Problemas no carro? 5 dicas para escolher a melhor oficina mecânica

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Escolher uma oficina para reparos de automóveis é um dos principais pontos de dor de todos os motoristas. Afinal, não é possível conhecer, de fato, toda segurança e agilidade das oficinas, fazendo com que se tenham transtornos e problemas ainda maiores.

Embora o uso do carro seja, em sua maior parte, cotidiano, grande parte dos motoristas tem uma compreensão superficial das capacidades de seu veículo. Desse modo, não tendo o conhecimento necessário para que se faça a melhor escolha da oficina.

Assim, fazendo com que em alguns casos a melhor escolha não seja feita, como exemplo em uma situação do cotidiano, com a falha do carro com alguns atritos. Então, por não ter o conhecimento necessário não é fácil de descobrir que a possível resolução seja o conserto de fricção.

A importância de escolher uma boa oficina

Ao estacionar em um posto de gasolina ou em qualquer oficina desconhecida, a falta de conhecimento dos componentes mecânicos do veículo pode levar a trocas e reparos desnecessários, resultando em custos inflacionados.

Inclusive, fazendo com que se tenham problemas ainda maiores, que em situações com o conhecimento e as orientações necessárias, seriam resolvidos de uma forma rápida e prática, evitando transtornos e escolhas ruins durante este processo de conserto.

A maioria dos motoristas tende a procurar oficinas próximas de casa ou do trabalho. Optando por uma facilitação, ou um sistema de entrega mais rápido, bem como resolvendo o problema da forma mais prática, não levando em conta diversos fatores neste processo.

No entanto, um dos principais cuidados que os proprietários de automóveis precisam ter é conhecer melhor a oficina para que seja possível observar a capacidade do negócio em demonstrar profissionalismo e qualidade no serviço.

Assim, tendo o conhecimento de diversos fatores, que farão a diferença para que o carro possa ser consertado da melhor forma possível, escolhendo um local que passe segurança, preços acessíveis e uma solução prática para o seu problema.

É importante também olhar instalações na Internet, consultar recomendações no Google, passar pela porta da oficina para ver se o local está limpo e arrumado – certamente, esse já é o primeiro sintoma que pode ser mais transparente.

Assim, conseguindo através destas pesquisas, informações que não estavam expostas, e que podem ajudar, para que se tenha tranquilidade na escolha da melhor oficina, reparando em detalhes como as ferramentas para martelinho de ouro as mais diversas informações.

Dicas para ajudar na escolha ideal da oficina

É importante que você siga um plano de serviço – a famosa manutenção preventiva – de acordo com cada modelo e montadora, principalmente para evitar estacionar numa oficina e ficar sem carro para o seu trabalho e diversas funções necessárias no dia.

A confiabilidade do serviço prestado e o valor cobrado são itens importantes no processo de manutenção deste veículo e devem receber a devida atenção. Levando em consideração diversos fatores, para que realmente possa ser feita a melhor escolha em cada etapa.

Portanto, se você está com dificuldades para encontrar boas referências e confiar seu veículo a uma oficina, confira essas dicas para ajudá-lo ao longo do caminho:

1 – Opte por oficinas certificadas

Antes de confiar sua frota à uma oficina mecânica, investigue se ela possui certificações, serviços contábeis, e peça para verificar os detalhes dos documentos. Tenha atenção em todos os detalhes possíveis, para que se tenha segurança neste processo de escolha.

É uma forma de se proteger de maus profissionais e locais que não possuem infraestrutura ou qualificação suficiente para te atender. Com carros importados, esse tipo de cuidado deve ser redobrado, devido a sua complexibilidade maior para conserto.

Toda oficina mecânica séria deve ser certificada e seguir as normas e especificações técnicas exigidas pelo Inmetro. Desse modo, seguindo todas estas recomendações e mantendo a oficina nas melhores condições possíveis.

2 – Qualificação profissional

Ao procurar oficinas, visite alguns locais e observe os profissionais trabalhando. Veja se o local está limpo, se os mecânicos estão usando os materiais certos e se estão usando técnicas que os beneficiem.

Verifique situações como o conserto do bico pneu, até as mais diversas frentes e problemas do dia a dia, observando a técnica e todo o cuidado em cada conserto, vendo através destes cuidados a segurança da oficina.

Não tenha medo de perguntar e tirar dúvida sobre cada processo, sobre a utilização de cada ferramenta em conserto, e observe o máximo possível neste tempo de visita, para que justamente se perceba aspectos diferentes do que já se conhece sobre o local.

3 – Procedência das peças e fornecedores

Vale também conversar com funcionários e clientes que utilizam as qualificações profissionais analíticas da oficina. É importante que ela forneça programas de treinamento e reciclagem para os funcionários manterem um alto nível de trabalho

Você vai acabar obtendo através destas conversas com funcionários e clientes, informações mais profundas sobre o método e toda a forma de trabalho diário da oficina, podendo observar diversos fatores e levar em conta para a melhor escolha.

Outro fator que afeta a movimentação (e resultados) da frota é a qualidade das peças e do óleo. Produtos de baixa qualidade podem afetar as operações e aumentar os custos de manutenção dos veículos.

Sempre observe as qualidades dos produtos, desde os mais básicos aos mais complexos, produtos como rolamentos para roletes, até os mais diversos possíveis, observando toda a produção.  

Por isso, uma das principais dicas para uma oficina mecânica é verificar a procedência de peças e produtos. Verifique se as peças são originais, de boa qualidade e durabilidade, e verifique também a garantia dada pelo fornecedor.

4 – Orçamentos e comparações

Claro, as dicas de oficina mecânica não podem ignorar critérios financeiros. Isso não significa que você deva escolher o serviço mais barato, mas é importante comparar e encontrar o melhor valor para sua frota.

Ou seja, comparar e levar em conta preços e todos os pontos citados, para que a escolha faça sentido e tenha diversos benefícios. Leve em consideração preço de bloqueador automotivo, até os mais variados produtos e serviços da oficina.

Para isso, você precisa fazer um orçamento – para garantir, veja 3 ou 4. Solicite um orçamento detalhado que inclua todos os custos do serviço, como mão de obra e materiais. Fazendo realmente este filtro através de todas as observações e preços em mãos.

5 – Soluções para a manutenção

Ter uma plataforma para gerenciar dados e processos operacionais na manutenção do seu veículo é uma ótima opção para centralizar e controlar o que está acontecendo durante o conserto do seu veículo.

Passando tranquilidade em todas as etapas, e vendo toda praticidade e facilidade neste processo, para que justamente se tenha uma maior confiança e garantia em todas as etapas citadas pela oficina em questão.

Por outro lado, também seria óptimo poder partilhar esta tarefa com uma equipa de especialistas responsáveis ​​pela gestão de todo o ciclo de manutenção. Confiando cada detalhe e etapa na mão de pessoas que entendem e dão sentido a toda esta organização.

Veja quais os benefícios de uma melhor escolha

Encontrar uma boa oficina em que você possa confiar, pode ser trabalhoso e demorado, mas vale a pena o esforço! A recompensa é a qualidade e confiabilidade do serviço recebido, aumentando assim a disponibilidade do seu veículo.

Oferecendo, de fato, uma qualidade fundamental e única neste processo, fazendo com que todos os fatores observados sejam colocados em prática e realmente seja feita a melhor escolha durante todo este processo.

Desse modo, gerando uma qualidade única e totalmente prática, para que se tenha uma confiança mútua e seja entregue sempre um bom trabalho através da escolha da oficina ideal.

Escolher e ter uma oficina de confiança é tão difícil quanto dirigir um poliguindaste duplo, ou seja, é uma ação que acaba sendo exposta a diversas barreiras e situações complexas durante todo este processo que envolve esta escolha.

Assim, surgindo as mais diversas situações e problemas possíveis, então, é preciso ter atenção e cuidado para que realmente não seja feita uma escolha precipitada, ou seja, sem levar em conta estes pontos.

As vantagens ao escolher a oficina ideal, são justamente todos os pontos que serão citados abaixo:

  • Tranquilidade;
  • Confiança;
  • Precificação justa;
  • Trabalho totalmente prático e rápido comparado a outras oficinas;
  • Maior capacitação e disponibilidade durante todo o processo;
  • Toda a atenção e o atendimento devido;
  • Entre outros benefícios.

Portanto tenha cuidado e sempre escolha a oficina ideal, não levando em conta apenas questões como praticidade e agilidade, ignorando os diversos fatores que envolvem essa escolha, para que o melhor possa ser feito, solucionando os problemas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.