Marketing de oportunidade: você sabe o que é?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em novembro 14, 2022

Identificar o momento certo de agir dentro de um mercado pode ser um fator determinante do sucesso de uma estratégia. Por isso, compreender as potencialidades do marketing de oportunidade pode ajudar.

Seja qual for o segmento de uma empresa, algumas posturas são inevitáveis e precisam ser tomadas. Uma boa equipe de marketing que consiga solidificar todas as suas estratégias principais se faz necessária.

É preciso compreender, portanto, quais são todas as ferramentas disponíveis para esse tipo de implementação para que, assim, seja possível se adaptar a cada objetivo.

Uma empresa que vende persiana painel sala, por exemplo, pode utilizar mecanismos de marketing digital para publicar seus produtos e conteúdos.

Quanto mais as dinâmicas digitais se aprofundam, maior é o número de possibilidades que esse tipo de estratégia disponibiliza para uma empresa.

Nesse sentido, estar atento a esse conjunto pode evitar qualquer implementação generalista que possa prejudicar a marca.

Supondo que uma gráfica vende etiqueta adesiva de controle colorida e está buscando atrair novos leads para o seu site.

Esse pode ser o momento em que a gestão vai compreender que algumas estratégias, nesse momento, precisarão ser descartadas e novas devem ser aplicadas.

Isso porque não faz sentido, por exemplo, apostar em e-mail marketing para atrair leads, uma vez que essa perspectiva tem a capacidade de qualificá-lo.

Contudo, essa não é a única perspectiva que se pode ter em mente quando o assunto é a publicitação de uma marca.

Na verdade, há um padrão que orienta todas as estratégias de publicidade desde seus primórdios: a sazonalidade.

Isso significa, dizer que a temporalidade acaba sendo um fator que pode determinar se aquela estratégia terá sucesso ou não.

Entender, portanto, quais são os benefícios que a sazonalidade pode trazer para uma empresa é fundamental, alguns deles são:

  • Engajamento;
  • Identificação;
  • Pico de acessos;
  • Aumento de vendas.

Uma série de elementos poderiam protagonizar essa lista, mas é importante ter esses quatro itens em mente.

Com relação ao engajamento, não há como passar por essa perspectiva sem que se obtenha esse tipo de vantagem.

Isso se dá porque a sazonalidade tem a capacidade de gerar no público um desejo natural para tratar daquele assunto.

Por essa razão, quando a marca embarca no momento em que o cliente demonstra interesse em um produto, é muito provável que ele passe a corresponder essa comunicação.

Nesse sentido, há uma grande possibilidade de compartilhamentos e, até mesmo, a sua intensificação para um caráter viral.

Afinal de contas, esse tipo de conteúdo gera identificação instantânea naqueles que estão falando sobre o assunto.

Vender camisa esporte fino manga curta pode ser a grande oportunidade do verão para aqueles que trabalham em escritórios mais formais.

Esse ponto une, portanto, a sazonalidade climática com aspectos de especificação geográfica e cultural.

Quanto mais fechada for essa comunicação em seu público, melhor será a dinâmica de identificação.

Além disso, os picos de acessos são uma realidade constante. Por isso, manter um padrão de site que consiga abarcar todos esses leads é muito importante.

Uma gráfica pode encontrar no Natal um impulso para a venda de bonecos infláveis para propaganda no formato de renas ou de Papai Noel, por exemplo.

Se isso for bem elaborado, é preciso que o site consiga ter as condições materiais para que ele não caia em pleno momento de fluxo elevado de clientes.

Por fim, o aumento de vendas, esse é o momento que o número de vendas começa a se elevar. Contudo, é preciso se ater ao fato que isso é temporário de acordo com a temporada que o empreendimento está atuando.

Diante disso, manter um olho no calendário e o outro no marketing pode garantir que essa dinâmica se repita no decorrer do ano, trabalhando estratégias para outras datas comemorativas.

O que é marketing de oportunidade?

Diante dos exemplos acima, fica fácil ter algumas pistas do que é o marketing de oportunidade e o que ele pode fazer com as vendas de uma empresa.

Essa estratégia está relacionada à identificação de possibilidades dentro de um espaço de tempo ou de um mercado.

A partir de uma análise de mercado, uma marcenaria conseguirá entender se há algum pico de consumo de madeira aparelhada.

Com base nessas constatações, a empresa conseguirá agir da melhor forma para publicitar os seus produtos.

Vale ressaltar, no entanto, que essas oportunidades correspondem a qualquer tipo de questão.

Ou seja, elas podem ir de períodos do ano até algum evento específico que não tinha previsão de acontecer.

Essa avaliação vai depender, sobretudo, da capacidade que aquela empresa terá de observar os movimentos do mercado.

Só assim, diante de um crescimento imobiliário em alguma área da cidade, que uma empresa especializada em demolição industrial conseguirá se destacar.

Ela irá avaliar esses movimentos e prontamente entender como agir em cada uma das circunstâncias apresentadas.

Atitudes essas que, via de regra, vão garantir um melhor desempenho, ou não, diante de um público específico.

Por essa razão, é preciso ter algumas aplicações em mente para que essa não seja uma aposta no escuro.

Também é importante ressaltar alguns cuidados que esse tipo de implementação carece para que não se naufrague uma estratégia com um potencial tão promissor.

Como aplicar?

Há uma série de medidas que uma boa implementação estratégica deve tomar para a manutenção de objetivos saudáveis.

Quando o assunto é marketing de oportunidade, essa questão acaba sendo um pouco mais intensificada.

Portanto, seguir algumas dicas de como implementá-la pode garantir uma série de bons resultados e menores erros no desenvolvimento de campanhas.

Olho no público

Pode parecer repetitivo, mas toda a estratégia precisa ter um bom diálogo com o seu público, afinal, é ele que precisa ser atingido.

Nesse momento, a empresa terá que reconhecer seus hábitos e, sobretudo, definir qual será o interlocutor ideal para que a comunicação não seja generalista.

Isso vai desde perspectivas mais simples como o reconhecimento da venda de sorvetes no verão até, em maior medida, o entendimento de qual é a sua dinâmica para a contratação de jazigos familiares em cemitério.

Estar de olho no público é, sobretudo, reconhecer os seus hábitos e as oportunidades que eles proporcionam.

Por isso mesmo é tão importante que esse ponto seja considerado para a efetivação de um bom marketing de oportunidade.

Estar atento no calendário e na conjuntura

É certo que há diversos movimentos muito previsíveis dentro do mercado. O Natal, certamente, é um grande exemplo disso.

O aumento de venda de chocolates na Páscoa e de peixes em Feriados Santos também podem ilustrar como essa estratégia pode funcionar.

Contudo, nem sempre uma loja de doces ou uma peixaria é o alvo da implementação dessa estratégia.

Por isso, entender os fundamentos do mercado que se está atuando para agir de acordo com a temporalidade que lhe vale é essencial.

Além disso, nem tudo é previsível e, muitas vezes, a oportunidade vem das datas mais rotineiras.

Ater-se a isso é importante, afinal de contas, um simples lançamento de uma série de tv ou filme pode influenciar um público a procurar por aula de natação iniciante.

Heavy user de redes sociais

A tendência final do item anterior, na verdade, é que norteia a necessidade de uma equipe que compreende as dinâmicas das redes sociais.

Os heavy users não saem na frente por menos. Eles são capazes de reconhecer as tendências virais do momento.

A aplicação correta de um meme pode trazer uma série de vantagens para uma empresa que está buscando se consolidar.

Na verdade, essa é uma das grandes oportunidades que o ambiente digital tem trazido para a comunicação.

Afinal de contas, essas são representações temporais que, muitas vezes, são chamadas de trends nas redes.

Manter uma relação divertida e com bastante reconhecimento do público e seus memes pode gerar uma identificação quase que instantânea..

Mas é importante que um profissional que tenha esse conhecimento consiga fazer essa aplicação. Até porque o que não é bem aplicado pode, para as novas gerações, ser considerado cafona e a estratégia poderá ser mal vista.

Considerações finais

Quando se fala em mercado, se fala em oportunidades. Esse é o lema de muitas gestões empresariais pelo mundo.

Essa perspectiva é importante, uma vez que é necessário se estabelecer para o seu público e isso só é possível através do reconhecimento das oportunidades.

Por isso, a adoção dessa palavra pelo marketing faz todo o sentido e precisa ser considerada na hora da constituição de uma estratégia.

O marketing de oportunidade surge, nesse sentido, como uma maneira de reconhecer esses pontos e agir de forma satisfatória.

Seja no Natal ou na Páscoa, existe uma desculpa perfeita para se vender presentes e chocolates.

Na verdade, quando não há uma sazonalidade que diz respeito ao consumo, o mercado faz questão de implementar. Esse é o caso do Dia dos Namorados no Brasil.

Esses exemplos mostram o quão ávidas as empresas estão por oportunidades e, por isso mesmo, precisam considerar essa estratégia.

Entender, portanto, a importância de se reconhecer o público para que, assim, seja possível falar a sua língua é fundamental.

Buscar informações sobre as dinâmicas de mercado em determinadas datas e, também, em aspectos conjunturais pode definir tudo.

Por fim, ter alguém que entenda a linguagem das redes sociais e esteja disposto a utilizá-las pode trazer uma série de interações e identificações que a marca precisa para se consolidar em seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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