Quais as maiores cidades de Minas Gerais?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em fevereiro 22, 2022


Você está preparando a próxima viagem e ainda não conhece Minas? Veja alguns lugares imperdíveis para conhecer no estado que é referência em cachoeiras e boa culinária.

O Brasil é conhecido por possuir praias e áreas litorâneas belíssimas. Porém, o interior do país também abriga lugares impressionantes, desde o Cerrado até matas e cachoeiras.

Um exemplo disso é Minas Gerais: o quarto maior estado do país reúne paisagens lindas, além de lugares e construções históricas e uma culinária que é referência no Brasil e no mundo.

Você nunca foi para Minas e tem vontade de saber por que a comida mineira é tão famosa, além de conhecer lugares impressionantes? Veja as maiores cidades do estado antes de comprar a sua passagem na Gontijo.

Belo Horizonte 

A capital mineira é a maior e mais populosa cidade, sendo um lugar maravilhoso para comer iguarias deliciosas e conhecer belas paisagens. Uma delas é a Praça da Liberdade, que começou a ser construída em 1895 e reúne diferentes estilos arquitetônicos (moderno, pós-moderno e art déco).

O Mercado Central e o Centro Cultural do Banco do Brasil são ótimos para conhecer a culinária e um pouco da vida cultural da cidade. Para quem gosta de ter contato com a natureza, vale passar pela bela Lagoa da Pampulha e acompanhar o pôr do sol no Mirante das Mangabeiras.

Uberlândia 

Essa é a segunda maior cidade de Minas Gerais e se localiza na mesorregião do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, a 540 quilômetros da capital do estado. Uma opção altamente democrática, capaz de agradar pessoas de todas as idades, é o Parque Sabiá, onde se pode caminhar, jogar vôlei, futebol e andar de bicicleta, além de fazer piqueniques (uma ótima opção para quem viaja com crianças). O diferencial deste parque é sua praia artificial, de 300 metros de extensão, em que se pode mergulhar nas piscinas.

Quem gosta de turismo histórico não pode perder as belas igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, tombadas pelo patrimônio histórico. Quem passa alguns dias na cidade pode conhecer a bela Cachoeira do Sucupira, situada a 17 km da cidade, que possui uma queda d’água com nada menos que 30 metros de altura.

Contagem 

Essa cidade possui diversas praças e parques, especialmente nos bairros centrais (como centro e Eldorado). Alguns exemplos são a Praça Nossa Senhora da Glória e da Jabuticaba. O parque Sarandi é uma Área de Preservação Permanente (APA) e um ótimo espaço para diversas atividades, além do Parque Municipal Gentil Diniz.

Nos fins de semana, ocorre a tradicional feira de arte e artesanato na Avenida José Faria da Rocha, no bairro do Eldorado, que oferece várias opções de compras e gastronomia local, uma ótima oportunidade para conhecer mais delícias da cozinha mineira. Para os fãs de cinema, vale conhecer o Cine Teatro Municipal de Contagem, construído nos anos 70.

Juiz de Fora

Essa é outra cidade repleta de atrações para os viajantes. Uma delas é o Museu Mariano Procópio, sediado em uma casa de 1861, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, cuja fachada tem um painel de Cândido Portinari, retratando a Inconfidência Mineira. Esse museu reúne o acervo pertencente a Murilo Mendes, poeta e crítico de arte nascido na cidade. 

Ainda sobre a vida cultural da cidade, o Cine-Theatro Central, inaugurado em 1929, é imperdível, pois apresenta uma decoração inigualável. Para ter uma bela vista panorâmica da cidade, vale subir o morro do Cristo, situado a 930 metros de altura, onde é possível curtir a vista tomando uma boa água de coco. 

Minas Gerais é um estado diverso e repleto de lugares lindos para conhecer. Escolha o que mais tem a ver com você e compre já a sua passagem na Gontijo!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade