10 dicas para escolher o livro ideal para você

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 10, 2023

O livro ideal para cada pessoa realmente é algo muito peculiar e único. Afinal, tem pessoas que curtem romance, outras que curtem drama, outras que curtem ficção científica ou histórias em quadrinho, ou ainda, outras que julgam um livro pela capa.

Portanto, são vários fatores importantes e minuciosos que fazem um livro ideal para cada pessoa.

Quem já é leitor assíduo, certamente não tem problemas em encontrar um livro ideal para ler no mês, ou mesmo para bater a meta anual de livros lidos.

Mas de fato, independentemente se você estiver em busca de um livro sobre pintura industrial, ou um livro de romance, é essencial saber algumas estratégias e critérios para escolher o seu livro ideal, e evitar frustrações ou mesmo perda de dinheiro. 

Afinal, ninguém quer perder dinheiro só para deixar um livro de enfeite na estante, não é mesmo?

Portanto, se você quer escolher seus livros de forma assertiva e sem errar, evitando o gasto de dinheiro e frustração ao ler alguns capítulos, confira as 10 dicas a seguir que daremos para você escolher o seu livro ideal e acertar em cheio.

1 – Conheça a si mesmo

Essa é de fato a primeira dica para você escolher seu livro de forma muito assertiva e sem se frustrar na compra.

Ou seja, você precisa conhecer a si mesmo, entender os seus gostos e afinidades para de fato escolher o seu livro de forma criteriosa e acertar nos melhores títulos na livraria.

 Por exemplo, se você curte o assunto sobre galvanoplastia, então isso diz muito sobre você e é preciso considerar esse fato na escolha dos tipos de literatura que você quer ler nos próximos meses.

Mas é claro que isso é só um detalhe sobre si mesmo, e é preciso considerar outros fatores importantes para você de fato acertar na sua escolha. E para você conhecer melhor assim mesmo de forma funcional você precisa:

  • Saber o que gosta de fazer no tempo livre;
  • Definir os seus hobbies;
  • Identificar o assunto que você falaria por horas sem cansar;
  • Identificar suas habilidades e personalidade.

Esses são alguns pontos importantes que você deve definir e pensar e refletir para conhecer a si próprio.

E obviamente, esse é um exercício importante, pois conhecer a si próprio é algo essencial para construir uma vida plena, não foi à toa que Sócrates já disse essa dica a milhares de anos. 

Portanto, conheça a si próprio para escolher os livros que mais se identifica e acerte na escolha.

2 – Leia livros curtos sobre diversos temas

Essa dica pode parecer estranha, no entanto ao ler livros pequenos sobre diversos temas, você pode Identificar qual livro você terminou em menos tempo, e qual livro você leria novamente, e qual livro você mais gostou.

Pode ser um livro sobre ensaios não destrutivos, ou livrinho de histórias em quadrinho, ou um pequeno livro de ficção científica. 

O importante é que você leia vários pequenos livros ao mesmo tempo e sem gastar muito tempo, pois a finalidade é encontrar o seu gênero de livro ideal para compras de livros maiores e refazer sua biblioteca.

3 – Identifique quais seus filmes preferidos

Essa dica é de fato muito funcional e assertiva, pois através dos filmes que você assiste e dos seus filmes preferidos você pode identificar quais livros você leria até o final sem nenhum problema.

Portanto, abra sua plataforma de streaming de filmes ou mesmo filmes que você assiste pelo YouTube, e anote em um papel todos os filmes que você assistiu nos últimos três meses. 

Depois disso, faça um panorama geral dos gêneros de cada filme e faça essa pesquisa de forma minuciosa. Ao finalizar essa etapa, defina o padrão geral no gênero de filme que mais você assistiu. 

Depois de definir esse gênero que você mais assistiu, você pode escolher os livros com esse gênero que pode ter certeza que irá acertar. 

4 – Faça testes vocacionais e de personalidade

Uma dica que não pode faltar e que é muito importante para você escolher o seu livro ideal de forma mais criteriosa é fazer testes vocacionais e de personalidade. Esses testes são bem construídos e promovem resultados de acordo com cada resposta que você fornece.

 É importante ser bem verdadeiro em cada resposta nas perguntas indicadas no teste, afinal, não é para você parecer bonito para o teste, e sim para você conhecer a si mesmo, sua personalidade, sua vocação.

E assim escolher tanto os seus livros ideais, como sua formação e tomar melhores decisões na sua vida.

Se você tiver dúvida sobre como fazer um teste vocacional, pesquise, pois da mesma forma que se você pode buscar sobre termopar tipo J, irá aparecer várias opções de compra, se você pesquisar sobre teste vocacional, irá aparecer várias opções de testes no Google.

Você pode estar pensando: “mas esse teste não é para saber qual faculdade escolher?”, mas não é só para isso, é também para identificar os assuntos e matérias que mais você se identifica.

Assim você pode escolher os seus livros de estudo de acordo com esse teste vocacional. Isso serve também para os testes de personalidade, que também existem vários na internet que você pode pesquisar e fazer e escolher seus livros de acordo com os resultados obtidos.

5 – Compre diversos livros

Essa é uma dica diferente da que demos acima sobre comprar pequenos livros e livretos e ler ao mesmo tempo em pouco tempo. A dica aqui é de fato você comprar vários livros completos e que lhe chame a atenção, com personalidade e sinopses que você julga interessante.

Para isso, você pode procurar por promoções de diversos livros, afinal, mesmo que seja um investimento e você não curta esses livros depois, você pode presentear um amigo que curta aquele gênero ou mesmo vender esses livros.

Portanto, escolha uma boa livraria e compre uma ampla gama de gêneros literários, como poesia e contos, histórias de diversas origens, livro sobre pintura eletrostática, ficção científica, romance, etc. 

Assim, você pode ler aos poucos e identificar o que mais gosta para comprar o livro ideal nas próximas vezes.

6 – Aposte no que nunca sai de moda

Essa é uma dica para quem não quer gastar tempo e dinheiro escolhendo outros livros até acertar e identificar o livro ideal. 

Portanto, se você se enquadra nesse grupo dos “apressadinhos”, escolha os livros que nunca saíram de moda, os mais famosos e best-sellers que quem compra sempre ama. 

7 – Explore bibliotecas 

Da mesma forma que se você quiser conhecer mais sobre algum tema como logitech meetup, será preciso pesquisar a fundo, frequentar bibliotecas é a melhor forma de escolher seu livro ideal, e ainda amplia seu repertório e seu senso crítico. 

Isso porque, as livrarias e bibliotecas contêm uma gama enorme de livros, e lá você irá se deparar com diversos títulos e poderá explorar diferentes gêneros e passar horas vendo os livros, lendo os resumos. 

Assim, você não precisará comprar logo de cara, e sim escolher com paciência e bom senso. Sem contar que esse momento não só ajuda a despertar o interesse pela leitura, como também fortalece seu critério e gosto por algum gênero.

8 – Leia livros da sua infância

Uma dica muito importante para você escolher seu livro ideal é reviver os autores que marcaram sua infância.  Você se lembra de Monteiro Lobato com carinho? Você foi cativado por histórias clássicas como “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “Narizinho”, ou “O Saci”? 

Investir em uma aventura que será lembrada por gerações é sempre uma boa ideia para identificar o que gosta agora. É óbvio que os gostos mudam, mas a sensibilidade de relembrar os livros de infância pode aflorar o seu próprio senso atual.  

A visão encantadora destes trabalhos literários infantis ajuda a contagiar a criatividade e a personalidade.

9 – Faça parte de um clube do livro

Um clube do livro pode ajudar você a escolher seus livros ideais nos próximos meses, afinal, é um lugar de encontro, independente se é virtual ou físico, em que várias pessoas com interesses literários se encontram. 

Com isso, você poderá trocar experiências e identificar um padrão de gosto pessoal, ajudando você a fazer melhores escolhas. 

10 – Identifique suas afinidades de temas

Independentemente se você curte o assunto sobre tubo de aço carbono, ou sobre a aurora boreal e mecanismos da natureza, anote tudo em um papel e identifique quais são suas afinidades, a fim de escolher seu livro ideal com esse critério. 

Sem dúvida, analisando os temas de sua finalidade, você irá escolher seus livros de forma assertiva e garantir que sua biblioteca fique completa com os livros que você realmente vai ler até o final.

Lembre-se que é importante identificar diversos temas de sua preferência. Portanto, se você gosta do assunto de alinhamento a laser, ou de casos criminosos, use isso para identificar suas afinidades e escolher seu livro ideal. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade