Jogos Olímpicos de Inverno: Saiba como funciona a competição

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em março 10, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Os Jogos Olímpicos de Inverno são uma competição esportiva importante, que reúne atletas do mundo todo em modalidades ligadas à estação do ano, principalmente aquelas que dependem de gelo, neve e de uma análise de qualidade de energia elétrica para serem realizadas.

No ano de 2022, as Olimpíadas de Inverno aconteceram em Pequim, na China, sendo que  eles seguem o calendário esportivo depois dos jogos de verão, que aconteceram em Tóquio no ano anterior. 

Inclusive, é interessante reforçar que este é o segundo evento esportivo de grande porte a acontecer depois da pandemia do COVID-19. Pequim, em particular, é a primeira cidade a sediar ambas as edições dos jogos olímpicos. 

Desse modo, a cidade recebeu as olimpíadas de verão no ano de 2008, e neste ano seguiu protocolos intensos, inclusive, contando com controlador de acesso para que todas as modalidades fossem apresentadas de forma adequada.

Por conta disso, assim como nas olimpíadas de verão, uma série de restrições acabou tornando o evento diferente de tudo o que aconteceu antes, colocando os atletas em um sistema similar a uma bolha, principalmente para protegê-los do coronavírus.

Os jogos olímpicos de inverno tiveram sua cerimônia de abertura em 04 de fevereiro, e o encerramento se deu no dia 20 do mesmo mês, com mais de 100 provas em 15 disciplinas diferentes, e com aproximadamente 3 mil atletas competindo de vários países.

Logo na sequência, é o momento de iniciarem os jogos paralímpicos de inverno, que serão sediados no mesmo local.

Jogos olímpicos e a pandemia: entenda como foi

Para conseguir lidar com todas as questões referentes à pandemia do COVID-19, sobretudo por conta do levante da variante ômicron durante o período do evento, foi criado um sistema de circuito fechado com forro acústico, onde somente os participantes puderam participar.

Esse circuito incluiu uma série de localizações, desde as instalações onde as provas foram realizadas, os hotéis oficiais e até mesmo o serviço de transporte para o evento, evitando ao máximo que qualquer pessoa de fora tivesse acesso ao espaço.

Todos os participantes que tiveram o ciclo vacinal completo tinham liberdade para entrar neste círculo sem que fosse necessário um período de quarentena, enquanto aqueles que por algum motivo não estivessem vacinados ficaram em quarentena por 21 dias.

A maioria dos países, entretanto, exigiu a vacinação completa de suas delegações, salvo em casos específicos de isenção médica, que foram estudadas pelos responsáveis por cada delegação com equipamentos vindos de uma fábrica de luvas descartáveis.

Esse tipo de estratégia é uma forma de proteger tanto o espaço quanto os outros atletas que competiram durante todos os dias do evento, garantindo um risco mínimo de contaminação entre os participantes.

Durante os jogos, os atletas ainda passaram por exames de controle diários, garantindo que o contato com o público fosse mínimo e não colocasse o circuito fechado em risco, otimizando ainda mais esse tipo de ação.

Não houve venda de ingressos para o público em geral, uma vez que o acúmulo de público poderia representar mais riscos de infecção, mas algumas autoridades receberam convites para acompanhar os jogos.

Saiba mais sobre os mascotes e as instalações

Pois bem, a capital chinesa sediou uma série de eventos usando uma empresa de calibração e outras frentes, mas para dar conta das modalidades e atividades dentro dos jogos olímpicos, foram separadas três zonas de ação, sendo Pequim a principal delas.

As outras foram Yanqing, um distrito próximo a Pequim, e Zhangjiakou, um local conhecido pela prática de snowboard e esqui, e que ainda fica a uma distância relativamente curta das outras zonas.

Uma ferrovia intermunicipal foi criada para agilizar o transporte entre as vilas olímpicas, situadas em cada uma das três zonas de atividades. Além disso, o Ninho do Pássaro, como é conhecido o Estádio Nacional de Pequim, sediou a abertura e encerramento do evento.

Além disso, os ambientes dos atletas contavam com aquecedor a gás digital para evitar problemas de saúde e, claro, com a temperatura que estava fazendo.

Um dos elementos mais aguardados de qualquer olimpíada é a apresentação dos mascotes. Estes personagens são muito queridos pelo público infantil, e normalmente têm um forte apelo comercial.

Houveram mais de cinco mil propostas de mascotes vindas de todos os lugares do mundo, mas a campeã, que se tornou o mascote oficial dos jogos olímpicos de inverno foi Bing Dwen Dwen, um pequeno panda com uma “casca” de gelo como roupa.

Seu nome utiliza os termos gelo (Bing) e criança (Dwen Dwen), sendo em uma tradução livre: “criança de gelo”. Já para os jogos paralímpicos, o mascote escolhido foi Shuey Rhon Rhon, uma lanterna chinesa humanóide.

O nome de Shuey Rhon Rhon também é cheio de significado. A pronúncia de Shuey é a mesma que o símbolo para neve no alfabeto chinês. Além disso, o primeiro Rhon significa “tolerar, incluir”, enquanto o segundo significa “fundir, aquecer”.

Trata-se de uma mensagem de união e respeito, muito importante para um evento do porte das paralimpíadas, que busca sempre trabalhar de forma inclusiva e garantir resultados mais efetivos a longo prazo.

Esportes de destaque nas olimpíadas de inverno

Existem diversas atividades com alto reconhecimento dentro das olimpíadas de inverno. Esportes que tem se tornado cada vez mais populares, com ferramentas como análise de água para cuidar dos atletas, ainda que sejam bem diferentes do que se costuma encontrar, por exemplo:

  • Curling;
  • Bobsled;
  • Snowboard;
  • Esqui.

Além dessas modalidades mais tradicionais, algumas se destacam durante os dias do evento, demonstrando alta capacidade e condicionamento dos atletas em diversos elementos, aumentando ainda mais o interesse do público nesse tipo de interação.

Algumas modalidades tem se destacado bastante no mundo dos esportes, e vale a pena comentar um pouco delas para que você consiga entender o quão amplo é o espectro de atividades dentro de uma olimpíada de inverno.

Biatlo

O Biatlo é uma atividade praticada na neve, e combina o esqui com o tiro esportivo. Nessa modalidade, o atleta atira em alvos que estão a 50m de distância, tanto deitado quanto em pé, tudo isso em momentos de pausa de uma atividade com o esqui.

Normalmente, uma prova dessas possui entre duas e quatro paradas de tiro, com cinco disparos em cada uma delas. Existem provas de 10 e 20 quilômetros, e as modalidades se dividem em vários modelos, tanto solo quanto de revezamento.

Combinado nórdico

Esta atividade, que é estritamente masculina, está presente nos jogos de inverno desde sua primeira edição, em 1924. Trata-se de um formato que mistura duas disciplinas esportivas, de forma similar ao Biatlo.

Neste caso, as atividades combinadas são o esqui cross-country e o salto de esqui. Existem dois métodos de praticar o combinado nórdico, sendo o mais popular e utilizado nas olimpíadas o método Gundersen.

Esqui alpino

Este é talvez um dos mais icônicos esportes dentro das olimpíadas de inverno. Trata-se de uma descida de esqui na qual os atletas podem alcançar altíssimas velocidades, em um percurso repleto de saltos e curvas sinuosas.

Durante todo o percurso, existem algumas passagens nas quais os atletas obrigatoriamente devem passar, chamadas de “portas”. O objetivo é completar o percurso com o menor tempo possível.

Esta é uma das modalidades que mais exige dos atletas em questão física, é uma das maiores provas disso é justamente o fato de que apenas cinco atletas conseguiram defender suas coroas em todas as edições dos jogos olímpicos.

Hóquei no gelo

Um esporte coletivo muito tradicional dentro dos jogos de inverno, o hóquei no gelo é uma atividade muito comum nos Estados Unidos e Canadá. Trata-se de uma atividade com seis jogadores, cinco na linha e um no gol.

O hóquei no gelo possui substituições constantes entre os reservas e os titulares, fazendo-o um jogo bastante dinâmico. A lógica é simples, os dois times usam tacos para conduzir um disco de borracha até o gol, e quem tiver mais gols é declarado o vencedor.

Patinação artística

Nesta modalidade, os atletas realizam coreografias complexas usando patins de gelo, acompanhados por músicas selecionadas pelo próprio atleta ou pela equipe que se apresentará.

Existem diversas categorias para esse tipo de atividade, que muitas vezes demanda muita habilidade e um preparo físico impressionante. As apresentações muitas vezes ficam entre as atividades mais assistidas dos jogos olímpicos.

Isso porque as performances são muito bonitas, contando com iluminação profissional, e os atletas realizam atividades visualmente impressionantes, atraindo cada vez mais o público para esse tipo de ação.

Considerações finais

Os jogos olímpicos de inverno são um evento muito aguardado no mundo todo, e atletas de ponta conseguem agir de forma expressiva e competir em busca de reconhecimento mundial e medalhas para representar seus países.

Muitos atletas treinam todos os dias em busca de resultados acima da média, uma vez que estar em um evento como os jogos olímpicos significa que você está entre os melhores do mundo.

Por isso, toda vez que um grande evento como este se inicia, o foco do mundo esportivo inteiro se volta para ele, onde as pessoas estão no topo de suas habilidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.