O que é gestão de pessoas?

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por admin
em setembro 22, 2021

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoal pode ser definida como a obtenção, utilização e manutenção de uma força de trabalho satisfeita. É uma parte significativa da gestão preocupada com os funcionários no trabalho e com seu relacionamento dentro da organização.

Gestão de pessoas é o planejamento, organização, remuneração, integração e manutenção de pessoas com o objetivo de contribuir para os objetivos organizacionais, individuais e sociais.

Natureza da Gestão de Pessoal

A gestão de pessoal inclui as funções de emprego, desenvolvimento e remuneração. Essas funções são desempenhadas principalmente pela gestão de pessoal em consulta com outros departamentos.

A gestão de pessoal é uma extensão da gestão geral. Preocupa-se em promover e estimular mão-de-obra competente para dar sua contribuição plena à preocupação.

A gestão de pessoal existe para aconselhar e auxiliar os gerentes de linha em questões de pessoal.

Portanto, o departamento de pessoal é o departamento de pessoal de uma organização.

A gestão de pessoal enfatiza a ação, em vez de fazer cronogramas, planos e métodos de trabalho longos.

Os problemas e queixas das pessoas no trabalho podem ser resolvidos de forma mais eficaz por meio de políticas de pessoal fundamentadas.

É baseado na orientação humana. Tenta ajudar os trabalhadores a desenvolver plenamente seu potencial para a preocupação.

Ele também motiva os funcionários por meio de seus planos de incentivos eficazes para que os funcionários forneçam a mais completa cooperação.

A gestão de pessoal lida com os recursos humanos de uma preocupação. No contexto de recursos humanos, gere tanto trabalhadores individuais como operários.

Função do gerente de pessoal

O gerente de pessoal é o chefe do departamento de pessoal. Ele desempenha funções gerenciais e operacionais de gerenciamento. Seu papel pode ser resumido como:

O gerente de pessoal fornece assistência à alta administração. A alta administração são as pessoas que decidem e definem as políticas primárias da preocupação.

Todos os tipos de políticas relacionadas a pessoal ou força de trabalho podem ser formulados de maneira eficaz pelo gerente de pessoal.

O gerente de pessoal atua como um consultor de equipe e auxilia os gerentes de linha no tratamento de vários assuntos de pessoal.

Como conselheiro, o gerente de pessoal atende aos problemas e queixas dos funcionários e os orienta. Ele tenta resolvê-los da melhor maneira possível.

O gerente de pessoal atua como um mediador: ele é um pino de ligação entre a gerência e os trabalhadores.

Ele atua como porta-voz.

Por estar em contato direto com os funcionários, é obrigado a atuar como representante da organização em comitês indicados pelo governo. Ele representa a empresa em programas de treinamento.

Funções de Gestão de Pessoal

Seguem-se as quatro funções da Gestão de Pessoal:

  • Planejamento de recursos Humanos
  • Recrutamento
  • Seleção
  • Treinamento e desenvolvimento

Ser um gerente eficaz exige trabalho. Se você é novo na função com pouco ou nenhum treinamento, descobrirá que há uma diferença entre ser um ótimo funcionário e gerenciar ótimos funcionários.

Aqui estão cinco conceitos que os gerentes provavelmente conhecem:

1.  Determine quem é quem

Conheça as personalidades da sua equipe – e quem você é. Minhas quatro personalidades de playground ajudam você a fazer isso. Pergunte: “Que tipo de criança eu era no parquinho?” Aquele que:

  • Garantiu que todos pudessem jogar? O pacificador.
  • Fez todo mundo se alinhar e contar? O organizador.
  • Mudou as regras no meio do jogo? O revolucionário.

Queria jogar do meu jeito? O rolo compressor.

Depois de descobrir a personalidade de seu playground, determine quem está nele. Não perca os sinais. As pessoas são muito claras com a linguagem corporal, o uso das palavras e as intenções.

Os pacificadores apreciam a comunicação e a colaboração. Se os olhos de um funcionário saltam quando os outros discutem, isso é uma pista.

Os organizadores são estruturados e decisivos. Se um funcionário chega a uma reunião com gráficos ou papel codificado por cores, ele é um organizador.

Os revolucionários odeiam a rotina e preferem se adaptar ao momento. Você reconhecerá um revolucionário quando perguntar: “De onde veio isso?”

2.  Mostre respeito

O respeito começa com o gerente. Dizer “olá” ou “obrigado” ajuda muito. Para mostrar respeito:

  • Brainstorm de ideias com pacificadores.
  • Forneça um trabalho significativo com prazos para os organizadores.
  • Atribua tarefas de emergência aos revolucionários.
  • Peça a opinião dos rolos compressores.

3.  Enfrente os fatos

Nem todo mundo coleta fatos da maneira que você faz, então faça perguntas, esteja aberto para aprender e não encerre as discussões muito cedo. Quando você achar que tem os fatos, pergunte novamente para ter certeza.

4.  Encontre o humor

O humor nunca deve ser pessoal, mas tente descobrir o absurdo que invade o espaço de trabalho de todos e ilumina o clima. O humor ajuda os funcionários a se relacionarem com você e cria camaradagem para tarefas difíceis.

5.  Junte tudo

Os gerentes são pagos para fazer o trabalho. Se algo der errado com seu plano, não vá imediatamente para o plano B. Aproveite as personalidades e a maneira como cada uma aborda um problema.

Entender seus funcionários e capacitá-los a lidar com seu trabalho da maneira que lhes convém irá livrar-se do nervosismo do gerente pela primeira vez e ajudá-lo a se tornar um profissional experiente e confiante.

As habilidades de gestão de pessoas, também conhecidas como ‘habilidades sociais’, são mais difíceis de definir do que as habilidades técnicas. Incluem habilidades como comunicação, confiança e paciência, para citar alguns e simplesmente, são as habilidades de que você precisa para tratar, comunicar-se e liderar seu pessoal como gerente para obter o máximo de resultados.

Um gerente com essas habilidades pode ser a diferença entre uma equipe frustrada, confusa e com baixo desempenho e uma equipe produtiva, motivada e engajada.

A gestão de pessoal pode ser definida como a obtenção, utilização e manutenção de uma força de trabalho satisfeita. É uma parte significativa da gestão preocupada com os funcionários no trabalho e com seu relacionamento dentro da organização.

Gestão de pessoas é o planejamento, organização, remuneração, integração e manutenção de pessoas com o objetivo de contribuir para os objetivos organizacionais, individuais e sociais.

Natureza da Gestão de Pessoal

A gestão de pessoal inclui as funções de emprego, desenvolvimento e remuneração. Essas funções são desempenhadas principalmente pela gestão de pessoal em consulta com outros departamentos.

A gestão de pessoal é uma extensão da gestão geral. Preocupa-se em promover e estimular mão-de-obra competente para dar sua contribuição plena à preocupação.

A gestão de pessoal existe para aconselhar e auxiliar os gerentes de linha em questões de pessoal.

Portanto, o departamento de pessoal é o departamento de pessoal de uma organização.

A gestão de pessoal enfatiza a ação, em vez de fazer cronogramas, planos e métodos de trabalho longos.

Os problemas e queixas das pessoas no trabalho podem ser resolvidos de forma mais eficaz por meio de políticas de pessoal fundamentadas.

É baseado na orientação humana. Tenta ajudar os trabalhadores a desenvolver plenamente seu potencial para a preocupação.

Ele também motiva os funcionários por meio de seus planos de incentivos eficazes para que os funcionários forneçam a mais completa cooperação.

A gestão de pessoal lida com os recursos humanos de uma preocupação. No contexto de recursos humanos, gere tanto trabalhadores individuais como operários.

Função do gerente de pessoal

O gerente de pessoal é o chefe do departamento de pessoal. Ele desempenha funções gerenciais e operacionais de gerenciamento. Seu papel pode ser resumido como:

O gerente de pessoal fornece assistência à alta administração. A alta administração são as pessoas que decidem e definem as políticas primárias da preocupação.

Todos os tipos de políticas relacionadas a pessoal ou força de trabalho podem ser formulados de maneira eficaz pelo gerente de pessoal.

O gerente de pessoal atua como um consultor de equipe e auxilia os gerentes de linha no tratamento de vários assuntos de pessoal.

Como conselheiro, o gerente de pessoal atende aos problemas e queixas dos funcionários e os orienta. Ele tenta resolvê-los da melhor maneira possível.

O gerente de pessoal atua como um mediador: ele é um pino de ligação entre a gerência e os trabalhadores.

Ele atua como porta-voz.

Por estar em contato direto com os funcionários, é obrigado a atuar como representante da organização em comitês indicados pelo governo. Ele representa a empresa em programas de treinamento.

Funções de Gestão de Pessoal

Seguem-se as quatro funções da Gestão de Pessoal:

  • Planejamento de recursos Humanos
  • Recrutamento
  • Seleção
  • Treinamento e desenvolvimento

Ser um gerente eficaz exige trabalho. Se você é novo na função com pouco ou nenhum treinamento, descobrirá que há uma diferença entre ser um ótimo funcionário e gerenciar ótimos funcionários.

Aqui estão cinco conceitos que os gerentes provavelmente conhecem:

1.  Determine quem é quem

Conheça as personalidades da sua equipe – e quem você é. Minhas quatro personalidades de playground ajudam você a fazer isso. Pergunte: “Que tipo de criança eu era no parquinho?” Aquele que:

  • Garantiu que todos pudessem jogar? O pacificador.
  • Fez todo mundo se alinhar e contar? O organizador.
  • Mudou as regras no meio do jogo? O revolucionário.

Queria jogar do meu jeito? O rolo compressor.

Depois de descobrir a personalidade de seu playground, determine quem está nele. Não perca os sinais. As pessoas são muito claras com a linguagem corporal, o uso das palavras e as intenções.

Os pacificadores apreciam a comunicação e a colaboração. Se os olhos de um funcionário saltam quando os outros discutem, isso é uma pista.

Os organizadores são estruturados e decisivos. Se um funcionário chega a uma reunião com gráficos ou papel codificado por cores, ele é um organizador.

Os revolucionários odeiam a rotina e preferem se adaptar ao momento. Você reconhecerá um revolucionário quando perguntar: “De onde veio isso?”

2.  Mostre respeito

O respeito começa com o gerente. Dizer “olá” ou “obrigado” ajuda muito. Para mostrar respeito:

  • Brainstorm de ideias com pacificadores.
  • Forneça um trabalho significativo com prazos para os organizadores.
  • Atribua tarefas de emergência aos revolucionários.
  • Peça a opinião dos rolos compressores.

3.  Enfrente os fatos

Nem todo mundo coleta fatos da maneira que você faz, então faça perguntas, esteja aberto para aprender e não encerre as discussões muito cedo. Quando você achar que tem os fatos, pergunte novamente para ter certeza.

4.  Encontre o humor

O humor nunca deve ser pessoal, mas tente descobrir o absurdo que invade o espaço de trabalho de todos e ilumina o clima. O humor ajuda os funcionários a se relacionarem com você e cria camaradagem para tarefas difíceis.

5.  Junte tudo

Os gerentes são pagos para fazer o trabalho. Se algo der errado com seu plano, não vá imediatamente para o plano B. Aproveite as personalidades e a maneira como cada uma aborda um problema.

Entender seus funcionários e capacitá-los a lidar com seu trabalho da maneira que lhes convém irá livrar-se do nervosismo do gerente pela primeira vez e ajudá-lo a se tornar um profissional experiente e confiante.

As habilidades de gestão de pessoas, também conhecidas como ‘habilidades sociais’, são mais difíceis de definir do que as habilidades técnicas. Incluem habilidades como comunicação, confiança e paciência, para citar alguns e simplesmente, são as habilidades de que você precisa para tratar, comunicar-se e liderar seu pessoal como gerente para obter o máximo de resultados.

Um gerente com essas habilidades pode ser a diferença entre uma equipe frustrada, confusa e com baixo desempenho e uma equipe produtiva, motivada e engajada.

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