Migração de site: O que é, como fazer e seus benefícios

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 29, 2023

A migração de um site não é uma tarefa nada simples, muito pelo contrário é um momento muito desafiador na vida de uma empresa, principalmente para os profissionais envolvidos nessa área. Afinal é um processo que exige:

  • Planejamento;
  • Conhecimento das técnicas empregadas;
  • Análises minuciosas para reduzir perdas em resultados de busca orgânica;
  • Análises para reduzir visitas e receitas advindas do site.

Isso exige muita paciência de toda equipe, mas principalmente uma boa comunicação entre todos os envolvidos com o executivo da empresa, para que todos estejam alinhados sobre cada passo que será feito durante a migração.

Por exemplo, uma empresa de automação residencial, que deseja fazer a migração do seu site, irá contra com diversos procedimentos técnicos, porém a comunicação fará total diferença sendo uma grande aliada durante esse processo.

Esse é um procedimento bem delicado, dessa forma quanto mais todos os departamentos estiverem alinhados e bem informados, melhor será para que todos trabalhem juntos e obtenham os melhores resultados.

Para te ajudar a entender melhor todo o processo de migração, continue lendo esse artigo pois separamos as melhores dicas para te ajudar nessa difícil missão. Boa leitura!

Afinal o que é a migração de um site?

Saiba que a migração de um site acontece quando uma empresa de lonas para coberturas, por exemplo, deseja mudar o seu site e com isso modificar toda a sua estrutura.

O processo consiste em transferir um projeto web de um provedor de hospedagem de um site para outro, ou seja pegar todas as informações que já existem e migrar para uma outra plataforma de hospedagem.

Esse procedimento engloba uma série de alterações como a mudança do servidor ou até mesmo a modificação no template, ou no que diz respeito ao domínio ou a plataforma, fato é que a migração de dados é feita de um lugar para o outro.

A migração de um website é importante?

Empresas de diferentes setores realizam a migração dos seus site, seja uma loja de impressão transfer ou uma floricultura, os motivos costumam ser os mais variáveis possíveis:

  • O design de página é antigo, pesado e pouco funcional;
  • Seu site não é responsivo;
  • Sua empresa está em um processo de mudança de identidade;
  • Sua empresa realizou uma fusão com outra marca;
  • Você deseja reposicionar a sua empresa para o público;
  • Efetuará uma mudança de servidor ou plataforma.

Entre diversos outros motivos, que podem variar de acordo com as necessidades do seu negócio, seja por qual for o objetivo, praticamente todas as empresas que possuem escalabilidade e uma visão de futuro, irão enfrentar uma migração.

Saiba que a alteração da URL, traz uma série de impactos, seja na questão das visitas orgânicas do seu site, ou até mesmo aquelas que chegam por meio de links patrocinados através das campanhas de anúncios.

Mas como funciona essa migração, é bom se uma empresa de instalação de ar condicionado, deseja realizar esse procedimento, para fazer com que os seus consumidores entendam essa mudança ela precisará conduzi-lo.

Dessa forma a empresa precisa conduzir este usuário do seu site antigo para o novo, isso deve ser feito através de um redirecionamento adequado e de forma automática, caso contrário você irá perder toda relevância e autoridade que levou anos para conquistar.

Por isso é essencial que você acompanhe os processos de perto, além de realizar testes para que os links antigos não levem seus usuários para páginas inexistentes, pois isso fará com que o cliente desista de entrar em seu site novamente.

Etapas da migração de um site

Como já dito a migração de um site é um processo bem cansativo e exige muita atenção, para te ajudar em todo esse processo é importante que você crie uma setlist, dessa forma você não irá perder nenhuma etapa importante.

As etapas começam em antes da migração, pois você precisa planejar todo o processo para que tudo ocorra da melhor forma possível, por isso é fundamental que você cheque:

  • Todas as URLs antigas
  • Exporte as páginas mais relevantes do Google Search Console
  • Crie relatórios de tráfego, tráfego orgânico;tráfego de referência;
  • Crie relatório para páginas de erro 404, palavras-chave;
  • Crie relatório para páginas indexadas, Google Analytics;
  • Crie um sitemap com todas as URLs antigas;
  • Crie um sitemap com todas as novas URLs
  • Prepare novos arquivos robots.txt
  • Cheque se todas as páginas estarão disponíveis para serem rastreadas.

Essa é a primeira etapa, feito essa lista chegou a parte de verificar todas as etapas que consiste no lançamento do seu novo site, para isso você irá precisar:

  • Lançar novo arquivo robots.txt;
  • Checar se os redirecionamentos estão funcionando;
  • Checar tags canonicals;
  • Rastrear a lista de antigas URLs;
  • Fazer redirecionamentos 301 a mudança permanente para as novas urls;
  • Corrigir qualquer página que não está sendo redirecionada corretamente;
  • Desligar o sitemap.xml antigo;
  • Adicionar no sitemap.xml novo;
  • Comunicar ao Google Search Console do novo sitemap;
  • Abrir novamente o site para indexação do Google.

Com todas as etapas preenchidas e o site lançado é chegado o momento do pós-lançamento, isso mesmo o trabalho nunca acaba, sempre tem alguns processo que precisa ser revistos, por isso:

  • Monitore as páginas de erro 404;
  • Resolva os problemas com rastreamento;
  • Monitore o status de indexação do seu site;
  • Monitore tráfego orgânico;
  • Monitorar demais canais de tráfego.

Após todas essas etapas você terá a segurança que a migração do seu site foi bem sucedida, como você percebeu esse é um longo processo com muitos detalhes, por isso é extremamente necessário que todas as equipes estejam alinhadas.

Algo saiu errado, como consertar?

Se mesmo seguindo todas as etapas mencionadas acima, mas algo de errado apareceu no meio do caminho, isso é muito normal, sendo assim mantenha a calma e saiba que existe uma solução.

Antes de mais nada, é essencial que você dê uma olhada nos relatório disponíveis do Google Analytics, com isso você irá conseguir identificar de qual parte do seu site o erro está vindo.

Vamos supor que você tenha uma empresa de luminárias de aluminio, o seu erro pode estar vindo dos links patrocinados, que na hora da atualização não foram inseridos da forma correta, por exemplo.

Os erros não costumam ser algo exorbitante, com calma e uma análise precisa, você consegue identificar de onde eles estão vindo.

Além disso, é importante que você fique de olho no posicionamento das palavras-chaves, para verificar quantas anda a performance das suas páginas, assim você tem uma noção como o seu novo site está performando.

Qualquer erro que for identificado, seja algum problema quando coloca algum produto no carrinho como um flange solto no carrinho, ou a quebra de algum link é fundamental que o problema seja identificado e solucionado o mais rápido possível.

Saiba que a estrutura do site é essencial para que a sua página tenha bons resultados orgânicos, além de um bom alcance, para garantir que tudo está funcionando da melhor forma é essencial que você cheque os links antigos, para saber se está funcionando.

Outra coisa importante de verificar é o relatório customizado 404 no Google Analytics para assim descobrir quais são as landing pages que concentram a maior quantidade desse erro em específico.

Solicitando a atualização de inbound links

Algumas pessoas podem até pensar que é algo desnecessário, mas os backlink de sites autoritativos são um dos principais critérios que mostram para o Google que a página da sua empresa de reparo de impressora, por exemplo, é relevante.

É essa avaliação que ajuda com que sua página apareça nos primeiros resultados de busca, fazendo com que seu negócio tenha um melhor alcance e com isso aumente suas vendas.

Esse processo pode até ser um pouco trabalhoso, mas lembre-se que tudo é em prol de um bom site e de um bom posicionamento da sua marca, por isso todos os esforços são recompensadores.

Se você tem uma empresa de janelas e portas de PVC, por exemplo, e está pensando em realizar a migração, saiba que apesar de ser um processo com muitas etapas e cansativo ele é necessário para manter a sua empresa crescendo.

Pense que os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso o seu negócio precisa acompanhar essa mudança no mercado e oferecer cada vez mais maneiras eficientes de  atrair esses consumidores.

Uma dessas estratégias, é criar um site que seja atrativo, funcional e responsivo, por isso é essencial que você adeque o seu website e esteja em constante evolução, isso fará toda diferença. Afinal ninguém quer comprar de uma marca que não está aberta às mudanças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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