O que avaliar antes de adquirir uma cobertura?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em setembro 23, 2021

Correr atrás de anúncios de coberturas à venda, é a muito tempo uma decisão óbvia para todos aquelas pessoas que desejam obter propriedades de luxo.

Contudo, embora a fama desses tipos de imóveis ainda ser grande no segmento de luxo do Brasil, ainda tem bastante desorganização entre os clientes no que se refere do que é, de fato, uma cobertura.

Então, o que são coberturas, e como são distintas dos tipos mais normais de apartamento para adquirir no mesmo prédio?

O que é uma cobertura?

Conforme o Dicionário Oxford, uma cobertura é “um apartamento agradável e caro ou um conjunto de quartos no alto de um prédio”. Quando a definição passou a ser popular, os desenvolvedores seguiram a ideia original da palavra.

Mais na frente, a palavra também foi utilizada para determinar um flat exclusivo em outros andares, conforme os incorporadores notaram a chance de gerar grande lucros com o conceito de cobertura.

O conceito obteve popularidade inicialmente nos principais distritos comerciais globais, onde tamanho e privacidade passaram a ser cada vez mais difíceis de se achar em meio ao crescimento da população.

À medida que os padrões de demanda foram se desenvolvendo, os desenvolvedores passam a fazer mudanças na estrutura do prédio para comportar mais coberturas, que poderiam ser edificadas em qualquer local do prédio.

Como um prédio desenvolvido em diversas camadas como, digamos, um bolo de aniversário, que pode ter muitos tipos de cobertura à venda.

Há pouco tempo, os incorporadores começaram a utilizar o termo cobertura com ainda mais liberdade para determinar unidades exclusivas em projetos habitacionais que possuem características mais amplias do que as unidades restantes, por causa de sua vantagem em comodidades e localização.

Também será adequado dizer que dentro do negócio imobiliário de luxo, tem um submercado que poderia ser classificado como mercado de cobertura.

Os investidores nesse tipo, que almejam por privacidade e dão valor a exclusividade, buscam o melhor apartamento em um excelente projeto e normalmente estão dispostos a pagar um prêmio para assegurar uma unidade tão elaborada.

Contudo, como as coberturas ainda não são disponibilizas em alta quantidade no país, os desenvolvedores normalmente seguem o conceito padrão ao vender o produto.

Benefícios de uma cobertura

Mais espaço que os outros apartamentos, tetos altos e privacidade são as características típicas de coberturas que as diferenciam dos apartamentos comuns.

Visão aberta: coberturas normalmente oferecem luz natural ampla e ventilação e uma visão livre para os arredores. Esses são fatores que muitos não podem desembolsar em uma cidade grande. Essas unidades concedem mais sossego e tranquilidade, principalmente em razão das suas localizações.

Exclusividade: no Brasil, a particularidade de uma cobertura seria observada com admiração entre seus pares. O dono de uma cobertura normalmente usufrui de diversos serviços que outros moradores do prédio não tem.

Desvantagens das coberturas

Possuir um grande espaço também quer dizer uma maior necessidade de sua reparação a cada mês. As coberturas também são mais expostas a luz solar e ao ar, em relação a outras unidades do prédio.

Em consequência, em épocas de muito calor, o interior do apartamento pode ficar muito quente. Em épocas com bastante chuva, a infiltração pode ser normal.

Quase sempre os apartamentos nos andares de cima têm um preço de revenda relativamente baixo. Sua localização em um andar acima também afeta o preço de revenda das coberturas.

Em razão do valor fantasticamente alto, tal apartamento também teria menos interessados se os donos escolhessem colocar a propriedade sob aluguel.

Pelo menos no Brasil, onde a demanda por apartamentos para adquirir é alta no segmento de locação, o rendimento do aluguel gerado diante de uma cobertura ficaria bastante abaixo do esperado.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade