O que são as pesquisas de avaliação de desempenho?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 11, 2022

A avaliação de desempenho é um recurso usado pela gestão de recursos humanos para fazer melhorias contínuas dentro da empresa. Gestores e líderes precisam estar atentos a esse processo e entender como estão as habilidades dos funcionários.

Por meio dela, é possível saber qual é a situação atual da companhia em relação à performance de seus profissionais em várias áreas. O propósito é saber quais pontos precisam ser melhorados, impulsionando os resultados individuais e coletivos.

Mais do que isso, a avaliação de desempenho promove melhorias no clima organizacional, além de ser uma prática que aumenta o engajamento dos trabalhadores dentro da corporação.

Isso acontece porque quando os funcionários sabem que seu desempenho é avaliado e mensurado com base em suas ações no dia a dia, esforçam-se para mostrar bons resultados e sentem que são reconhecidos.

Mas para fazer a avaliação de desempenho, é necessário conhecer um pouco mais sobre ela, e é justamente sobre isso que se falará aqui.

Será possível ver qual é seu conceito, para que serve, os tipos de avaliação de desempenho, seu objetivo, o que oferece e como estruturar do jeito certo.

Conceito e função da avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho nada mais é do que uma estratégia usada pelo setor de recursos humanos para analisar as entregas e as habilidades dos funcionários, dentro de determinado período.

Hoje em dia, é possível usar diferentes ferramentas e metodologias para avaliar o profissional, e o gestor do RH precisa determinar junto com o time qual delas faz mais sentido para a corporação.

Assim, os funcionários de uma empresa de conserto módulo injeção saberão de que modo serão avaliados, tornando o processo transparente.

Por meio da avaliação de desempenho fica mais fácil identificar os colaboradores mais preparados e aqueles que precisam melhorar e se desenvolver. 

A metodologia ajuda a realizar uma gestão de desempenho estratégica, ajudando na evolução do time e da empresa.

Também é uma forma de verificar a eficiência dos métodos usados para contratar, e quando o funcionário é bem avaliado, os processos de seleção estão bem alinhados.

É bastante usada dentro das companhias porque serve para mensurar a performance dos colaboradores, além de ser uma excelente estratégia para estruturar o processo de remuneração variável da corporação.

Tipos de avaliação de desempenho

Depois de saber o que é e para que serve a avaliação de desempenho, é importante saber quais são os seus principais tipos. São eles:

  • Autoavaliação;
  • Avaliação de equipe;
  • Escala gráfica;
  • 360 graus.

A autoavaliação também é conhecida como avaliação de desempenho individual e é uma das mais usadas dentro das empresas. Deve ser realizada em duas etapas, sendo a primeira por meio de um questionário que identifique os pontos fortes e fracos.

Depois, o superior discute o que precisa ser melhorado na performance do colaborador. O profissional descobre um pouco mais sobre seu comportamento e os resultados que alcança, reconhecendo o que deve melhorar.

A avaliação de desempenho da equipe é fundamental para que um escritório de arquitetura voltado para projetos de apartamento completo planejado possa melhorar seus resultados.

É dessa forma que são realizados ajustes que alinham os membros do time, a companhia consegue aperfeiçoar o fluxo de trabalho, melhorar o relacionamento e promover a comunicação entre os funcionários.

O modelo de avaliação de desempenho mais simples e tradicional é a escala gráfica, em que cria-se um formulário com colunas organizado de maneira sistemática.

Na primeira coluna estão as variáveis que serão avaliadas, como pontualidade, assiduidade, criatividade e trabalho em equipe.

Nas outras colunas é necessário incluir valores de cada variável, podendo ser ruim, regular, bom ou ótimo, ou, caso a empresa prefira, pode atribuir notas de 0 a 5.

A escala gráfica pode ser usada junto com a avaliação 360 graus, tendo em vista que se trata da mais completa, uma vez que todos os envolvidos nos processos de trabalho são convidados para participar.

Dentro de uma empresa de laudo técnico elétrico para seguradora, isso envolve líderes, colaboradores e até mesmo clientes e fornecedores.

Depois é feita uma comparação entre as considerações dos avaliadores e a opinião do avaliado, o que gera feedbacks valiosos. O propósito desse tipo é oferecer uma visão 360 de como está o desempenho dos funcionários.

Objetivo da avaliação de desempenho

O objetivo da avaliação de desempenho é mensurar os resultados de um profissional ou uma equipe dentro da organização. É por meio dela que o RH avalia metas, resultados e a maneira como as tarefas são executadas.

O gestor verifica se tudo está acontecendo de acordo com o esperado pela companhia, por essa razão, é uma ferramenta que ajuda a verificar se a organização está alcançando seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Dentro de uma empresa de projeto spda estrutural, a avaliação de desempenho ajuda a identificar pontos de melhoria para que a equipe consiga melhorar sua performance.

Também é uma forma de observar pontos fortes de cada membro, gera oportunidades de treinamento e mudanças que melhoram os resultados, além de ser uma forma de documentar um histórico de desempenho dos profissionais.

Isso é muito útil para promoções e análise de plano de cargos e salários. Também tem como objetivo aumentar o engajamento dos profissionais e evitar a alta taxa de rotatividade.

O que a avaliação de desempenho tem a oferecer?

A avaliação de desempenho é muito melhor quando as respostas são confidenciais, pois isso permite que os funcionários respondam de maneira sincera, trazendo resultados precisos.

Só que o processo não é tão simples, pois se os colaboradores não querem que seus nomes sejam associados às respostas que oferecem, então é um sinal de que não confiam na corporação.

Se não houver confiança, o desempenho e as relações de trabalho são afetados. Além disso, nem mesmo garantindo a confidencialidade das respostas garante que os participantes respondam com veracidade.

Um fabricante de empilhadeira elétrica 2000 kg deve estar atento a isso porque mesmo que as respostas sejam honestas, não são necessariamente válidas.

Além disso, a variedade das respostas pode gerar conflitos e reduzir ainda mais o nível de confiança.

Como estruturar a avaliação de desempenho?

Para fazer a avaliação de desempenho, primeiro é necessário fazer um planejamento para definir os objetivos. Isso inclui expectativas, metas, trabalho, tarefas e responsabilidades, e existem diversas ferramentas para organizar essas informações.

Primeiro veja o que será avaliado, por que será avaliado, quando isso vai acontecer, quem vai fazer a avaliação, como ela será feita e quanto custa.

Para entregar o melhor serviço quando alguém pesquisa sobre cirurgia maxilar gato preço, durante a avaliação de desempenho, também é necessário elaborar o formulário de avaliação.

Primeiro defina padrões é insira todas as informações de maneira clara e concisa, pois isso evita dupla interpretação que pode atrapalhar a veracidade das respostas.

As questões devem ser divididas em categorias, por exemplo, se a intenção é saber quais são as soft skills do colaborador, é importante que o formulário apresente habilidades específicas, como resiliência, disciplina e assiduidade.

O corpo da avaliação deve ter cabeçalho, título, identificação do avaliado, identificação do avaliador, instruções, quesitos e respostas, comentários do avaliador, resultado da avaliação e autenticação.

Feito isso, o avaliador de uma empresa de instalação e manutenção de portão eletronico deve escolher os tipos de questões, que podem ser discursivas ou objetivas.

Depois é o momento de coletar as informações, sendo esta uma etapa que varia de acordo com o tipo de avaliação de desempenho que a empresa está usando.

Feita a coleta das informações, é o momento de elaborar um documento em formato de relatório que vai separar o esforço realizado dos próximos passos. O ideal é que esse processo seja automatizado para facilitar o cruzamento de informações.

Depois que o relatório estiver pronto, chegou o momento de oferecer feedback para os colaboradores. Eles precisam estar preparados e alinhados para que possam atender um cliente que pesquisou sobre retífica de virabrequim corsa preço da melhor forma.

Para isso, é possível usar elementos visuais, como gráficos, para que possam entender um pouco mais os resultados. É muito importante ser específico na área de oferecer o feedback e definir a modalidade da comunicação.

Considerações finais

Uma empresa precisa procurar entender qual é o desempenho de sua equipe e se seus funcionários estão alinhados para alcançar os resultados esperados.

A avaliação de desempenho serve justamente para isso e seus diferentes tipos podem ser usados de acordo com as necessidades da corporação.

Neste artigo, pôde-se entender um pouco mais sobre o assunto e de que maneira colocar a metodologia em prática dentro do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade