Pera: Confira os principais benefícios e como consumir

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em julho 18, 2022

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A pera é uma fruta muito comum. Apreciada por seu sabor, as peras possuem casca que variam nas cores amarelado a verde, com polpa branca e muito macia e são ideais para um lanche em seu trabalho, seja como na elaboração de projeto de drenagem ou na lavoura.

Elas são cultivadas no Brasil desde o período colonial, e contam-se mais de três mil espécies do fruto espalhados pelo mundo todo.

A fruta fornece muitos benefícios à saúde, e pode ser consumida a qualquer momento, sem exigir preparos culinários, bastando descascar o fruto e consumir sua parte interna.

As peras são consideradas frutas nobres, pois eram muito utilizadas nos pratos agridoces em banquetes de reis na época medieval.

Por sua maciez, a pera é facilmente transformada em um purê, que acompanha os mais variados pratos, principalmente aqueles que levam carnes, e que podem ser facilmente levados em uma marmita para sua empresa de coleta de solo para análise.

A pera também é muito consumida por bebês na fase de introdução a comidas sólidas, sua cremosidade ajuda os pequenos a saborearem a fruta mesmo sem a dentição, pois ingerir a pera é fácil para o organismo.

O cozimento do fruto também cria uma sobremesa deliciosa e fácil. Basta descascar as frutas, regá-las com vinho e levar ao forno por alguns minutos. É uma sobremesa deliciosa e que muitos apreciam.

Muitas são as formas de preparar e de consumir a pera, e os benefícios se fazem presente de vários modos.

As peras são ricas em nutrientes como as vitaminas A, E,e C que tem ação antioxidante, protegendo o corpo de processos degenerativos, e também fortalece o sistema imunológico.

Por isso, entender os principais benefícios que a pera pode oferecer para seu organismo é uma excelente maneira de conseguir inserir a fruta em sua dieta, e identificar as receitas que mais se encaixam em seu paladar para aproveitar ao máximo este elemento.

Vantagens do consumo de peras na alimentação

Agora que você sabe um pouco mais das qualidades que a fruta possui, é importante ter em mente alguns dos itens que fazem com que o alimento seja indispensável para uma alimentação mais saudável.

Assim como na fabricação de plásticos de engenharia ocorre um planejamento, vale lembrar que as pessoas possuem necessidade de diferentes tipos de alimentação, por isso é fundamental consultar um nutricionista para inserir da melhor maneira possível essa fruta na sua dieta.

O acompanhamento com uma nutricionista pode fazer a diferença em sua rotina, uma vez que esse profissional conseguirá observar as necessidades específicas de seu organismo para inserir adequadamente a pera em sua dieta.

Quanto mais você der atenção para sua alimentação, melhor ficará o organismo, aproveitando todas as benesses que podem ser adquiridas pelo consumo da pera e até mesmo de outros alimentos que podem ser utilizados em receitas doces e salgadas com a fruta.

Funcionamento do intestino

A pera é uma fruta rica em fibras, ideal para estimulação de movimentos peristálticos, que ajudam a dar mais volume e uma consistência mais adequada para as fezes.

Por isso, é um alimento comum para pessoas com problemas de intestino, e por isso auxilia e muito na rotina das pessoas que trabalham fora de casa, impactando vidas de pessoas que trabalham nos mais diversos setores, até mesmo em serviços como prova de carga.

O ideal, nestes casos, é consumir o alimento com a casca, que é onde se concentra a maior quantidade de fibras, além de deixar o alimento mais crocante e saboroso para consumí-lo de forma natural.

As fibras também ajudam a estabilizar o crescimento de bactérias que são benéficas para o organismo, o que ajuda diretamente na regularização do hábito intestinal. Pessoas que sofrem de constipação ou intestino preso acabam aproveitando muito esse alimento.

Normalmente, é possível encontrar 3 gramas de fibras a cada 100 gramas de pera, tornando esse um dos alimentos mais adequados para quem possui algum tipo de deficiência em fibras e deseja ampliar esse tipo de nutriente em sua alimentação como um todo.

Benefícios para o coração

O consumo de peras também pode ser muito benéfico para o coração, uma vez que a fruta possui uma série de nutrientes que ajudam a prevenir diversas doenças cardíacas.

São muito recomendadas para pessoas com problemas nessa região, podendo até mesmo levá-las na marmita para o seu trabalho na empresa de jardinagem e paisagismo.

As fibras, já citadas anteriormente, ajudam a reduzir o colesterol considerado danoso para o organismo, mantendo apenas o colesterol “bom”. Além disso, a pera é rica em potássio, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e ajudam a controlar melhor a pressão arterial.

Problemas de hipertensão, ou pressão alta, são muito comuns entre pessoas com mais idade, e podem levar a uma série de doenças cardiovasculares mais graves. Por isso, conseguir alimentos que ajudam a reduzir esse risco é fundamental.

O colesterol “ruim” também é responsável pelo entupimento de vasos, que geram complicações graves, incluindo até mesmo infartos.

A pera funciona como uma excelente maneira de prevenir esse tipo de situação, por isso é indispensável na refeição de um profissional independentemente do setor, seja um funcionário de caldeiraria industrial ou até mesmo um estoquista de um supermercado.

Por isso, pessoas que precisam melhorar a alimentação para cuidar de questões relacionadas ao coração acabam optando pela fruta, que alia o sabor aos benefícios para proteger os usuários desse tipo de complicação.

Anti-inflamatório

A pera é um alimento que combate inflamações. Muitas doenças são iniciadas por conta de diversos tipos diferentes de inflamações, que atingem as células e geram complicações para as pessoas.

A pera, por sua vez, contém uma série de substâncias conhecidas como flavonóides, como por exemplo:

  • Luteína;
  • Zeaxantina;
  • Ácido clorogênico;
  • Vitaminas A, C e K.

Por conta disso, é muito mais fácil combater inflamações e diminuir aquelas já existentes, ajudando a pessoa tanto em questão de saúde quanto em questão de estética, uma vez que as inflamações são uma das causas do envelhecimento precoce.

A casca da pera possui uma série de compostos bioativos, que além de reduzir as inflamações, também agem como antioxidantes, prevenindo os radicais livres, que são a causa de muitas reações danosas para o corpo.

Controle glicêmico

O controle de glicose no sangue é um dos elementos mais importantes para o organismo, principalmente para prevenir ou controlar a diabetes, sendo uma excelente adição para a sua refeição durante o trabalho na sua empresa de análise do ar.

A pera é um alimento com potencial de controle glicêmico, sendo muito importante em dietas para pessoas que possuem esse tipo de problema. Por ser uma fruta com baixo índice glicêmico, a pera eleva muito pouco o açúcar presente no sangue.

Ainda assim, é preciso tomar cuidado com a quantidade da fruta a ser consumida, uma vez que ela ainda é um alimento com açúcares naturais, e que podem gerar alguma alteração caso seja consumido em excesso.

Sensação de saciedade

A pera é um alimento muito importante para pessoas que estão querendo perder peso. Isso porque é um alimento rico em água, além da presença de fibras, que acaba deixando uma sensação de saciedade por mais tempo.

Uma pessoa que consome peras acaba diminuindo a quantidade de alimentos, ideal para quem deseja cortar a quantidade para conseguir perder peso. Outro detalhe importante é que, por ser uma fruta, ela é doce, e reduz a vontade desse tipo de produto.

A maioria das pessoas que substitui sobremesas e doces por peras acaba observando uma melhoria imediata no padrão de alimentação como um todo.

Benefício para os ossos

Por ser um alimento que contém uma série de minerais, como o cálcio e o magnésio, a pera é uma grande aliada na formação e na mineralização dos ossos. Estas substâncias ajudam a regularizar o metabolismo, e são fundamentais para a saúde dos ossos.

Por isso, muitas pessoas, principalmente de idade mais avançada, consomem a fruta como uma maneira de combater a osteoporose e outras complicações que impactam diretamente os ossos, sendo indispensável na marmita de um profissional de regularização ambiental.

Para crianças em fase de formação, esse também é um alimento muito interessante, que pode ajudar muito na estruturação dos ossos.

Melhoria na visão

As peras possuem carotenóides e betacarotenos, substâncias que ajudam muito na prevenção de doenças relacionadas aos olhos, principalmente no caso de doenças degenerativas. Além disso, é rica em vitamina A, que ajuda a melhorar ainda mais a saúde ocular.

Pessoas que possuem problemas diretamente ligados aos olhos devem procurar alimentos que ajudem a combater esse tipo de situação, principalmente relacionados a cegueira noturna e outras complicações.

Nesse caso, a pera se torna uma importante auxiliar para cuidados com as vistas.

Considerações finais

A pera pode ser um alimento indispensável para a maioria das dietas, principalmente pela quantidade de benefícios que ele se propõe dentro de uma alimentação balanceada, mas é preciso saber dosar a fruta para obter o melhor dela.

Quanto for escolher uma pêra no mercado ou feira, é importante que avalie se a fruta está com a polpa firme, mas não dura. Peras com casca de mancha escura, ou que estão muito opacas também perdem boa parte de seus nutrientes.

Saber escolher a fruta é um passo fundamental para aproveitar todos os benefícios que ela pode oferecer para sua saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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