Marketing 5.0: O que é, características a sua importância

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 29, 2023

Você conhece o Marketing 5.0? Bom , esse é um conceito que foi criado pelo pai do marketing, o autor Philip Kotler, que traz a tecnologia para o centro das estratégias, o que permite uma visão ampliada dos negócios para as empresas.

Kotler em seus estudos entende que a inteligência humana e artificial, precisam se unir para enriquecer a experiência do usuário, sua ideia principal é trazer mudanças importantes tanto para o mercado, como para a sociedade.

Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre como funciona o marketing 5.0? Continue lendo esse artigo pois separamos as informações mais importantes sobre o assunto para te ajudar.

Afinal, o que é Marketing 5.0?

Você deve estar se perguntando, o que é esse tal de marketing 5.0, saiba que esse termo se refere a uma evolução do marketing, ou seja nós estamos no estágio 5.0, ele é marcado pelo poder que a tecnologia possui, e deve ser usada para favorecer nossas vidas.

Como dito anteriormente, esse é um conceito criado por Philip Kotler, onde ele explica toda a sua teoria no livro : “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, além do Kotler este livro é escrito por  Iwan Setiawan.

Sua primeira edição foi lançada em 2021, teve grande influência de todo o contexto pandêmico devido a covid-19, onde desde o professor até o funcionários de uma empresa de poliguindaste articulado, estava isolado em casa.

O livro mostra como essa situação contribui para acelerar a digitalização dos negócios, onde inúmeros setores da economia acabaram sendo afetados, isso fez com que os consumidores mudassem o seu comportamento.

Afinal, de uma hora para a outra a vida de todas as pessoas foram paralisadas e todos foram obrigados a ficar em casa, sem poder sair para comprar um sapato ou uma chave fim de curso.

O marketing 5.0 traça um avanço do marketing 4.0, onde mostra que os consumidores estão cada vez buscando bons serviços e produtos, criando uma relação entre cliente e empresa, tornando esse relacionamento cada vez mais pessoal.

Outro ponto importante sobre o marketing 5.0 é que nos últimos anos vimos o surgimento de novas ferramentas, que vêm mundo a nossa realidade e que futuramente podemos alcançar o metaverso, veja a seguir algumas delas:

  • Inteligência artificial;
  • Processamento de linguagem natural;
  • Sensores e robótica;
  • Realidade virtual e aumentada;
  • Internet das coisas;
  • Blockchain.

A ideia principal é que empresas como de serviços de drones, e-commerce, entre outras, além dos profissionais aproveitem o potencial desta novidades em suas estratégias, mas o mais importante é não esquecer das pessoas.

Para que serve o Marketing 5.0?

O principal objetivo do marketing 5.0 é promover a aproximação mais sólida entre as marcas e os consumidores, através do apoio de soluções tecnológicas, ou seja, alinhar as máquinas com as necessidades humanas.

Afinal, vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, nada mais justo que usar toda essa tecnologia ao nosso favor, não é mesmo? Seja um fabricante de sorvete ou uma empresa de computadores, as inovações auxiliam na produção e no desenvolvimento.

Um exemplo disso, é que atualmente é possível processar dados de uma forma muito mais rápida e inteligente, coletando informações do público, esse dados ajudam a empresa a criar conteúdos de qualidade, que são voltados exclusivamente para os seus consumidores.

A grande lição que o marketing 5.0 nos oferece, é que nenhuma máquina substitui a mente humana, como para um insight sobre um novo produto de nobreak pequeno, é preciso que as pessoas pensem nas soluções.

As máquinas nos ajudam a otimizar nosso trabalho, ganhar tempo, realizar tarefas, com isso somos capazes de desenvolver sabedoria, promover a pluralidade de pensamentos e com isso encontrar as soluções certas e mais inovadoras.

Ou seja, as máquinas são nossas parceiras, porém todo o pensamento sobre as soluções, partem de nós, além disso computador algum desenvolve empatia, algo que é fundamental para a gestão e o relacionamento com os clientes.

Como o Marketing 5.0 funciona?

Se você tem uma empresa de gerador para residência, por exemplo, e quer saber como o marketing 5.0 funciona, vamos explicar com algumas aplicações que estão sendo feitas no mercado.

Saiba que a aplicação dessa estratégia se baseia em alguns pilares essenciais para que seja possível a criação de uma conexão emocional, além de uma boa relação entre as empresas com o seu público.

Marketing orientado por dados

As tomadas de decisão de uma empresa é uma tarefa difícil que exige uma boa estratégia, para que isso seja feito da melhor forma é fundamental que a organização se baseie em dados concretos, isso permite uma maior tranquilidade.

Por exemplo, uma empresa de cosméticos que lançou um novo produto, irá coletar esses dados considerando fatores internos e externos da organização, assim será possível traçar uma melhor estratégia.

Essa estratégia pode ser a realização de um evento para os seus consumidores, a criação de uma campanha digital ou até mesmo enviar brindes para funcionarios desse produto, para incentivar a produtividade e o interesse por esse lançamento.

Marketing ágil

Atualmente as empresas lidam com uma enorme quantidade de informações dos clientes, fornecedores, leads, enfim, isso torna praticamente impossível realizar o cadastro desses dados de forma manual.

Afinal todos os processos e operações precisam ser cada vez mais rápidos e otimizados, ninguém mais tem tempo e muito menos espaço para armazenar milhares de fichas com informações, sem contar que esse é o meio menos seguro de registrar esses dados.

Marketing preditivo

Graças a tecnologia é possível trabalhar em análises mais preditivas, que conseguem indicar o sucesso de campanhas antes mesmo do seu lançamento.

Pense em uma empresa que lançou um novo disco flap, ela conseguirá saber as impressões do público, antes mesmo do produto ser exposto no mercado, isso permite com que sejam feitos ajustes necessários, para um melhor resultado.

Marketing contextual 

Esse é um pilar que foca no atendimento ao cliente, porém não é o atendimento que estamos acostumados, ele entende que cada consumidor é um ser único, por isso ele precisa ser atendido de forma individual e personalizada.

Essa inclusive é uma grande característica do marketing 5.0, pois nos primórdios da publicidade as empresas entendiam que os clientes eram uma grande massa, ou seja a propaganda e o atendimento seria o mesmo para todos.

Porém com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, foi se entendendo cada vez mais a individualidade desses clientes e como eles devem ser tratados, nos dias atuais os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem um serviço de qualidade.

Marketing aumentado

Por último, mas não menos importante, temos o marketing aumentado, que consiste em utilizar a tecnologia digital para otimizar a produtividade dos profissionais de cada setor, que tem contato direto com os clientes.

O marketing aumentando nos mostra como é importante otimizarmos o dia  a dia desses profissionais que lidam com os consumidores, afinal, eles estão na linha de frente, precisam tratar as pessoas com empatia.

Essas são algumas das aplicações do marketing 5.0, que nos mostram que os humanos e as máquinas podem ter uma boa relação, afinal ambos funcionam melhor juntos.

Todos esses pilares podem ser aplicados em empresas de diversos segmentos, é preciso que as empresas entendam que o mundo caminha cada vez mais para a digitalização, por isso é fundamental acompanhar as novidades do mercado.

Uma empresa que não se atualiza, acaba se tornando obsoleta, dando margem para que os seus concorrentes cresçam no mercado, com isso o negócio acaba caindo e perdendo seu espaço entre os consumidores.

Entenda que a tecnologia é uma grande aliada de todos, com ela é possivél:

  • Entrar em contato com o cliente de maneira ágil;
  • Realizar suas vendas online;
  • Otimizar o serviço dos seus funcionários;
  • Ter auxílio de sistemas e inovações;
  • Manter uma relação mais próxima com o seu público;
  • Tornar a sua marca referência no mercado.

Entre outras coisas que só é possível graças à tecnologia, por isso é essencial que o seu empreendimento conte com essas inovações.

Como você deve ter percebido no decorrer do texto, o marketing 5.0 defende o uso das máquinas a nosso favor, mas sem perder a humanidade, afinal elas nos auxiliam e nos substituem.

Por isso que a incorporação de novas ferramentas e recursos de marketing digital precisa acontecer de maneira humanizada, com o objetivo de criar uma conexão verdadeira entre o cliente e a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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