O cuidado constante com a saúde bucal é fundamental para a manutenção da integridade estrutural dos dentes e para a prevenção do aparecimento de doenças. No entanto, o primeiro atendimento odontológico pode trazer diversas dúvidas e receios aos pacientes.
Primeiro porque muitas pessoas, ainda hoje, temem o próprio consultório médico e as ferramentas utilizadas pelos dentistas.
Assim, esse contato inicial pode se tornar desafiador tanto para o paciente quanto para o desempenho da examinação e das intervenções dentais.
Depois, por se tratar de procedimentos tão intervencionistas, existe uma incerteza quanto à qualidade do atendimento e a aptidão do dentista, quão bom será o desenvolvimento dos cuidados e se o investimento de fato valerá a pena.
Assim, pensando em auxiliar com a primeira consulta diagnóstica – tornando-a mais otimizada, agradável e proveitosa –, este artigo irá explicar todos os aspectos que devem ser considerados durante o primeiro atendimento odontológico.


Importância da primeira documentação
A primeira consulta com o dentista é extremamente importante para a realização de um diagnóstico mais completo e assertivo, possibilitando um atendimento mais apurado e, consequentemente, resultados satisfatórios.
Por isso, a realização de uma documentação completa e detalhada é fundamental.
Esses documentos servem como uma garantia da qualidade do tratamento e orientam o atendimento por meio das normas técnicas, éticas e legais. Assim, a documentação odontológica deve incluir:
- Anamnese
A anamnese é a entrevista inicial realizada pessoalmente pelo cirurgião-dentista, mas que também pode ser feita por meio de preenchimento de formulários, com questionamentos que envolvem os hábitos de cuidado bucal, o histórico médico e os antecedentes odontológicos.
Deste modo, o profissional consegue compreender mais detalhadamente as especificidades de cada quadro clínico.
Por isso, é fundamental que o paciente não se esqueça de mencionar nenhum detalhe que possa ser útil para o diagnóstico e o desenvolvimento do tratamento.
- Realização de exames
Após a anamnese é necessário fazer a análise de todas as estruturas bucais. Assim, o dentista irá averiguar a saúde e a condição estrutural de cada um dos dentes, mas também examinará os lábios, bochechas, língua, palato e o assoalho bucal.
Em seguida deve ser feito o exame extra oral, que envolve toda a área externa da cabeça, mandíbula e pescoço.
Desta forma, o dentista consegue identificar problemas nessas regiões que podem afetar, inclusive, o funcionamento da articulação temporomandibular.
Logo depois, de acordo com as necessidades de cada paciente e do quadro clínico, serão exigidos alguns exames radiológicos, laboratoriais e de imagem para a obtenção de uma visão interna das estruturas e a formação de um plano de tratamento.
Entre os exames mais comumente solicitados, estão:
- Hemograma;
- Radiografia digital;
- Panorâmica;
- Interproximal;
- Periapical, entre outros.
Essa documentação normalmente pode ser um pouco mais cara, mas ela costuma ser assegurada até pelos planos mais básicos de plano odontologico para cnpj e pelas assistências familiares.
- Plano de tratamento
Por fim, após examinar cuidadosamente toda a cavidade oral, o dentista poderá começar a formular um plano de tratamento completo e efetivo para cada situação e paciente.
Ele deve se guiar pela eficiência, efetividade e assertividade de cada procedimento, explicando minuciosamente cada passo e intervenção que deva ser realizada.
Assim, é fundamental, também, que o profissional explique as possíveis complicações que podem ocorrer e as probabilidades de sucesso de cada.
Valores
Essas consultas iniciais são asseguradas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que faz com que todo plano dentario empresarial ou individual seja sujeito a cobrir esse tipo de atendimento.
No entanto, quem opta pelo atendimento particular deve estar atento ao oferecimento gratuito desse tipo de serviço e para que sejam feitos com qualidade.
Isso porque uma documentação mal feita pode interferir em todo o diagnóstico, no planejamento dos procedimentos e ainda ser um sinal de serviço inadequado ou inseguro.
Formas de otimizar ainda mais o tratamento
Além de todas as atenções necessárias com a primeira consulta, o próprio paciente precisa tomar alguns cuidados individuais para garantir a saúde geral e o bom desempenho das intervenções dentais.
Assim, é fundamental aproveitar os benefícios disponibilizados pelo convenio odontologico empresarial para realizar as consultas frequentes de rotina, as limpezas profissionais com a aplicação de flúor e as manutenções indicadas por um profissional de confiança.
Essa constância garantirá a fluidez do tratamento e prevenirá o aparecimento de doenças que comprometam o andamento ou adiem a conclusão das intervenções médicas.
Mas, além disso, é preciso estar atento aos:
- Cuidados com a higienização bucal adequada;
- Quebras de acessórios ortodônticos ou das próteses dentárias;
- Seguir as orientações médicas corretamente;
- Alimentos que prejudicam os dentes ou os acessórios odontológicos.
O uso de um serviço de assistência dental pode, inclusive, ser estendido para as pessoas que possuam CNPJ.
Desta forma, por meio de um plano dental para empresa, os microempreendedores individuais e os trabalhadores autônomos também podem manter a saúde bucal em dia.
Geralmente é recomendado que, para manter uma boa saúde oral, evitar enfermidades ou tratá-las com agilidade, todos os pacientes realizem uma consulta de avaliação a cada seis meses com um dentista. Para isso, investir em um beneficios plano odontologico empresas pode fazer toda a diferença.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário