Pele: 10 dicas para Fortalecer a Barreira de Proteção Natural

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por MCarlos
em dezembro 8, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Os cuidados com a pele são essenciais para a saúde do ser humano, protegendo o seu corpo de doenças e enfermidades que podem ser causadas por bactérias entre outros elementos que podem estar presentes em sua pele, após passar um dia inteiro na rua.

Isso sem contar com a questão estética, no qual uma pele brilhosa e macia pode trazer um novo espírito para essa pessoa, inclusive tendo uma autoconfiança maior, ao encontrar a sua pele quase que rejuvenescida após uma sessão de tratamento.

O problema é que muitos não procuram maneiras de cuidar da sua pele, ele que é o maior órgão do corpo humano, revestindo os tecidos, ossos e músculos, necessários para se realizar qualquer tipo de atividade no nosso dia a dia, do trabalho ao lazer.

Pele: 10 dicas para Fortalecer a Barreira de Proteção Natural
Pele: 10 dicas para Fortalecer a Barreira de Proteção Natural

Uma falta de cuidado por causa da falta de tempo, tendo que se dedicar ao trabalho, ou pelo mero descuido do indivíduo, que não dá tanta importância para os cuidados da pele, que assim como um transmissor de temperatura tem uma grande função em sua área.

Enquanto essa peça é responsável por medir as trocas de temperaturas entre diferentes máquinas, no corpo humano, a pele também pode ser um elemento a ser medido a temperatura, já que é possível senti-la mais quente, durante um estado febril, por exemplo.

Até porque proteger sua pele está além dos cuidados estéticos, sendo também uma atividade de proteção à sua saúde, por isso é importante se ter bastante atenção a esse tipo de ação, para se ter acesso a uma vida saudável, assim como uma pele bonita.

Contudo, é preciso saber quais são os tipos de produtos que estão sendo aplicados nesse tipo de tratamento cutâneo, pois assim como uma máquina necessita de óleos lubrificantes, nós precisamos dos nutrientes corretos para manter a pele funcionando.

Sim, pois esse órgãos tem muito mais funções do que simplesmente revestir as camadas internas do nosso corpo.

As funções da pele no nosso corpo

Muitas pessoas podem achar que a função de um médico dermatologista é simplesmente cuidar do visual estético da pele, com a indicação de produtos que ajudem no processo de renovação desse órgão, similar ao trabalho feito em clínicas de estética e afins.

Contudo, a existência de uma especialização médica voltada somente para os estudos da pele, prova que esse órgão de grande extensão tem funções muito mais complexas, a começar pela proteção geral do corpo, agindo justamente como uma camada protetora.

Protegendo o indivíduo de ataques externos, como pancadas e quedas, além do contato direto com germes e outros seres microscópicos presentes em seu ambiente. Mas além disso, esse órgão trabalha também com a hidratação do corpo.

Seja através da retenção de água, agindo de forma similar a um retentor de gotas, encontrado em fábricas, ou da eliminação de secreções a partir do suor, com a função de resfriar o corpo após um certo esforço, como após a prática de uma atividade física.

E por fim, a pele atua junto do processo de nutrição do corpo, recebendo nutrientes suficientes para realizar essas atividades de proteção e hidratação, garantindo assim o funcionamento dos outros órgãos indispensáveis para a vida humana.

Diante toda essa importância é fácil entender sobre a necessidade de cuidar da pele, contudo, diante a intenção de cuidar da mesma, muitas vezes as pessoas podem tomar atitudes não muito saudáveis, causando mais danos do que benefícios.

Entre essas ações é possível citar:

  • Uso de produtos incorretos;
  • Limpeza excessiva da pele;
  • Uso de força durante essa limpeza;
  • Seguir um tratamento sem uma rotina de cuidados.

Um conjunto de práticas que devem ser analisadas, para de fato garantir uma proteção saudável da sua pele, de forma similar ao uso de dispositivos especiais presentes em uma fábrica, sendo responsáveis por auxiliar nas atividades realizadas nesses locais.

E para cuidar da pele, é preciso da mesma forma contar com o apoio dos produtos corretos, assim como as práticas de saúde adequadas também devem ser adotadas, para garantir a manutenção da saúde da sua pele, e junto a isso a proteção geral do seu corpo.

Como fortalecer a saúde da sua pele em 10 passos

Para cuidar da saúde da sua pele é necessária a utilização correta de certos produtos, assim como a aplicação de massagens, cuidados rotineiros, entre outras ações que irão afetar a proteção da sua pele.

Tudo para que o indivíduo se encontre de forma saudável, mas também em um bom stand visual ao se olhar ao espelho, junto às garantias de se ter feições mais jovens, a partir desse tratamento de pele a ser realizado de forma constante.

Mas para se ter acesso a isso é importante seguir algumas dicas específicas, tais como:

  1. Uso frequente de protetor solar

O contato frequente com o sol é importante para que sua pele receba os nutrientes provenientes dos raios solares, sendo inclusive algo indicado para bebês recém-nascidas, com um banho de sol que os ajude na proteção do seu sistema imunológico.

Mas como tudo em excesso faz mal, no caso do sol não é muito diferente, principalmente durante em horários em que ele se encontre mais forte, com raios ultravioletas atingindo sua pele. Para reverter isso é preciso contar sempre com o uso de um protetor solar.

  1. Tenha uma alimentação saudável

Fora os cuidados externos, é preciso também cuidar da saúde interna do seu corpo, com o consumo de produtos saudáveis, como verduras e legumes, que levam nutrientes diretos para sua pele, ela que age como uma manta filtrante do seu corpo.

  1. Hidrate-se com frequência

E quando se pensa no consumo de nutrientes, é preciso ter atenção também ao consumo de líquidos, de forma ajudar no aproveitamento dessas substâncias, junto à hidratação da pele, evitando assim o ressecamento da mesma.

  1. Adote o skincare

Se hoje existe na internet todo um conjunto de indivíduos que focam seus conteúdos em assuntos voltados aos cuidados do corpo, existe também um nicho que trabalha com uma atenção especial à pele, no que vemos sendo conhecido como skincare.

Esses cuidados com a pele, justamente a tradução do termo skincare, são formados a partir de um conjunto de práticas como a aplicação de máscaras faciais, massagens e produtos similares, que ajudam na proteção da pele.

Da mesma forma com que um climatizador evaporativo mantém a temperatura agradável em um ambiente, um bom serviço de skincare pode ajudar a manter a saúde da sua pele.

  1. Retorne ao básico

Muitas vezes, em busca de cuidar da pele, podemos nos deixar levar pelas diversas propagandas de beleza comprando todo tipo de produto, o que pode trazer malefícios ao seu corpo.

Para resolver isso é preciso retornar ao básico, como voltar ao velho e bom conjunto realizado entre água e sabonete. Após esse processo de purificação da pele, é possível ir atrás de profissionais que indiquem os produtos certos para a sua skincare.

  1. Aposte nos produtos certos

É preciso ter cuidado para não repetir esses erros, buscando junto ao mercado e aos profissionais de saúde voltados aos cuidados da pele, a indicação de produtos de qualidade, que possam ser usados nesse tratamento da pele, com destaque para o rosto.

Principalmente quando se utiliza mais de um produto, pois diferente do trabalho na indústria que é fortalecido com o uso de um misturador de liquidos, a mescla de produtos errados podem trazer danos à sua pele. 

  1. Conheça sua pele

E para encontrar os produtos que melhor se adequam à sua pele, primeiro é preciso conhecer as características da mesma, sendo uma pele mais seca ou elogios, a sua tonalidade, entre outros quesitos, para que seja feito o tratamento correto.

  1. Não se estresse

Fora todas as questões externas já citadas, o fator emocional também é importante quando se pensa na proteção da sua pele, já que um estresse diário pode adiantar o processo de envelhecimento da mesma, inclusive sendo responsável pelo surgimento de rugas no rosto.

  1. Retire a maquiagem antes de dormir

É sempre importante dormir de cara limpa, para que os poros em sua pele possam respirar, ou então com a aplicação de alguma máscara de tratamento. Ou seja, nada de maquiagem, é importante retirar a mesma antes de ir dormir, para que não exista um desgaste da pele.

  1. Respeite o tempo de cada produto

Por fim, é importante observar o tempo de aplicação de cada um dos produtos de pele, de forma a garantir que esse tratamento resulte nos seus objetivos almejados.

Isso sem contar com a observação da validade dos produtos, pois assim como um silicone cola, esse produtos devem estar em seu tempo válido de uso para que possa ser garantido a sua completa eficácia.

E com a adoção de todas essas práticas, é possível ao ser humano ter acesso a uma pele jovem e nutrida, que além de todos os benefícios voltados à saúde, pode ser garantido também um visual melhor para ir a praia ou qualquer tipo de confraternização.

Tudo para exibir a sua pele em ótimo estado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.