Musculação emagrece? A verdade que poucos falam.

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em outubro 8, 2021

Nesse post vamos tirar uma dúvida muito comum que as pessoas têm quando entra na academia com objetivo de emagrecer, que é se a musculação emagrece ou não.

A maioria das pessoas que buscam emagrecimento e estão matriculadas em uma academia, sempre preferem fazer atividades cardiovasculares como esteira ou então pedalar na bicicleta ergométrica ou então fazer exercícios no elíptico.

Pois, essas pessoas pensam que a musculação não ajuda emagrecer que ela serve apenas para ajuda a ganhar massa muscular.

Mas, até o final dessa leitura você vai ver porque você deve treinar a musculação junto com a prática de atividades cardiovasculares para conseguir emagrecer.

A musculação emagrece sim!

A musculação ajuda a emagrecer sim, porque um treino de musculação pesado gera um alto gasto calórico, esse alto gasto calórico vem principalmente de treinos, onde você trabalha grandes grupamentos musculares, como costas e membros inferiores. O ideal é que você pratique musculação junto com alguma atividade cardiovascular.

Além de trazer um alto gasto calórico, outro ponto em que a musculação ajuda no emagrecimento, é que quanto mais massa muscular você tem no corpo, mais o seu metabolismo fica acelerado.

Com o metabolismo mais acelerado, você queima calorias com mais facilidade. Além disso, se você trabalhar sua massa muscular, você desenvolve músculos mais fortes e mais resistentes, e você vai ter mais aptidão para fazer os exercícios cardiovasculares.

Você vai ter mais condicionamento para caminhar mais na esteira, pedalar mais na bicicleta ergométrica. E com isso você vai gastar mais calorias também.

Pessoas endomorfas

Endomorfo são pessoas que têm facilidade para ganhar gordura, mas também tem a grande vantagem que eles têm facilidade para ganhar massa muscular.

Se você identificou que o seu biotipo é endomorfo, você deve treinar, fazer bastante atividades cardiovasculares ter uma dieta adequada para emagrecimento e praticar musculação para desenvolver sua massa muscular.

Pois, você já tem uma facilidade para ganhar massa muscular e quando você tem mais massa muscular no corpo, você aumenta e facilita a sua queima de calorias. E com isso a sua queima de gordura também fica mais fácil.

Não ligue tanto para os números na balança.

Outro ponto importante que você deve lembrar quando você estiver praticando musculação para emagrecer, é que você não deve se preocupar tanto com o seu peso na balança.

Pois, você vai treinar musculação pesado e consequentemente não está ganhando massa muscular e com ganho de massa muscular você aumenta o seu peso balanço.

Mas, você perde gordura também, porém a gordura é menos densa do que os músculos, e o mesmo volume de gordura se fosse de massa muscular, vai ter muito mais quilos.

Musculação emagrece- Palavras finais

É normal que se você estiver praticando musculação e tiver perdendo gordura, provavelmente você vai ganhar massa muscular e perdendo gordura, e com isso o seu peso na balança talvez não se altere muito, ou então talvez ele possa até subir um pouco.

Existem outras formas de você avaliar sua evolução que pode ser uma auto avaliação na frente do espelho e você perceber que você tem menos gordura, que seu corpo está ganhando forma.

Você pode tirar fotos de antes e depois para ver seu progresso e também tem um teste da bioimpedância que é um teste onde é possível saber detalhes sobre a sua composição corporal.

A bioimpedância é um teste onde você sabe o percentual de gordura que você tem no corpo, a quantidade de massa muscular, a massa óssea, a quantidade de retenção de líquido e muitos outros dados importantes sobre o seu físico.

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