O que são suplementos vitamínicos?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2021

Sabemos que os suplementos em geral são conhecidos por proporcionarem uma série de benefícios para quem faz uso deles, mas isso funciona bem com os suplementos vitamínicos? Assim como qualquer coisa, eles podem ser indicados para algumas pessoas e para outras não, como, por exemplo, quem já é dotado de vitaminas ao tomar suplementos pode sobrecarregar o corpo e causar problemas de saúde. Um dos suplementos deste tipo mais conhecido é o BCAA que fornece a importante glutamina.

Suplementos vitamínicos representam suporte para o corpo. Eles são especialmente adequados para várias situações em que o corpo não pode funcionar normalmente devido à aquisição desses nutrientes essenciais. Seu uso é a maneira mais fácil de atender às necessidades dos organismos, dependendo das condições do organismo ou das atividades de desenvolvimento humano.

Como funciona os suplementos vitamínicos?

Os suplementos vitamínicos podem trazer muitos benefícios, mas o segredo para obter sucesso com as vitaminas e minerais é possuir uma dieta equilibrada. Antes de começara a tomar suplementos de vitaminas e minerais, discuta seu plano de dieta com seu médico.

A comida sempre vem antes

A recomendação dos nutricionistas, é colocar a alimentação em primeiro lugar, pois os alimentos conseguem fornecer diversas vitaminas e minerais, assim como alguns fatores dietéticos que não podem ser fornecidos pelos suplementos vitamínicos ou minerais. Veja um exemplo: nos alimentos é passível encontrara o fornecimento de diversos compostos bioativos e fibras alimentares, que dificilmente serão encontradas em um suplemento. Vale ressaltar ainda, que não são todos os suplementos que podem fornecer total absorção das vitaminas.

Um voluntário da American Heart Association, Kris-Etherton, falou: caso seja tomado com o estômago vazio, parte das vitaminas lipossolúveis não terão a absorção bem sucedida como se fosse consumida com um alimento com um fornecimento de gordura.

O que são suplementos vitamínicos
O que são suplementos vitamínicos

É possível ter ajuda dos suplementos

Mesmo que a dieta seja fundamental para a obtenção das principais vitaminas e minerais, também pode ser encontrada ajuda nos suplementos. Por exemplo, se você está tentando comer alimentos saudáveis, mas ainda tem deficiência em algumas áreas, os suplementos fornecem uma boa ajuda nessas casos.

É fundamental ter certeza de que eles estão sendo tratados como uma dieta saudável – não um substituto para alimentos ricos em nutrientes. Eles são suplementos, não substitutos. Só use suplementos se seu médico os tiver recomendado. Um suplemento geralmente fornece 100% da dose diária recomendada para todas as vitaminas e minerais.

Portanto, parte dos nutricionistas pensam da seguinte forma: se uma dieta alimentar saudável não atender às necessidades nutricionais, os suplementos são bons.

Deve ser feito o melhor para você

Conforme mencionado anteriormente, discuta seu plano de dieta pessoal com seu médico antes de tomar suplementos de vitaminas e minerais.

Quais são os tipos de suplementos vitamínicos

Existe uma variedade de suplementos vitamínicos, porém, alguns são destaques devido sua composição e funcionalidade eficaz, como o citado a seguir:

BCAA

Resumindo, o BCAA é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada. É uma das principais fontes de nitrogênio, pois é utilizado para sintetizar glutamina e alanina. A glutamina é uma das substâncias mais importantes durante o exercício, pois pode regular a ativação das proteínas do estresse. Essa substância também contribui para o funcionamento do sistema imunológico e combate elementos que podem ser prejudiciais durante o treinamento. A glutamina está presente em nosso corpo e fornece nutrientes para a via de síntese de energia. Com o BCAA, seu corpo funcionará melhor e você ainda terá energia para uma série de exercícios.

Veja para que este suplemento serve: as moléculas do suplemento BCAA tem uma estrutura muito especial, igual à estrutura de nossas fibras musculares. Pesquisas científicas mostram a importância dos aminoácidos, especialmente a leucina, na regulação do anabolismo muscular que envolve a síntese e degradação muscular. No treinamento, todos os aminoácidos são usados, então o BCAA pode prevenir a fadiga muscular. Os suplementos também podem ajudá-lo a realizar várias outras coisas, como regular o sistema imunológico, melhorar o desempenho e aumentar a taxa de metabolismo e a perda de peso.

Quais são os benefícios dos suplementos vitamínicos?

Já que você entendeu anteriormente o funcionamento dos suplementos, agora podemos abordar quais são os benefícios trazidos por eles se administrados corretamente.

Ajuda a combater os processos de envelhecimento

Os processos de envelhecimento do corpo não acontecem apenas visualmente, como no estado da pele. O tecido muscular e as células presentes no sistema imunológico também envelhecem.

A principal atividade que pode atenuar esse processo natural são os antioxidantes. Essas substâncias podem eliminar a oxidação dos radicais livres nas células e tecidos do corpo. Além disso, eles também podem fortalecer as defesas do corpo e fortalecer os tecidos de forma  geral. Além do mineral selênio, os principais antioxidantes do processo antienvelhecimento incluem as vitaminas A, C e E.

Ajuda quem pratica atividades físicas

As vitaminas conseguem regular o metabolismo e várias funções do corpo. Na verdade, eles são essenciais no mecanismo de energia das proteínas, gorduras e carboidratos, essenciais para o fisiculturista.

Por isso, principalmente quem pratica atividades físicas de alta intensidade necessita de mais vitaminas B1, B2 e B6 (sendo vitaminas do complexo B), que estão diretamente envolvidas no processo de produção de energia do organismo. Quando a ingestão de frutas e vegetais pelos atletas é insuficiente, os suplementos tornam-se mais importantes.

Auxilia no tratamento de algumas doenças

Algumas doenças podem fazer com que a absorção de vitaminas e nutrientes pelo corpo seja restringida. Entre essas doenças, as seguintes são mais comuns:

  • Diverticulite;
  • Doença celíaca (intolerância ao glúten);
  • Doença de Crohn (inflamação gastrointestinal);
  • Retocolite ulcerativa.

Quando isso acontece, os suplementos vitamínicos são necessários, não apenas para fornecer nutrientes de difícil absorção, mas também para aumentar as capacidades de defesa do organismo dessas pessoas.

Fortalece a imunidade do corpo

A capacidade do corpo de resistir a invasores (bactérias, fungos e vírus) é fornecida pelo sistema imunológico, que necessita de algumas vitaminas e minerais para funcionar adequadamente. Portanto, quando a dieta de uma determinada pessoa não pode fornecer esses nutrientes ou o corpo não pode absorvê-los adequadamente, a solução eficaz é suplementar as vitaminas.

Exemplos de nutrientes essenciais para manter o sistema imunológico e o funcionamento normal são principalmente as vitaminas A, C, E, B9 (ácido fólico) e os minerais selênio e zinco.

Veja quais são os benefícios em algumas condições específicas

Os suplementos vitamínicos, além dos benefícios citados acima, também auxilia em situações específicas, conforme demonstrado abaixo:

  • Em dietas restritivas: por razões terapêuticas ou tratamentos de estética, a adoção de uma dieta com certas restrições pode limitar o acesso do corpo a nutrientes importantes. Nestes casos, sem atrapalhar a dieta, os suplementos vitamínicos conseguem suprir às necessidades nutricionais, fornecendo elementos que não estão presentes na dieta recomendada;
  • Na gravidez: a gravidez é o período em que os bebês em desenvolvimento e as mulheres grávidas podem atender às suas necessidades nutricionais com suplementos de vitaminas. Em geral, além de cálcio e ferro, vitaminas A, C, D e do complexo B também são recomendados;
  • Para os idosos: com a idade, o corpo fica mais suscetível a doenças. Além disso, é comum que o uso de alguns medicamentos limite a capacidade de absorver certas vitaminas. Dessa forma, os suplementos vitamínicos conseguem fornecer nutrientes com capacidade de fortalecer o sistema imunológico, além dos que são poucos absorvidos por causa do medicamento.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade