Mancha preta nos dentes: O que significa?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em outubro 20, 2022

Muitos problemas podem causar diversos danos estéticos nos dentes, como por exemplo, algumas manchas pretas e até mesmo o amarelamento das dentições.

Dessa forma, além desses danos estéticos, esses problemas podem causar problemas graves à saúde da boca e até mesmo à saúde mental. 

Isso acontece porque, os dentes são uma parte fundamental do corpo humano, não só por compor o nosso rosto.

Mas por ser responsável pela nossa alimentação, que é justamente a fonte da energia de nosso corpo, fonte de força para combater outras doenças e coisas relacionadas. 

Em suma, também é possível afirmar que o sorriso é como um cartão de visitas do nosso rosto e os danos estéticos ao sorriso podem afetar a autoestima e portanto levar o paciente a desenvolver problemas relacionados à autoestima e até mesmo depressão. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre doenças que causam manchas pretas nos dentes, entendendo quais suas principais características, sintomas, causas e até mesmo os principais tratamentos, que podem ser facilitados através da contratação de um plano odontológico empresarial.

O que são as manchas pretas nos dentes?

As manchas pretas que podem aparecer nos dentes são um verdadeiro problema que pode afetar diversas pessoas, principalmente devido a falta de higiene bucal adequada.

Uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas que ajudam na saúde bucal e as visitas irregulares ao dentista, todas coisas fundamentais para a prevenção do problema. 

Dessa forma, é necessário saber que as manchas pretas que podem aparecer na arcada dentária são caracterizadas de duas maneiras: extrínsecas e intrínsecas.

O primeiro tipo de mancha (extrínsecas), acontece quando a coloração diferente pode ser percebida na parte exterior do dente.

Em geral, o tratamento desse tipo de mancha costuma ser mais fácil, pois é decorrente da alimentação. café, chá e bebidas com corantes artificiais são alguns exemplos de manchas extrínsecas.

Já no caso de manchas pretas caracterizadas como intrínsecas, que recebem esse nome pois são manchas que ficam na parte interna, nada mais são do que sintomas de problemas mais sérios e por isso mais complexos de tratar, principalmente se o paciente não tiver um plano saúde dental.

Alguns motivos desse tipo de mancha são: 

  • Trauma na dentição;
  • Uso excessivo de flúor nos dentes;
  • Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante a formação dos dentes;
  • Processo natural do envelhecimento.

Ao identificar qualquer problema, faz-se necessário visitar o dentista para identificar a raiz da situação.

Como eliminar essas manchas pretas?

O primeiro passo é identificar as manchas. Vale lembrar que em muitas das vezes, essas manchas podem estar associadas a questões naturais como o envelhecimento dos dentes. 

Entretanto, mesmo nesses casos é necessário ficar de olhos bem atentos e realizar um acompanhamento com um profissional dentista. 

Vale lembrar que é possível realizar uma consulta com um profissional dentista de forma facilitada através da contratação de um plano odontológico para empresas, que muitas vezes tem cobertura de procedimentos que vão ser necessários para tratar as manchas dentárias. 

Além disso, a avaliação do profissional dentista se faz necessária uma vez que apenas ele será capaz de identificar as causas das manchas e tratar os problemas, caso as manchas em questão estejam relacionadas a doenças, como é o caso do tártaro. 

Em suma, os tratamentos dessas manchas podem envolver diversos procedimentos, que vão depender da origem e causa da mancha, combinados com o clareamento dental para que o paciente possa ter um sorriso estético novamente. 

Além do clareamento, muitas pessoas também podem optar por colocar lentes de contato dental, ou até mesmo próteses e implantes, caso a doença bucal venha a adoecer o dente a ponto de realizar uma extração, que é um procedimento que normalmente é coberto pela maioria dos planos odontológicos para microempreendedor individual.

Formas de prevenir as manchas nos dentes

Em geral, para prevenir a maioria das manchas dentais que podem surgir nos seus dentes, a principal ação consiste em investir em uma melhor higienização bucal.

Isso porque, escovar os dentes da forma correta, no mínimo três vezes ao dia, combinado com o uso do fio dental, por si só, pode evitar cerca de 90% de todos os problemas bucais. 

Além da higienização, também é necessário melhorar a alimentação, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em açúcares, substituindo por comidas ricas em nutrientes ricos para os dentes e pela ingestão de água. 

Tudo isso, quando combinados com a visita regular ao dentista, possibilita ao paciente uma boa saúde bucal e um sorriso mais estético.

Em suma, para ter esses benefícios de forma fácil através de um plano de saúde bucal ou queira saber mais, basta pesquisar em qualquer navegador por: “como funciona plano odontológico empresarial”.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade