Instagram: Entenda os limites de uso do para não ser punido

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em junho 3, 2022

As redes sociais se tornaram hoje o principal canal de comunicação e interação entre as pessoas. Algo que cresce cada vez mais, diante do avanço da internet e das plataformas digitais, chegando assim a uma pluralidade de redes, destacando-se o Instagram.

Uma posição de evidência que é considerada não só pelos usuários, mas também pelo setor comercial, que encontra nessa rede social uma oportunidade de se conectar com o seu público, indo então ao encontro dessa audiência, que atualmente encontra-se online.

E isso é algo válido para os mais variados tipos de empreendimentos, não necessariamente precisando se tratar de um negócio voltado ao cenário digital. É possível, por exemplo, citar a importância em um restaurante familiar em saber como usar essa plataforma.

Ela permite com que esse negócio consiga atrair uma atenção especial para os seus serviços através da internet, um passo importante para que uma empresa consiga crescer atualmente, desde a padaria até quem trabalha com a fabricação de divisora de massa.

Pois ambos negócios podem encontrar o seu respectivo público de interesse por meio dos canais digitais, usando essas plataformas para se aproximar de tal audiência, e a partir disso trabalhar com o processo de conversão de um usuário até um cliente de tal negócio.

Mas para que esse contato possa ser iniciado, é preciso estar presente no mesmo tipo de canal que o público ao qual você busca atingir, algo importante não só para o mercado comercial, como também para quem trabalha com o método de produção de conteúdo.

E quanto maior for o seu destaque na internet, como no número de seguidores do Instagram, maior poderão ser os seus resultados a serem alcançados, sendo você um fornecedor de peças de conexões hidráulicas ou um produtor digital.

O problema nisso tudo é que as redes sociais trabalham com limites. Um conjunto de regras que podem ser melhor perceptíveis em relação ao Instagram, que estabelece normas para todos os seus usuários, sejam eles de perfil pessoal ou comercial.

Regras essas que precisam ser compreendidas para evitar qualquer tipo de contratempo que possa ocorrer durante a gestão do seu perfil na rede. Uma atenção requerida para o bem não só dos seus projetos, como também do seu público, no caso seus seguidores.

O alcance do Instagram nos dias de hoje

Uma pesquisa realizada em 2020 pelo grupo de pesquisa digital eMarketer apontou que o Instagram alcançou a marca impressionante de 1 bilhão de usuários ativos. Índice esse que somente cresceu nos últimos anos, assim como o apreço do público pelas redes sociais.

Resultado da dependência cada vez maior da sociedade pelas ferramentas digitais, que hoje se apresentam como a porta de entrada para as mais variadas oportunidades, sejam elas profissionais, comerciais ou até mesmo de lazer. Tudo a ser realizado nas redes.

Enquanto as plataformas digitais se multiplicam, o destaque do Instagram acaba vindo muito por causa da sua capacidade de adaptação, adotando os mais variados formatos para que assim seja possível continuar a contar com a atenção dos seus usuários.

Como, por exemplo, no destaque que os conteúdos em vídeo possuem hoje, fazendo com que o Instagram deixasse de ser apenas uma plataforma de compartilhamento de imagens, virando também um espaço para a divulgação de vídeos. Sejam eles curtos ou grandes.

Abrindo assim as mais variadas possibilidades também para o setor comercial, como uma agência que atua com o desenvolvimento de projetos ambientais para o mercado, que pode usar dessa plataforma para falar um pouco mais sobre o seu processo de trabalho.

O único problema é que, quanto maior o número de usuários, maior passou a ser também a responsabilidade do Instagram diante do alto índice de público que passou a utilizar a plataforma. Muitas até mesmo de forma duvidosa, com um espaço para golpes.

De forma a reduzir a proliferação dos perfis falsos, como aquelas pessoas que entram em contato com o seu usuário com a oferta de produtos e serviços falsos, ou então não desejados, o Instagram passou a adotar novas regras para a segurança dos usuários.

Essas normas foram estabelecidas para garantir a proteção de quem navega pela rede social, agindo como uma espécie de controlador de acesso, no qual a veracidade por trás de quem comanda um perfil é frequentemente analisada, reduzindo assim perfis falsos.

O único problema é que essas regras de segurança muitas vezes podem acabar afetando um usuário que, de forma indesejada, acaba por infringir as normas do Instagram, levando o seu perfil a ser punido, e em casos mais graves até mesmo a exclusão da conta.

Um inconveniente para quem busca navegar no Instagram, mas um problema ainda maior para quem gerencia um negócio e uso da plataforma como um veículo de divulgação, em certos casos até como um canal de vendas, como hoje é possível.

Para evitar esse tipo de incômodo é importante conhecer as limitações do Instagram e como elas foram definidas para a proteção de todos os usuários ali presentes.

Como funcionam os limites do Instagram?

De forma a identificar a presença e evitar a proliferação dos perfis falsos, a rede social pertencente ao grupo Meta Platforms (antigo Facebook) passou a adotar um limite principalmente acerca do número de conta que um perfil pode seguir.

Isso impede que uma conta falsa possa se conectar com uma grande rede de usuários com a divulgação de mensagens e links prejudiciais. Questão de segurança que está entre as principais perturbações de uma consultoria de TI para pequenas empresas.

Para entender como funcionam esses limites do Instagram é importante ter atenção às perguntas comuns sobre esse assunto, e que serão respondidas logo a seguir.

Quantos perfis podem ser seguidos na rede?

Mesmo que exista um limite em relação ao número de perfis que um usuário pode seguir, em nenhum momento isso significa que o Instagram deixou de ser uma opção para quem busca trabalhar com uma rede social ampla, de diversas conexões.

Isso porque o número de perfis que podem ser seguidos é hoje de até 7500 usuários. Um limite grande o suficiente para que uma empresa que trabalha com o serviço de coleta de solo, por exemplo, possa se conectar com o seu público-alvo presente no Instagram.

Quantos perfis podem me seguir?

Quando se trata da situação inversa é diferente, já que o número de usuários que podem seguir o seu perfil é ilimitado, indo até o limite da sua popularidade na rede, junto também ao índice de usuários presentes no Instagram como um todo.

Público esse que cresce progressivamente, o que explica a importância que o setor comercial e o próprio público comum dá para essa rede social em específico, como um canal de amplas possibilidades de interação entre os usuários.

Existe um limite de hashtags?

Essa questão surge justamente por causa das oportunidades de conexão no Instagram com as hashtags servindo como um artifício para reunir os mais variados usuários em busca de um tema em comum.

Como na presença de hashtags como #indústria, #soluções e #ferro em um anúncio de chapa perfurada onde comprar. O número máximo permitido é de 30 hashtags, no entanto se recomenda o uso de 5, 6, no máximo 10 por post ou comentário, para não atrapalhar a performance do perfil.

O que pode fazer meu perfil ser bloqueado?

Além de ações prejudiciais, como o compartilhamento de conteúdos nocivos às normas do Instagram, é possível que o seu perfil seja limitado de certas ações, como curtir e tecer comentários, por causa de algumas ações suas no Instagram, entre elas:

  • Seguir e deixar de seguir um perfil rapidamente;
  • Curtir várias publicações em um tempo curto;
  • Escrever o mesmo comentário em diversos perfis;
  • Enviar a mesma mensagem repetidamente;
  • Compra de seguidores e comentários.

Fatores que podem fazer com que o Instagram identifique o seu perfil como algo de caráter duvidoso e sendo gerenciados por sistemas robóticos. Um evento que pode acarretar em punições ao usuário, e em casos repetidos até mesmo a sua exclusão.

Tive uma ação bloqueada no Instagram, o que fazer?

Caso isso aconteça, é preciso acessar o perfil na área de configuração e relatar um problema. Nessa caixa é preciso descrever o que aconteceu com o seu perfil, de forma que o Instagram possa analisar o problema e retornar com uma solução ao usuário.

Para evitar esse tipo de situação é importante ter atenção às suas ações no Instagram, assim como um serviço de calibração mantém em funcionamento as máquinas em uma fábrica, para que as suas oportunidades na rede não se tornem danos ao seu perfil.

Uma situação negativa para quem navega com um perfil pessoal, mas ainda mais desastrosa para quem gerencia um perfil comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade