O que é o Metaverso? Entenda tudo sobre essa nova tendência

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A tecnologia avança de forma cada vez mais dinâmica. O que acaba por apresentar um conjunto de novas possibilidades para a sociedade como um todo, tanto para aqueles que ocupam a posição de cliente como para as empresas. E o metaverso pretende mudar isso.

Tornando ainda mais tênues as linhas que separam o público das companhias, com ambos passando a conviver dentro de uma mesma plataforma. Apenas intensificando uma situação que já é possível de ser vista no cenário digital atual, como por meio das redes sociais.

Isso porque não é somente as tecnologias que se modificam, mas também a forma com que o público se relaciona às novas possibilidades trazidas por esses avanços digitais, que acabam por ditar uma série de novos comportamentos em relação aos indivíduos em geral.

Sendo possível destacar, por exemplo, a situação do e-commerce, no qual os empreendimentos cada vez mais passam a trabalhar com um cenário digital em relação à comercialização dos seus produtos e serviços, tudo diante de um formato de fácil acesso.

A tornar possível com que um indivíduo busque no seu navegador de internet por “sistema de automação comercial preço” e seja então direcionado a uma série de resultados, que apontam os endereços de contato de empresas que trabalham com esse tipo de serviço.

Seja por meio do site dessas companhias ou de suas redes sociais. Canais esses nos quais é possível, por meio dos sistemas de atendimento disponíveis, fazer um orçamento sobre a expansão de um projeto a ser contratado por esse cliente com tal empresa.

Esse sendo apenas um exemplo capaz de explicar o fenômeno comercial que se tornaram as plataformas digitais, auxiliando com que uma companhia consiga alcançar uma melhor associação junto ao seu público, atingindo assim melhores resultados de fundo comercial.

Tal como um distribuidor de tela soldada, que mesmo se tratando de um negócio visto tradicionalmente como algo do setor físico, pode também otimizar suas estratégias de venda ao adotar um sistema digital de vendas ou de comunicação com o seu público.

E diante desse processo de aproximação com uma audiência, por meio do uso de canais digitais, destaca-se então essa nova plataforma que aos poucos vem ganhando uma nova percepção pelo público e pelo mercado. Um cenário conhecido como metaverso.

Sobre o que se trata o metaverso?

O metaverso se trata de um conceito antigo, mas que passa a ter um maior destaque para a sociedade diante do seu processo recente de implementação. Sendo possível por causa das altas tecnologias que passam a estar disponíveis para o meio comercial e digital.

De forma resumida, o metaverso pode ser definido como uma plataforma de interação digital, no qual os usuários podem se comunicar entre si, através de um sistema eletrônico que busca simular as relações e atividades que são executadas no mundo real.

Seja participar de uma reunião de negócios, participar de um evento cultural, assim como dar um passeio no shopping. A grande diferença é que essas atividades agora podem ser feitas diretamente na internet, não tendo que seguir regras comuns da realidade.

Permitindo, por exemplo, que os profissionais de uma multinacional possam se reunir através de uma conferência no metaverso, independentemente da posição física dos participantes, podendo se encontrar em diferentes cidades, países e até continentes.

Facilitando assim com que o processo de tomada de decisões em uma empresa de serviço de gerenciamento de resíduos de foco internacional, a oferecer o seu ofício para os mais variados tipos de mercado de capital estrangeiro, reunindo esses profissionais diversos.

Tudo isso dentro de um universo digital que pode ser acessado com o auxílio de um equipamento adequado, como os óculos de realidade virtual, capazes de transportar um usuário até um ambiente que simula a realidade, trazendo maiores possibilidades.

Diante dessa descrição, é possível ter a impressão de já ter visto esse conceito em algum livro antigo ou filme de ficção científica, que antes mesmo da ampliação de acesso aos canais digitais já traziam referência a um universo virtual a ser frequentado pelas pessoas.

O metaverso em si, foi um termo citado em 1992 no livro Nevasca (Snow Crash), do autor americano Neal Stephenson, em uma obra inspirada na cultura cyberpunk que trabalhava com a ideia de um universo digital, no qual os indivíduos poderiam interagir.

Conceito esse que foi sendo trabalhado com o passar dos anos, tanto pela literatura, como pelo mundo real através dos novos empreendimento relacionado ao setor de tecnologia, trazendo soluções que explicam a ampliação de uma empresa de criação de softwares.

A oferecer respostas positivas tanto para o mercado quanto para o público, que por meio do uso de diferentes equipamentos e ferramentas digitais, torna-se possível para ambos alcançarem melhores resultados em relação às suas atividades comerciais.

A atenção do mercado para o metaverso

Se existe alguma prova de como o metaverso se trata de uma dos grandes investimentos do mercado para o futuro, está na presença cada vez maior das empresas dentro desse sistema digital, trabalhando com a disponibilização de novas estratégias ao público.

Como é o caso do Facebook, empresa de tecnologia que começou como uma rede social, mas que hoje abrange um conjunto amplo de soluções tecnológicas em relação às interações sociais a serem realizadas na internet.

O Facebook, ou melhor, a Meta Platforms, novo nome da companhia, é uma das empresas que mais promete investir no conceito do metaverso. Tudo isso com a realização de diferentes ações e eventos dentro dessa plataforma, sendo possível destacar alguns como:

  • Shows;
  • Jogos eletrônicos;
  • Transmissão de eventos esportivos;
  • Ações promocionais de uma marca.

Alguns exemplos de interações que já podem ser realizadas dentro do metaverso, a 

permitirem o mesmo tipo de destaque com que um móbile promocional pode trazer para  divulgação de um produto dentro de uma loja.

Com as empresas usando das possibilidades trazidas pelo metaverso para amplificar a relação com o seu público, e dessa forma alcançarem melhores resultados dentro dos seus respectivos mercados.

Mas para quem busca conhecer todas as possibilidades possíveis no metaverso, é importante então compreender uma série de conceitos e de tecnologias que estão diretamente associadas a esse universo de interações digitais.

Pontos de destaque do metaverso

O metaverso trabalha com um conjunto de aplicações que podem modificar os mais diversos mercados que se encontram presentes no cenário digital.

De uma loja virtual, até uma fábrica de acoplamentos de motores elétricos, a usar da internet como um canal de aproximação com o seu público de perfil empresarial. Em uma relação que explica a importância das ferramentas digitais para o mercado como um todo.

E diante da migração dessas empresas para o metaverso, é possível destacar também algumas ferramentas e estratégias em especial, entre elas:

Realidade virtual

Um dos grandes braços tecnológicos do metaverso é o conceito de VR (Virtual Reality), ou seja, a realidade virtual. Uma tecnologia que permite aos usuários serem transportados para um ambiente digital que simula a realidade, através do uso de um óculos especial.

Expansão dos NFTs

O conceito de NFT, ou seja, a propriedade sobre uma imagem de origem digital, também promete se expandir dentro do metaverso, por se tratar de um ambiente de base virtual, no qual o comércio de propriedade virtuais promete se tornar cada vez maior.

Comércio e interação digital

Se o mercado digital já apresenta níveis de crescimento no cenário atual, com o metaverso ele deve crescer ainda mais. Por permitir com que um usuário comece buscando por “consultoria ambiental orçamento” e termine sendo levado ao perfil digital da empresa.

No qual ela pode apresentar características do seu serviço, entre outras particularidades, aumentando assim a possibilidade com que um cliente faça negócios com tal companhia. Expandindo junto a isso, o conceito de interação junto ao público.

Permitindo então com que uma empresa possa ter uma relação mais próxima do seu público, e por meio disso alcançar melhores resultados em suas estratégias comerciais. Chegando assim aos maiores benefícios possíveis juntos ao metaverso.

Uma plataforma capaz de trazer vantagens competitivas para o mercado, assim como benefícios para o próprio consumidor, por meio de uma maior interação com os produtos e serviços aos quais ele pode comprar e contratar através desse canal digital.

Destacando nesse caso a importância com que o meio empresarial saiba como adaptar os seus negócios para o sistema apresentado pelo metaverso. Sendo preciso ter acesso tanto a uma consultoria contábil para empresas, como também uma de foco digital.

A auxiliar uma companhia sobre como se adaptar a esse cenário digital, permitindo com que ela consiga se expandir a partir desse sistema, com o metaverso sendo o próximo passo de interação tanto para o público como para as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.