10 itens para analisar antes de adquirir um plano de saúde para o seu pet

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Os cuidados com seu bichinho de estimação nunca são demais. Pensando nisso, muitas pessoas acabam optando pela contratação de um plano de saúde para pets, uma maneira de garantir atenção e cuidados sempre que o pet precisar.

Muitas pessoas têm animais de estimação para lidar com questões como a solidão, para ter um companheiro para brincar e aproveitar o dia. E esses bichinhos acabam se tornando parte da família, participando, inclusive, da banheira de canto valor da casa.

Como os animais de estimação não podem falar ou se comunicar de maneira mais complexa, todo o cuidado é importante, e tratar bem desses bichinhos é um dos pilares de se ter um pet. Dentre as muitas atividades, é necessário pensar em:

  • Vacinas;
  • Banhos;
  • Tosa;
  • Exames.

Em alguns casos, é necessário até mesmo uma internação ou uma cirurgia, o que torna essencial tomar cuidado e ter atenção com os bichinhos. Assim, os planos de saúde podem abranger todos estes e muitos outros cuidados.

Os contratos de plano de saúde para pets podem variar muito dependendo de cada corretor, por isso é preciso avaliar alguns itens importantes para você tomar a decisão adequada com uma consultoria ambiental orçamento e proteger seu bichinho.

O que avaliar na escolha de um plano?

Agora que você consegue compreender um pouco melhor o que é um plano de saúde para pet e sua importância, é preciso saber quais pontos você deve ter em mente quando for fazer sua escolha.

É preciso ter em mente que cada pet é único, e possui suas próprias necessidades. Por isso, mesmo que você possua mais de um pet, às vezes os planos de saúde devem ser diferenciados para explorarem todos estes elementos.

Por isso, é importante que você adapte esse tipo de situação à sua realidade, entendendo melhor quais são os elementos que mais fazem sentido para seu pet na hora de contratar um plano em particular com outorga e licenciamento ambiental, se for o caso.

1.    Experiência de mercado

Um dos principais pontos que você precisa avaliar quando está escolhendo um bom plano de saúde é a experiência que ele possui no mercado.

Muitas empresas de seguros estão surgindo recentemente, em grande parte por conta das facilidades de abertura de empresas no mundo digital. Entretanto, saúde é um assunto muito sério, e você não quer ficar na mão quando seu bichinho precisa de suporte.

Por isso, é importante avaliar a credibilidade de um determinado plano de saúde no mercado, bem como a confiança que ele passa em suas ações. Isso pode ser realizado de diversas formas, e tem um impacto direto na maneira como você faz suas ações.

Uma empresa de confiança terá disponibilidade para o atendimento, permitindo que você consiga resolver qualquer necessidade do pet em poucos instantes, como a coleta de resíduos líquidos do seu bichinho.

2.    Rede de credenciamento

A rede de credenciamento de um plano de saúde engloba todos os profissionais que estão inseridos nesse pacote, desde veterinários e clínicas até pet shops. É importante saber onde você pode levar seu cão para que ele aproveite bem o plano de saúde.

Quanto mais locais o serviço oferecer, melhor. Isso inclui opções de lugares para levar seu pet, e permite que você escolha dentre as opções os profissionais que mais estão integrados a suas necessidades.

Além disso, a abrangência é um ponto muito importante para quem viaja com pets.

Enquanto planos mais baratos costumam ser locais ou regionais, o que funciona para pessoas que não viajam e usam apenas itens de uma fábrica de caixa de transporte para cães, é interessante você procurar abrangência em múltiplos estados, ou até nacional.

Alguns planos em particular trabalham com reembolso de valores gastos em áreas fora da abrangência, o que pode ser muito interessante para quem está constantemente em movimento junto de seus animais de estimação.

3.    Carência

Na maioria dos planos de saúde, existe um tempo de carência para a utilização completa dos serviços. Embora esse tipo de ação seja autorizado e legal, pode ser um problema para quem deseja utilizar esse tipo de serviço de maneira rápida.

Por isso, é interessante procurar sempre que possível alternativas que possuam carência mais baixa ou mesmo isenção de carência, o que permite a utilização imediata a partir do momento da contratação.

Essas empresas de plano de saúde para pets acabam saindo na frente da concorrência, e algumas pessoas não se incomodam de pagar um valor maior por conta dessa facilidade para avaliar os aminoácidos nutrição animal, por exemplo.

4.    Histórico clínico

Muitos planos de saúde para pets gravam o histórico clínico de seu bichinho de estimação, contando com todos os procedimentos realizados desde que ele iniciou o serviço, ou mesmo antes, se você tiver os registros certos.

Esse tipo de ação é muito importante para que você consiga ter mais confiança na qualidade do atendimento de seu pet. Sempre que procurar um novo especialista, poderá apresentar o histórico e identificar todos os elementos que levaram ele até essa necessidade.

Isso acaba ajudando a determinar uma série de elementos durante o tratamento de um animal de estimação, garantindo que ele será tratado com o melhor resultado possível.

5.    Serviços online

Com o advento da tecnologia, muitos processos se tornaram mais práticos e otimizados. É o caso de cadastros e agendamentos de consultas e exames. Esse tipo de recurso é muito importante para você ter uma resposta mais rápida para suas ações.

Quanto mais você conseguir utilizar a internet como ferramenta de consulta, menos tempo você perderá fazendo ligações e tentando se comunicar com veterinários e outros serviços.

Por isso, opte sempre por planos que ofereçam um bom acompanhamento digital mesmo de serviços físicos, como a utilização de um carrinho alimentação hospitalar, se for necessário para o seu pet.

6.    Contratação online

Um acompanhamento do item anterior, a contratação online é uma excelente maneira de identificar se o plano de saúde tem realmente uma boa estrutura tecnológica. A contratação é o primeiro contato sério entre consumidor e marca.

Quanto mais fácil for esse processo, mais confiável for o site do plano de saúde, maiores são suas chances de conseguir resultados efetivos para suas ações. Esse tipo de ferramenta é muito importante para garantir resultados rápidos para seu pet.

7.    Idade do pet

Alguns planos de saúde mudam seu valor pela faixa etária do animal de estimação. Nesse caso, é importante procurar um que ofereça todos os recursos que você precisa para lidar com ele em uma determinada idade.

Quanto mais esse tipo de interação for possível, melhor será para o pet a escolha de um plano de saúde completo e que atende suas necessidades de idade, acompanhando seu crescimento se possível.

8.    Problemas de saúde

Existem muitos planos de saúde que têm restrições quanto a problemas crônicos ou pregressos, que já sejam conhecidos dos contratantes. Por isso, é preciso ter muito cuidado quando você escolher o plano de saúde certo para seu animal.

Vale lembrar que quanto mais peculiaridades ele apresentar, mais específico será o plano, o que pode acabar encarecendo os custos, mas valerá a pena por se tratar de uma ferramenta necessária para o pet, como um respirador pulmonar.

Normalmente, no caso de um animal que precisa de cuidados específicos, ter um plano mais completo pode ser a melhor solução.

9.    Custo-benefício

Garanta que o plano de saúde atende a todas suas necessidades, otimizando assim a utilização desse recurso. Quanto mais serviços estiverem inclusos, maior será o valor da contratação, mas em muitos casos ela ainda vale a pena.

Quanto mais você puder contratar dentro de seu pacote de serviços, melhor. Assim, você protege seu pet de diversos problemas que podem ocorrer enquanto mantém uma estrutura de qualidade para a proteção dele.

10. Mantenha-se no orçamento

Assim como no caso dos planos de saúde para humanos, esse é o tipo de serviço que você paga por prevenção, esperando não usá-lo. Entretanto, é preciso considerar essa possibilidade quando você lida com seu pet.

Muitas vezes, uma simples cirurgia ou outro procedimento pode estourar completamente seu orçamento, e lidar com um plano de saúde, ainda que seja um custo mensal, pode acabar otimizando muito seu resultado a longo prazo.

Considerações finais

Os planos de saúde para pets oferecem uma série de serviços médicos e de cuidados com animais de estimação, e existem para a maioria dos animais comuns, como gatos, cães, pássaros e outros.

Os cuidados com a saúde e higiene dos bichinhos são uma de suas principais responsabilidades enquanto tutor, e por isso, saber lidar com esse tipo de ação da melhor maneira possível, sem se prejudicar, é fundamental.

Quanto mais você puder cuidar de seu pet com atenção e rapidez, mais tranquilo você ficará, garantindo uma qualidade de vida muito superior para seu animal de estimação, seja ele qual for.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.