Como planejar objetivos para o novo ano?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 10, 2023

Planejar objetivos em um novo ano é mais comum do que podemos imaginar, são inúmeras as pessoas que não deixam de traçar o que deseja em um novo ano para sua vida, seja em qual área for. 

Todo começo de ano inspira as pessoas a terem um novo começo, seja ele no trabalho, no relacionamento ou até mesmo no autocuidado, mas para que isso aconteça da maneira correta, é preciso se planejar muito bem. 

Até porque, qualquer objetivo que se deseje ter nos dias de hoje, é importante planejá-lo muito bem, é o que a maioria das pessoas já estão acostumadas a fazer quando se deseja comprar uma casa, ter um filho ou casar, por exemplo. 

É importante entender que todo objetivo, por menor que ele possa parecer, precisa e merece ser muito bem planejado, pois é com planejamento que você consegue construir um caminho que lhe permita chegar onde deseja. 

Assim como uma empresa que vende permanganato de potássio se planeja para traçar os melhores objetivos para o novo ano, uma pessoa também deve trabalhar para traçar os melhores objetivos para a sua vida pessoal e profissional. 

Entretanto, traçar tais objetivos pode ser um grande desafio para essas pessoas, isso porque, saber como separar cada objetivo de vida e fazer com que eles estejam sempre ao seu alcance para que se lembre onde deseja chegar, pode ser mais difícil ainda. 

Por isso, hoje iremos te ajudar a desenvolver objetivos para o seu novo ano e garantir que eles não fiquem apenas no papel, mas que possam se tornar uma realidade e fazer com que você termine o ano mais realizado e feliz. 

Entenda a importância da criação de metas e objetivos

Antes de qualquer coisa, é necessário que entendamos mais sobre a importância da criação de metas e objetivos para esse novo ano, seja em qual área for, mas desenvolvê-las é algo crucial para a sua vida. 

No começo do ano, uma empresa de detectores de tensão planeja vender o dobro do que no último ano e uma pessoa planeja começar a fazer exercícios físicos para valer, são ótimos objetivos, mas que sem um planejamento, ficaram apenas no papel. 

Quando se possui metas e objetivos, se possui um propósito, ou seja, você sabe exatamente onde deseja chegar e, por isso, saberá qual o melhor caminho e as melhores decisões a tomar para que chegue até lá. 

Imagine que uma pessoa está dirigindo, porém, ela não possui um destino, ela provavelmente irá dirigir por horas e horas, passadas pelos menos lugares e ainda correr o risco de ficar sem gasolina em meio a um lugar completamente desconhecido. 

Agora, quando uma pessoa que dirige para um aeroporto em busca de sua família, por exemplo, ela sabe para onde está indo e conhece o caminho que precisa trilhar e, mesmo que se perca, conseguirá se encontrar, pois sabe exatamente qual o destino final. 

Quando trazemos tal analogia para o assunto deste conteúdo, a ideia não muda tanto, pois é quando se sabe onde deseja chegar que é possível saber o que fazer para ir até lá, seja com sua empresa de alpinismo industrial ou com a sua família. 

Aqui, também é importante falar sobre como as metas e objetivos fazem parte da vida no geral de uma pessoa, pois em todo começo de ano ela costuma traçar objetivos a serem alcançados nas mais diversas áreas e ações do seu dia a dia, como: 

  • Trabalho;
  • Estudos;
  • Família;
  • Saúde;
  • Relacionamento;
  • Viagens;
  • Dinheiro;
  • Entre outros. 

Não existe uma área mais importante do que outra se você ama todas e sabe que cada uma delas possui uma grande influência positiva em sua rotina, o importante é saber equilibrá-las da melhor maneira possível. 

Com isso, entendemos que a criação de metas e objetivos não servem para te pressionar a alcançar novas coisas neste ano, mas servem como uma bússola que sempre irá te centralizar no caminho e mostrar para onde você deve ir. 

Dicas de como estabelecer objetivos planejados e eficientes

Partindo para a prática, chegou o momento de colocar a mão na massa e aprender a como estabelecer esses objetivos, seja para a sua empresa de torre de resfriamento industrial ou para a sua vida pessoal. 

É importante ressaltar que tais objetivos precisam ser externalizados, ou seja, você precisa colocá-los para fora. Sendo assim, use um caderno ou até mesmo uma ferramenta digital para anotar as suas metas e mantê-las sob o seu controle, confira abaixo como fazer isso: 

Seja realista 

A primeira coisa a se fazer é ser realista com você mesmo e com o seu cenário atual, pois assim, você evita criar metas que sejam muito diferentes da sua realidade, que dificilmente serão cumpridas e que só lhe trarão frustração lá na frente. 

Por exemplo, uma pessoa de classe baixa que deseja comprar um carro, nem sempre terá condições de comprar uma Ferrari, por isso, é importante que você respeite a sua realidade e trace metas que estejam de acordo com o seu estilo de vida. 

Separa as metas por áreas 

Além disso, separar as metas por áreas também é muito importante, assim como faz uma empresa de caldeiraria, pois isso auxilia na melhor visão e acompanhamento do desempenho de cada uma delas. 

Por exemplo, você pode criar metas para a sua área profissional e pessoal, deixando-as separadas umas das outras para que não acabem te confundindo. Assim, você conseguirá acompanhar de forma mais assertiva o que está acontecendo e andando em sua vida. 

Tenha disciplina 

Outra dica muito importante no meio disso tudo é a disciplina, que diferente da motivação, é algo que deve sempre existir na rotina de quem possui metas e deseja cumpri-las dentro de um determinado período de tempo. 

A disciplina é quando você faz o que precisa fazer mesmo que não tenha vontade, é quando vai para a academia mesmo morrendo de preguiça, pois sabe que a sua meta é perder tantos quilos e não deixará que nada te impeça de fazer isso. 

Mantenha metas de curto e longo prazo 

E é claro que também não poderíamos deixar de falar sobre a criação de metas a curto e longo prazo, seja para a sua empresa de dobradeira de chapas ou para a sua família, pois assim, você terá uma melhor visão sobre tudo o que conquistou e deseja conquistar. 

Por exemplo, você pode colocar a meta de viajar para um outro país como uma de longo prazo e a meta de comprar uma nova televisão como uma de curto prazo. Assim, você conseguirá investir o que precisa em cada uma delas e vê-las se realizando aos poucos. 

Essas podem até parecer dicas simples, mas acredite, na hora de traçar suas metas e objetivos, farão toda a diferença, pois irão trabalhar justamente na construção de destinos realistas e personalizados para você. 

Principais erros a serem evitados nesse momento

Assim como é importante saber o que fazer, também é bom saber o que não fazer nesse processo, por isso, selecionamos alguns dos principais erros que podem atrapalhar esse processo e que precisam ser evitados. Confira abaixo quais são eles: 

Objetivos fora da sua realidade 

O primeiro é evitar objetivos que estejam fora da sua realidade, como mencionamos anteriormente, e isso vale tanto para os objetivos de uma empresa de elipse E3 quanto para suas metas como estudantes. 

Ao traçar objetivos fora da sua realidade, as chances deles serem alcançados são bem pequenas e, caso você não os alcance, a frustração será grande, o que te impedirá de traçar outros objetivos de vida. 

Mudanças bruscas e rápidas 

Além disso, fazer mudanças bruscas e rápidas também é um grande erro, afinal de contas, nada muda do dia para a noite ou de uma hora para outra, toda mudança deve começar aos poucos e se adaptar a sua vida. 

Por exemplo, de nada adianta querer começar a praticar exercícios físicos por uma hora e todos os dias, pois você ainda não está acostumado com isso, deve-se começar aos poucos até que se construa o hábito que deseja neste novo ano.  

Depender só da motivação 

Por fim, mas longe de ser menos importante, depender apenas da motivação para a realização de suas metas é algo que pode fazer toda a diferença em uma marca de filtros hidráulicos e também em sua vida pessoal. 

Ao depender apenas da motivação, você acaba ficando à mercê apenas do que sente e não faz o que realmente precisa ser feito, que é o que faz toda a diferença na hora de ir atrás de seus objetivos e alcançá-los. 

Ao evitar erros como esses, você consegue construir metas e objetivos que podem não ser os mais fáceis de alcançar, mas aqueles que respeitam a sua realidade e que realmente farão uma grande diferença em sua vida. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá traçar metas e objetivos para diferentes áreas de sua vida e com a certeza de saber que está desenvolvendo-as da maneira correta e alinhando o que precisa para ser feliz e ter um ano de qualidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade