Marketing automotivo: o que é e como o marketing ganha cada vez mais espaço no setor?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em março 9, 2023

O marketing automotivo é um nicho do mercado que vem passando por modificações nos últimos tempos e a principal delas se relaciona com uma adaptação a nova jornada do consumidor.

Nos dias atuais, quem decide comprar um carro passa pelo menos 60% do tempo de compra em pesquisas na internet, e a compra de um automóvel online já é uma realidade.

Nesse setor, as vendas podem ocorrer tanto no modelo B2C, onde o comprador é o cliente final, quanto no B2B, no qual a negociação é feita com outras empresas.

Dessa forma, é fundamental traçar uma estratégia de marketing digital para concessionárias que aborda ambos os casos.

O que é marketing automotivo?

Trata-se das estratégias de marketing aplicadas no segmento automotivo visando aumentar a venda de carros e captar novos clientes em potencial para concessionárias de veículos.

Essa modalidade do marketing tem como objetivo informar os consumidores sobre as marcas e modelos por meio de publicidade e campanhas de marketing, como faz uma empresa que vende tratores usados, por exemplo.

O marketing automotivo vem passando por transformações devido à revolução tecnológica digital que a internet gerou no comportamento de compra do consumidor.

Marketing no setor automotivo

Este nicho está cada vez mais no ambiente digital, acompanhando pontos importantes para a empresa, como:

  • A jornada de compra do comprador de automóveis;
  • A audiência das estratégias;
  • O tempo médio que os brasileiros passam conectados à internet;
  • As tendências do mercado.

O marketing automotivo é fundamental para as vendas nas concessionárias, com estratégias de geração de leads por meio de ações avançadas de marketing digital automotivo.

Estratégias de marketing automotivo

As campanhas de tráfego pago e de publicidade online, como anúncios no YouTube e Google Ads, assim como em redes sociais, são as principais estratégias de marketing automotivo para a geração de leads.

Além disso, landing pages são também amplamente utilizadas nas estratégias de geração de leads, assim como para uma empresa de dobradeira de chapa.

Marketing Digital automotivo

A principal entrada de novos clientes compradores de carro em sua concessionária é devido ao marketing digital automotivo.

Uma estratégia completa deve contemplar todos os objetivos de marketing da sua concessionária, garantindo um site de alta performance otimizado para SEO, visando um bom posicionamento em buscas orgânicas, e landing pages para a geração de leads.

Campanhas no Google Ads e no Facebook Ads também são importantes. Entre as estratégias avançadas de marketing digital automotivo estão o remarketing, trueview for action, thru play, entre outras.

As estratégias de marketing digital podem ser direcionadas para os mais diversos segmentos, como para uma empresa de torre de resfriamento industrial.

Dicas de marketing automotivo

A principal dica que podemos dar para sua concessionária é acompanhar as novas ferramentas de marketing digital automotivo e as mudanças tecnológicas.

Busque no Google uma agência certificada e especializada no segmento automotivo, avaliando a reputação e cases de sucesso da agência, assim como os resultados gerados em leads qualificados e aumento das vendas.

Pontuamos a seguir as principais formas de fazer marketing automotivo e destacar sua concessionária frente à concorrência.

  1. Redes sociais

Ter uma página nas redes sociais é fundamental para a criação de uma presença online, pois é a forma de seu potencial cliente encontrar sua empresa. Identifique os canais mais populares entre seu público e busque entender a forma como eles usam a plataforma.

Considere que a concorrência ocorre também no ambiente online, de forma que é válido observar para a criação de um benchmarking.

Mas apenas criar perfis em diferentes redes sociais não é o suficiente, é preciso entregar um conteúdo de qualidade, incentivar o engajamento para aumentar a relevância da marca e criar um canal de atendimento que realmente funcione.

Essa é uma estratégia muito bem definida e abordada por empresas de automação industrial e diversos outros setores.

  1. Google Adwords

Uma vez que as pesquisas online costumam ser o primeiro passo para a compra de um automóvel, anunciar no Google Adwords pode ser uma forma interessante de trazer visibilidade para seu negócio.

Entre as vantagens de se investir nesse tipo de mídia paga está a possibilidade de segmentar as campanhas e encontrar um público mais especializado.

As estratégias de segmentação podem contemplar tanto questões demográficas, privilegiando as características da persona, ou atuar de forma geolocalizada.

Dessa forma, você pode apresentar seus serviços a um usuário que pesquisar “comprar carro” nas proximidades de sua concessionária.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing conta com um dos melhores custos-benefícios da atualidade. Usando ferramentas de automação, que podem ter planos gratuitos, é possível realizar diversos contatos simultaneamente.

A segmentação também é possível, mas ela funciona melhor quando associada a estratégias de relacionamento. De acordo com os serviços oferecidos por sua concessionária, é possível agendar o envio de e-mails que façam o cliente voltar e fechar negócio.

Lembre seu cliente que tem uma empilhadeira elétrica do momento da revisão ou manutenção.

A segmentação também deve considerar o estágio do seu cliente no funil de vendas. Oferecendo conteúdos e nutrindo os leads de forma adequada, você pode obter uma grande vantagem competitiva.

  1. Blog

Ter um blog é uma estratégia que complementa os anúncios do Google. Aplicando técnicas de SEO é possível ganhar relevância nas buscas online de forma orgânica, e para ter sucesso você deve trabalhar com conteúdos ricos.

Invista em materiais educativos para tirar as principais dúvidas do seu cliente, agregando valor à sua marca através da criação de credibilidade.

Aposte em diferentes conteúdos, como dicas em texto, quizzes que gerem interação, vídeos educativos, entre outras estratégias.

Assim como uma empresa de implementos agrícolas, é possível pensar em e-books ou landing pages que auxiliem na captação de novos leads.

Conheça sua persona a fundo e mostre como seu negócio pode resolver suas dores mais profundas. Com esse posicionamento, certamente o lead vai fornecer suas informações de contato em troca do conhecimento que sua organização oferece.

  1. Classificados online

Como pontuamos, a compra e venda de carros pela internet já é uma realidade que cada dia ganha mais adeptos. E se engana quem pensa que apenas quem está vendendo o próprio carro pode se beneficiar de marketplaces.

O marketing digital estratégico para concessionária contempla a criação de perfis até mesmo nesses canais.

Além das revendas de carros, quem trabalha com a comercialização de peças, itens e serviços relacionados também pode aproveitar esse espaço no meio digital.

  1. Storytelling

Uma forma de engajar o público, estreitar laços e criar vínculos é por meio da contação de histórias. Dessa forma é possível aproximar a marca do cliente e ainda transmitir valores do negócio, especialmente porque essa técnica não foca tanto em produtos.

Essa estratégia pode ser colocada em prática em diversos formatos, como textos, fotos, podcasts, entre outros.

Mas a dica de uma empresa de desembaraço aduaneiro é que os vídeos trazem os melhores resultados, por serem um formato mais compartilhável e utilizar diferentes recursos, como a adição de efeitos visuais e sonoros para contar uma história.

  1. Boca a boca digital

Empresas que buscam fidelizar seus clientes devem considerar o marketing boca a boca, pois os clientes recomendam os serviços recebidos a familiares e amigos.

O motivo de investir em um conteúdo de qualidade e relevante, trazendo um atendimento de qualidade no ambiente digital, é que o boca a boca também ocorre no universo online, e com uma repercussão ainda maior.

Um comentário negativo pode repercutir em alguma plataforma da internet e podem facilmente manchar uma reputação. É preciso saber a hora de se desculpar, assumir erros e ser transparente para reduzir danos sempre que possível.

Vale ressaltar que todas as dicas apresentadas aqui funcionam melhor em conjunto, mas independentemente das estratégias de marketing automotivo que você adotar, é válido lembrar que a venda não acaba com o fechamento.

Assim como uma empresa de assistência técnica nobreak sabe, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Dessa forma, é preciso pensar no relacionamento e no pós-venda, pois o ideal é conseguir a fidelização desse cliente.

Conclusão

O marketing automotivo se transforma conforme a revolução digital e a tecnologia. Com a audiência migrando para o ambiente online, as ferramentas de pesquisa e mecanismos de busca na mão dos clientes, houve um impacto na jornada de compra do consumidor.

É fundamental que sua concessionária esteja bem posicionada para ser encontrada pelo consumidor no momento em que ele pesquisa por um modelo ou marca de carro. Isso é a base para a geração de leads para sua empresa.

A internet atua como uma porta de entrada do cliente em sua concessionária e o lead vale ouro para sua equipe de vendas.

Visando uma estratégia sólida de marketing automotivo e otimizar as campanhas de geração de leads, busque uma empresa especializada no ramo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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