É necessário fazer pesquisa de produtividade para os colaboradores?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 14, 2022

A pesquisa de produtividade é uma ferramenta importante para as empresas porque ajuda a fazer a gestão de performance. Acompanhar os indicadores estratégicos é a melhor forma de ter acesso à informações indispensáveis.

Elas ajudam o negócio a se manter competitivo em um mercado onde a concorrência é cada vez maior. Quando a organização consegue aumentar sua produtividade, começa a se beneficiar de muitas formas.

É possível, por exemplo, reduzir os custos de produção, melhorar o aproveitamento de recursos, fazer entregas mais rápidas, aumentar a capacidade de atendimento, elevar os lucros, dentre outros.

Fazer uma boa monitoria da produtividade é uma estratégia fundamental para o negócio, só que muitos gestores e empreendedores não sabem como fazer isso. Bons indicadores individuais e coletivos são o caminho para resolver a questão.

Só que antes de investir em qualquer prática para analisá-los, primeiro é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto, por meio de diferentes fatores, e é exatamente sobre isso que este artigo vai tratar.

Através deste conteúdo será possível compreender o conceito de produtividade no trabalho, o que é um profissional produtivo, quais são os indicadores de produtividade, o que é medição de produtividade, como calcular e qual a importância de avaliar.

Entenda o que é produtividade no trabalho

Produtividade no trabalho nada mais é do que a capacidade de fazer uma grande quantidade de entregas, com excelente nível de qualidade e com o mínimo de recursos.

Buscá-la é uma forma de otimizar a produção durante a organização das tarefas, definir metas, automatizar as atividades, evitar interrupções, entre outras vantagens fundamentais.

Por exemplo, se o colaborador de uma empresa de limpeza de sofá é produtivo, consegue atender uma boa quantidade de clientes, fazer o serviço com qualidade e sem desperdiçar os produtos necessários.

Só que para algumas empresas, produtividade é sinônimo de pressa, pois quanto mais entregas o colaborador fizer, mais produtivo ele será.

Mas é importante entender que não se pode abrir mão da qualidade do que é produzido e que o trabalho precisa atender aos requisitos da corporação.

A ideia pode se referir a máquinas, pessoas ou à organização como um todo, como no caso da capacidade produtiva da indústria, que se refere à quantidade de produtos que ela consegue produzir com os recursos que possuem.

No entanto, quando se trata de seres humanos, o conceito de produtividade no trabalho é outra, mas ainda assim se refere à capacidade de gerar resultados com menos recursos. Entre os recursos estão:

  • Equipamentos;
  • Energia elétrica;
  • Insumos;
  • Tempo.

A era digital acelerou o ritmo de trabalho e o tempo se tornou um dos recursos mais escassos na vida das pessoas e no cotidiano das empresas.

Uma lavanderia industrial de uniformes encontra na transformação digital as tecnologias que ajudam a otimizar o tempo dos colaboradores, mas os profissionais também precisam saber aproveitá-las para que isso aconteça.

O que é um profissional produtivo?

Um profissional produtivo é aquele que tem a capacidade de produzir mais, em menos tempo e com poucos recursos. Embora a produção seja algo comum para a humanidade, a ideia de produtividade só surgiu em 1766.

Durante a Revolução Industrial, o conceito ganhou ainda mais força e os donos de fábricas queriam que os funcionários produtivos se tornassem exemplos a ser copiados pelos demais.

Hoje em dia, o conceito continua relevante e é buscado por aqueles que querem produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo. Até mesmo porque a produtividade também é uma forma de aproveitar melhor a vida e manter a motivação.

Indicadores de produtividade no trabalho

Os indicadores de produtividade são ferramentas que as empresas usam para medir o desempenho dos profissionais. Inclusive, auxiliam na otimização dos processos para que a produção aumente sem afetar a qualidade. Alguns indicadores são:

Indicador de qualidade

Esse indicador tem a função de medir se o resultado final pré-estabelecido está sendo cumprido. Supondo que o propósito seja vender 90% dos produtos, caso isso seja alcançado, então os indicadores estão de acordo.

Indicadores estratégicos

Em seu espaço de trabalho compartilhado, o gestor pode analisar se as metas e objetivos da empresa estão sendo alcançados.

Caso estejam abaixo da média estabelecida, eles podem investir em práticas e estratégias diferentes no setor.

Indicador de competitividade

O papel desse indicador é avaliar de que maneira a empresa está no mercado em relação aos concorrentes.

Ele também mostra qual é a parcela que a empresa ocupa em seu segmento, em comparação com outros negócios.

Indicador de capacidade

O indicador de capacidade mostra qual é o nível de produção dos colaboradores durante um tempo.

Ele ajuda a entender a média que cada profissional precisa nos processos, auxiliando a respeitar o prazo determinado para cada um.

Indicador de lucratividade

Uma empresa de açaí para revenda também pode analisar o lucro líquido que obteve para ter uma ideia do quanto o negócio ganha em cima dos projetos.

O propósito dessa avaliação é se certificar de que as ações são realmente vantajosas e se os planos vão continuar em vigência ou não.

O que é medição de produtividade?

Medição de produtividade nada mais é do que coletar, acompanhar e analisar os indicadores de performance da empresa. Pode ser feito de maneira coletiva ou individual e monitorar os indicadores de cada colaborador ou setor.

Essa prática é muito importante para otimizar os processos, visto que ao fazer o acompanhamento, fica mais fácil identificar problemas e oportunidades.

Além disso, é possível fazer todos os ajustes necessários para melhorar a capacidade da corporação, aumentar entregas de qualidade e mesmo assim economizar recursos e agilizar prazos.

Um restaurante especializado em comida congelada para emagrecer pode melhorar vários outros indicadores, aumentando a satisfação de seus clientes e o retorno sobre os investimentos.

De que forma calcular a produtividade da empresa?

Para calcular a produtividade do negócio, é necessário usar a seguinte fórmula: produtividade = quantidade de produtos ou serviços produzidos / quantidade de recursos usados.

Mas também existe outra fórmula que pode ser usada, sendo: produtividade = receita total / custo total.

Ademais, é possível adaptar a fórmula para outros campos da empresa, por essa razão, é viável mensurar a eficiência de um maquinário, da mesma forma como a organização pode calcular a produtividade do funcionário.

O gestor responsável pelo cálculo só precisa considerar o ambiente empresarial, tendo em vista que a produtividade pode deixar de ser apenas um conceito para se tornar uma realidade.

Importância de avaliar a produtividade

Uma confecção de uniforme de copeira hospitalar precisa avaliar sua produtividade porque ela pode se transformar em um diferencial de crescimento, além de trazer mais satisfação para os colaboradores e clientes.

É uma forma de fazer medições variadas, que avaliam desde o desempenho dos funcionários até o progresso do negócio em relação aos seus objetivos.

O principal uso dos indicadores é mensurar o quão longe ou perto a equipe está de cumprir os objetivos propostos.

Essa avaliação cria um ambiente de aprendizagem, uma vez que ao avaliar erros e acertos bem dentro de uma escala qualificada é fundamental para tomar decisões mais assertivas.

Isso acaba por estimular uma melhoria contínua, além de enriquecer a cultura organizacional. Medir a produtividade traz informações vitais para que os negócios, como uma empresa de análise setorial energia elétrica, possa se destacar.

Os dados obtidos mostram quais são os ajustes que precisam ser feitos no planejamento das tarefas diárias. Além disso, ao saber como está o desempenho dos colaboradores, fica mais fácil identificar as tarefas que prejudicam a produtividade.

O contrário também pode ser feito, ou seja, motivar os profissionais em seus acertos e estabelecer metas ainda melhores com base nessas informações.

A motivação é algo fundamental para o sucesso da companhia, mas muitos gestores alegam ter dificuldades para motivar a equipe.

Usando os indicadores de performance por meio da análise de produtividade, os funcionários podem receber relatórios sobre suas competências e vão perceber que a empresa acompanha seu trabalho.

Quando os colaboradores de um fabricante de piso epóxi cozinha sabem que sua produtividade está sendo acompanhada pela corporação, se esforçam ainda mais para mostrar bons resultados e alcançar as metas.

Considerações finais

Ter uma boa produtividade é algo que qualquer corporação e profissional deseja alcançar, afinal, ela se resume em entregar mais tarefas, com qualidade e ainda economizando os recursos necessários.

Mas para ser produtivo, além de fazer alguns ajustes nos processos do cotidiano, é muito importante fazer uma análise desse fator. É por meio dela que o gestor vai identificar o que pode estar atrapalhando a produtividade de seu pessoal.

Ao longo do tempo, pode-se fazer as alterações necessárias para que a organização alcance o ritmo ideal e tenha uma rotina sempre produtiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade