo uma maior duração. Os cantos de parede, por vezes, são um empecilho para quem quer aproveitar cada cantinho do espaço. Nesses casos, você pode optar por móveis planejados para esses cantos, aproveitando melhor o ambiente e deixando-o mais harmonioso. Móveis com rodinhas também podem ser uma opção, assim você pode tirá-los ou guardá-los quando não estiver usando.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade