Métodos para aprender digitação

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 26, 2021

Atualmente, saber digitar rápido é uma competência quase obrigatória dentro do mercado de trabalho, já que o computador se tornou uma parte integrante na vida de quase todos os trabalhadores.

Todo mundo sabe que as gerações mais jovens, já nasceram dominando os touchscreens, e por isso começam a aprender a digitar no teclado mesmo antes de ir para o colégio, e por sua vez, os idosos estão cada vez aprendendo sobre o mundo digital e consequentemente integrando as redes sociais.

Entre os anos de 2012 e 2016, a porcentagem de idosos aumentou em torno de 8% para 19%, segundo algumas pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Será que é possível os usuários digitarem depressa e utilizar todos os seus dez dedos no teclado?

Saber digitar rápido não significa digitar bem. Saber digitar bem será conseguir escrever em um software de edição de texto, como por exemplo o Word, sem erros de digitação e saber utilizar os atalhos do teclado. E para aprender a digitar bem o Curso de Digitação é essencial para todos que desejam melhorar a sua performance no teclado.

Neste artigo queremos lhe passar alguns métodos sobre como aprender a digitar. Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Métodos para aprender digitação
Métodos para aprender digitação

Vamos lá?

Adquira postura

Muitos ainda digitam com apenas dois dedos, assim escrevendo no máximo cinco ou seis palavras por minuto, que podemos definir como o famoso catar milho. Para aprender a digitar no teclado, não há muitos segredos, a primeira dica será: você deve estar numa postura correta e confortável.

Todos sabem que a posição sentada por muito tempo pode provocar muita dor nas costas e nas pernas, porém, se você estiver sentado corretamente, os sintomas vão diminuir. Com uma postura inadequada provocará dor nas costas, fadiga muscular e alguns distúrbios músculo-esqueléticos, como por exemplo, tendinite e tenossinovite ou a síndrome do túnel do carpo.

Com o objetivo de aprender a escrever o mais depressa possível, você deverá usar as mãos na posição correta, e assim não aconteça nenhuma lesão do pulso. Em seguida veja algumas dicas de informática básica:

  • Se posicione em um local confortável, que deve ser bem iluminado e bem ventilado;
  • Sempre digite em uma mesa, jamais escreva com o computador no colo;
  • Sempre deixe as costas retas e os pés planos no chão;
  • Busque deixar os pés sempre alinhados com os ombros;
  • Coloque sempre os pulsos no mesmo nível que o teclado, para curvar bem os dedos;
  • Posicione a sua cabeça e ombros para trás para que você não fique com as costas arqueadas;
  • Sempre exale exercitando os abdominais, para manter um estômago plano;
  • Ajuste a sua cadeira na altura correta.

Uma dica para digitar cada vez mais rápido no teclado, é começar treinando com com textos já prontos e passando para o Word.

Com o tempo você começa a digitar sem olhar os dedos. Um professor de violão vai dizer ao aluno iniciante a mesma coisa, para tocar bem violão, você não deverá olhar os seus dedos, e deve somente se concentrar nas cordas. E isso acontecerá na digitação.

Porém, para chegar nesse estágio, você deverá se familiarizar com as teclas do teclado e assim aprender a posicionar adequadamente os seus dedos. E você também pode optar por se inscrever em um Curso Online de informática e melhorar a sua digitação.

Posicione bem os dedos para memorizar as teclas do teclado

Você sabia que o teclado padrão azerty e qwerty foram originalmente projetados para evitar que os braços metálicos das letras da máquina de escrever ficassem presos entre eles durante uma digitação?

Todas as letras foram posicionadas de com o objetivo que as teclas mais utilizadas ficassem espaçadas para não se enroscarem.

Então, para aprender a digitar mais rapidamente, você deve aprimorar a sua destreza e manter sempre as mãos imóveis, e somente os dedos se moverem para buscarem as teclas.

Sempre antes de colocar os dedos no teclado, busque relaxar as suas mãos.

Apresentaremos uma regra para o posicionamento dos dedos:

A posição de repouso: na mão esquerda os dedos deverão estar posicionados nas letras A, S, D, F e na direita nas letras Ç, L, K e J. Na letra F e na letra J o teclado possui um alto-relevo. E este alto-relevo servirá para mostrar a posição correta da mão. Sempre antes de começar a digitar, busque posicionar os dedos indicadores nas teclas F e J. Já que uma vez que os dedos são posicionados corretamente, os dedos vão cair naturalmente sobre as teclas corretas.

Cada mão terá as suas teclas: use o dedo indicador esquerdo para digitar V, B, F, G, R, T, 4 e 5. E use o dedo indicador direito para digitar N, M, H, J, Y, L, 6 e 7 . Sempre utilize o dedo médio da mão esquerda para digitar C, D, E e 3, e o dedo médio direito, para digitar a vírgula, K, I e 8. O dedo anelar da mão esquerda digite X, S, W e 2. O dedo anelar direito para vírgula, L , O e 9. Busque usar os dedos mindinhos para digitar todas as teclas laterais da esquerda ou direita do teclado, incluindo as teclas Shift, Enter, Tab, etc. 

Depois de ler sobre métodos para aprender digitação, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade