10 dicas para organizar um orçamento familiar equilibrado

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em janeiro 24, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Cuidar do orçamento mensal é uma das grandes responsabilidades da vida adulta, pois garante que a sua renda mensal seja o suficiente para arcar com suas responsabilidades, além de garantir uma vida confortável para aqueles a si relacionados.

Quanto maior for o seu núcleo familiar, maiores serão também as suas obrigações, em busca de garantir a proteção de todos que estão associados a você, como parte das suas responsabilidades como um ser adulto, com destaque para os filhos e outros dependentes.

Já que até mesmo para cuidar de um animal de estimação é preciso ter certo domínio financeiro, reservando uma quantia de segurança para situações inesperadas, como na necessidade de levar seu gato ou cachorro para uma consulta ao veterinário.

Além dos gastos mensais com a compra de remédios, ração, aplicação de vacinas, entre outras despesas que são indispensáveis no que se trata em garantir a proteção e saúde do seu parceiro animal, sendo preciso recorrer a serviços contábeis em certas situações.

Afinal, essa é apenas uma das responsabilidades fiscais que podem estar envolvidas ao cotidiano do indivíduo, existindo também os gastos para o seu sustento, a quantidade a ser guardada em uma poupança, além da temida conta do cartão de crédito.

Para garantir que tudo ocorra de maneira saudável, sem que essas despesas estourem o seu orçamento mensal, é preciso se planejar com antecedência, cuidando dos seus gastos com limites que ajudem a equilibrar as suas despesas de acordo com o seu rendimento.

Algo importante tanto para um contexto pessoal como para quem administra algum tipo de negócio, sendo indicado realizar com frequência algum tipo de diagnósitico organizacional, em busca de identificar o valor de gastos e lucros do seu empreendimento.

De forma a escolher as melhores estratégias ao que se refere à gestão do seu negócio, permitindo que ele possa se desenvolver contando com as ferramentas necessárias para seu crescimento.

Vale notar que cuidar do orçamento de uma família exige o mesmo tipo de dedicação e cuidado necessário no controle das contas de uma empresas, afinal, estamos falando de uma associação composta por diferentes ativos econômicos, tal qual uma empresa.

Como funciona o orçamento familiar?

Esse tipo de orçamento está associado ao controle das finanças do seu grupo familiar, no que é contado todo o rendimento que entra mensalmente nessa residência, podendo envolver o salário do trabalho realizado, valor do aluguel ou qualquer investimento.

E junto aos ganhos estão associados também os gastos necessários para manter uma casa preenchida por um grupo familiar, independente do tamanho desse núcleo, existindo apenas uma adequação ao número de indivíduos presentes na mesma casa.

É de grande importância trabalhar com uma organização dessas finanças familiares, para se assegurar de que todos as incumbências necessárias para sustentação do lar de uma família possam ser cumpridos, a partir de gastos como:

  • Conta de luz;
  • Água;
  • Internet;
  • Gastos no supermercado;
  • Valor do aluguel.

Além de outras despesas mensais que podem estar presentes na vida de uma família moderna, de acordo com a realidade desse grupo familiar, existindo uma renda maior, mas junto isso havendo também um maior valor respectivos de gastos.

Dependendo do nível dessa família, muitas vezes é indicado até mesmo recorrer aos serviços de um escritório de consultoria contábil, de forma a auxiliar no controle das suas finanças mensais, impedindo até mesmo certas complicações no seu meio familiar.

Afinal, um problema financeiro pode inclusive trazer certos atritos para a sua família, no qual a incapacidade de quitar uma dívida pode colocar em risco o conforto dos seus parentes, sem existir renda o suficiente para arcar com as responsabilidades de um grupo social.

Até porque ninguém consegue dormir direito, tendo na cabeça o pensamento sobre o possível despejo de sua família, diante a falta de pagamento do seu aluguel mensal, por isso sendo importante cuidar das finanças da sua família, diante do orçamento disponível.

Por isso, existem formas de garantir com que o seu grupo familiar esteja bem assistido por um conjunto de ações ligadas à definição do seu orçamento mensal, permitindo, inclusive, a prosperidade desse grupo.

10 formas de cuidar do seu orçamento familiar

Para garantir que o rendimento da sua família seja otimizado, ou seja, usado da melhor maneira possível, é preciso cuidar do número de entrada e saída de ativos financeiros mensais, similar ao que acontece com a gestão de um negócio.

Pois assim como um programa para controle financeiro empresarial pode ser essencial para cuidar das contas de uma empresa, ter esse mesmo tipo de cuidado com as finanças de sua família pode ser uma maneira de garantir o melhor rendimento de sua família.

O que pode ser aperfeiçoado a partir das seguintes dicas:

  1.  Registre os seus gastos e ganhos

É importante ter um controle sobre todos os valores que entram no seu rendimento mensal, e junto a isso sistematizar também os gastos necessários, para que seja possível monitorar os índices relacionados ao que significa manter uma família.

Algo que funciona de forma similar a uma empresa que opera com um programa cupom fiscal eletrônico, auxiliando no controle do rendimento desse grupo familiar.

  1. Trabalhe com uma poupança

Mesmo que exista uma relação saudável entre os lucros e as despesas, é sempre importante contar com alguma reserva financeira, caso seja necessário recorrer a um valor inesperado, como uma reforma imprevista ou um acidente familiar.

  1. Negocie suas dívidas

Quando se fala em cuidar das suas despesas, é possível se referir também as dívidas de maior tempo, como um débito antecedente a criação dessa família, ou até mesmo com o financiamento à sua casa própria.

Dessa forma, é importante negociar tais dívidas com seus respectivos credores, para impedir que uma taxa de juros acabe por expandir ainda mais suas responsabilidades fiscais.

Com isso, é possível recorrer a serviços de empresas que atuam com antecipação de duplicatas, de forma permitir uma melhor negociação com os devedores ao assumir seus créditos no mercado.

  1. Procure por alguma renda extra

Dependendo do valor de rendimento de seu grupo familiar, às vezes é vantajoso procurar maneiras diferentes de aumentar o valor do seu orçamento, como uma atividade extra, capaz de trazer uma maior tranquilidade no que envolve o seu sustento.

  1. Corte certos custos

A vida de solteiro é bem diferente do cotidiano familiar, existindo diversas responsabilidades que surgem a partir do momento que você forma sua família. Com essa mudança, é preciso também cortar alguns custos que podem atrapalhar o seu orçamento agora em conjunto.

  1. Opere com metas e objetivos

Quando se trata de fazer planos, seja fazer uma reforma na casa ou comprar um carro novo, é importante se planejar com bastante antecedência, por meio de objetivos a curto e longo prazo, a partir de metas possíveis de serem cumpridas.

  1. Invista o seu dinheiro

Assim como é importante montar uma reserva, é indicado também saber quando investir tais aplicações, recorrendo ao auxílio de empresas voltadas à assessoria tributária, que podem ajudar tanto com o pagamento de taxas como nos investimentos a serem feitos.

Mas claro, é preciso estar atento às cláusulas dos contratos assinados, já que qualquer erro pode colocar em risco a vida financeira não só sua, como de toda sua família.

  1. Fique atento ao seu padrão de vida

É preciso verificar sempre a real situação financeira sua e da sua família, para que seja possível adotar gastos que se adequem a realidade econômica do seu grupo social, por meio de um padrão de vida que esteja associado à sua realidade.

  1. Exerça a educação financeira

O conceito de educação financeira está conectado a um conjunto de práticas que permitem um melhor controle sobre suas atividades econômicas e as mesmas devem ser aplicadas junto a todo seu planejamento familiar.

Permitindo também que esses conceitos sejam passados aos seus filhos, ensinando-os desde jovem sobre os benefícios da prática de uma educação financeira.

  1. Revise o seu planejamento

Se sozinho não é recomendado a um passo em falso, essa responsabilidade aumenta quando se trata de algo que envolve um grupo maior de pessoas, como acontece dentro de um núcleo familiar. Por isso, é importante revisar com frequência o seu planejamento.

De forma a encontrar as melhores estratégias ao que se refere na organização das finanças de sua família. Para que seja possível ter acesso a uma série de benefícios, como o crescimento familiar, assim como a construção de um patrimônio a longo prazo.

Pois assim como uma empresa pode ser beneficiada com aplicação de novas técnicas, como uma nova gestão de entregas, o controle de um núcleo familiar também depende da adoção de ações que possam melhorar a vida de todos associados a você.

Seja no mercado de trabalho, ou até mesmo com as compras feitas no supermercado. Ter um bom controle das suas atividades mensais permite com que toda sua família possa se beneficiar de uma boa vida, ligada ao rendimento adequado a sua realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.