Merchandising: qual a melhor estratégia?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em outubro 31, 2022

Criar técnicas de marketing para que se destaque dentro do mercado é uma prática cada vez mais comum das empresas, personalizando-as de acordo com as metas, e o merchandising é um dos modelos que atuam em pontos de venda.

Com o objetivo principal desta ferramenta do marketing é apresentar informações e repassá-las de acordo com os produtos que estão a venda naquele momento, o merchandising também é uma forma da empresa ter custos reduzidos.

Principalmente no que se refere a estoque, já que pode gerar gastos extras para manter um concreto usinado fck 25 em boas condições.

O merchandising pode aumentar sua margem de lucro quando se há uma boa elaboração de estratégia, fazendo com que as vendas aumentem em boas porcentagens enquanto há uma rotatividade de produtos reduzidos no estoque.

Sendo o principal ponto fazer com que os consumidores da empresa sejam atraídos para seus pontos de venda, e com isso, tenha uma atração pelos produtos que são oferecidos, o merchandising pode ser uma forma de perceber o comportamento dos consumidores.

Para que, posteriormente, os dados também possam ser alinhados a outras estratégias e assim, agregar valores ainda maiores para as vendas que a empresa realiza, com planos mais assertivos que convertam e fidelizem os consumidores.

Se uma empresa especializada em limpeza de vidros, por exemplo, deseja criar um merchandising sobre seus serviços oferecidos ou seus produtos, é fundamental que haja um conhecimento aprofundado do consumidor.

Desde suas preferências, demandas e até os desejos, para que a elaboração possa ser de uma forma assertiva que atraia a atenção e assim, conquiste o objetivo principal que é vender o produto.

Conhecer os formatos de merchandising e as dicas de como fazê-lo de uma forma assertiva também contribui com os planos da empresa para que, dessa formas, seja ainda mais possível que o empreendimento conquiste o que deseja dentro do mercado.

Com uma boa estratégia de merchandising, também é possível que o empreendimento tenha um aumento de visibilidade e credibilidade dentro do mercado, fazendo com que desta forma, destaque-se da concorrência.

Os cinco principais formatos

Se um hotel para cachorro busca criar um bom merchandising que faça seus clientes procurar os serviços com maiores frequências, algumas opções deste formato de marketing podem ser elaborados, sendo eles:

  • Visual;
  • Editorial;
  • Varejo;
  • Ponto de venda;
  • Digital.

O formato visual é quando a empresa usa a estratégia de chamar a atenção do consumidor por meio de uma identidade já definida, como uma forma de merchandising usando logotipo, cores e uma tipografia até mesmo na fonte da letra.

De modo que esses pontos podem até mesmo chamar a atenção e estabelecer dentro do mercado, gerando uma conexão da qual possibilita que o consumidor também seja agradado esteticamente além do produto que está na propaganda.

Fazer com que o aspecto visual seja uma parte da estratégia reforça ainda mais a necessidade da empresa de manutenção notebook Dell conhecer bem seus consumidores, porque a ligação visual deve ser a garantia que a estratégia terá sucesso.

Já o merchandising editorial é realizado por meio de exibição dos produtos em séries, filmes ou em algum programa de televisão de uma forma sutil e até subliminar, para que o consumidor fique familiarizado com o que está sendo apresentado.

Assim, quando tiver acesso ou apenas visualizar o produto, irá se lembrar da produção que assistiu e sentir uma necessidade de consumir.

O formato de varejo é quando há uma maior persuasão dentro da estratégia para convencer os consumidores a efetuar a compra, podendo ter algumas ações para esse estímulo como brindes, promoções e cupons de descontos.

De forma que tanto a venda de um produto quanto a visibilidade dele dentro do mercado que se atuam ganham bons destaques para que, assim, a empresa de chave canivete codificada possa ter um bom retorno financeiro.

E um dos formatos mais tradicionais e principais que existe de merchandising são os pontos de venda, que, por sua vez, são presenciais em ambientes como supermercados, shoppings ou lojas físicas da própria empresa.

A presença de um merchandising dentro de um estabelecimento tem o objetivo de fazer com que esses consumidores possam não apenas entrar dentro deles, como também consumir o que está sendo anunciado.

Com o mercado cada vez mais presente dentro dos meios digitais para converter consumidores, ter presença online ou até mesmo uma alternativa de atendimento de forma rápida e eficiente, o merchandising digital também é um formato importante.

Elaborar essa estratégia dentro dos domínios virtuais é importante, de maneira que embora não haja um ponto físico, ainda assim a presença da empresa como de seus produtos podem ser feitas dentro destes ambientes.

Especialmente ao se estar alinhado com estratégias do marketing digital que usam redes sociais e páginas como blogs ou sites, potencializando a presença da marca dentro dos ambientes virtuais e propagando uma forma de desejo no consumidor.

Um empreendimento como o de renovação CNH, quando planeja usar o merchandising, quanto melhor conhecer os seus consumidores, melhores será a escolha dos formatos e mais alinhadas as dicas podem estar dentro do planejamento.

Dicas de como criar estratégias de merchandising

Se uma empresa deseja criar um merchandising de seus produtos, é importante que algumas dicas possam fazer parte da composição para que haja uma assertividade e uma diminuição de chances de perda de lucros.

1. Definir público e as metas

Ter um público é importante quando se atua dentro do mercado, porque serão eles que irão buscar a empresa em casos de necessidade, como quando há necessidade de realizar uma drenagem linfática.

Por isso, a definição do perfil ideal deve estar alinhada às metas que a empresa deseja conquistar dentro do mercado para que, assim, o empreendimento possa ter uma melhor elaboração dos procedimentos posteriores.

2. Ações personalizadas

Para que uma companhia ganhe a atenção do público, ações personalizadas podem contribuir com esse planejamento, principalmente quando se envolve uma imagem como no caso do merchandising.

Seja com logotipos, cores ou até mesmo as letras que forem usadas na estratégia, é importante que a empresa demonstre uma presença para que os consumidores possam lembrar em um segundo momento ou logo ter o desejo despertado.

Essas ações também podem estar incluídas nas formas de merchandising que irão diferenciá-la dentro do mercado, fazendo com que a estratégia tenha uma maior assertividade em suas operações.

3. Usar épocas sazonais do mercado

A sazonalidade do mercado é uma forma de fazer com que diferentes segmentos tenham uma chance de se destacar, desde um veterinário especialista em aves até um empreendimento que está começando suas operações.

Esses períodos, por serem de grande movimentação e aguardados tanto pelos consumidores quanto pelas empresas, possuem maiores chances de fazer com que o merchandising tenha bons resultados ao negócio que usar a estratégia.

Assim, um estoque que estava tendo grandes acúmulos pode ser facilmente esvaziado se a empresa criar a estratégia de vendas certa, usar o merchandising e aproveitar a periodicidade da elevação do número de compras.

4. Usar a tecnologia

Usar a tecnologia é um ponto positivo para uma corporação, independentemente do seu segmento de atuação, porque é por meio da tecnologia que melhores estratégias podem ser elaboradas, como o merchandising.

Tanto para a circulação como para a confecção, usar a tecnologia pode oferecer maior assertividade na estratégia e até mesmo alterações caso não estejam trazendo os resultados desejados dentro dos ambientes virtuais.

5. Analisar o mercado e acompanhar resultados

Ter um conhecimento do mercado é fundamental, especialmente quando se há uma forte concorrência operando dentro dele, e essa observação contribui para que as análises sejam ainda melhores.

Já que se há mais de uma empresa que atue no mesmo segmento, é possível que o merchandising ajude no destaque do empreendimento em relação às demais para que, dessa forma, as estratégias possam ser melhoradas.

Da mesma maneira que as melhorias podem vir com o acompanhamento do plano já em prática, e os dados que forem sendo levantados, fazendo com que a empresa tenha uma boa visibilidade e credibilidade a longo prazo, criando até mesmo tendências.

Considerações finais

Divulgar e atrair a atenção do consumidor é um dos pontos que movem muitas empresas, visto que são esses planejamentos que permitem que haja um lucro dentro da entidade, bem como a fidelização dos clientes.

Por isso, é importante que a empresa tenha um bom conhecimento de seus consumidores para saber como captar sua atenção, e também em como fazer com que as vendas possam ocorrer de uma forma positiva.

Saber analisar o mercado para saber períodos onde pode fazer com que o merchandising tenha maiores chances de se destacar também é essencial, e assim, ganhar uma maior visibilidade dentro do segmento de atuação.

Sendo assim, o uso da tecnologia também se torna essencial e, com isso, ações personalizadas como uma maior assertividade nos resultados também podem ser algo que ocorra quando se tem o merchandising em prática.

As transformações são constantes dentro do mercado, e preparar o empreendimento para que o merchandising ainda traga bons pontos ao negócio é fundamental para que as chances de ter visibilidade e credibilidade sejam maiores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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