5 erros comuns que os médicos cometem no Instagram e como evitá-los

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em abril 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O marketing digital entrou na área médica e está presente na vida de muitos pacientes e médicos que buscam informações sobre saúde e bem-estar. Portanto, a representação digital é essencial nesse contexto.

Com isso, estar presente nesse mundo digital e entender o quanto é fundamental buscar estratégias para esse universo é algo importante. Boa parte do público consome os conteúdos online, dessa forma é necessário que se tenha estratégias válidas e eficazes.

Esse mundo digital tem alcançado todos os meios e públicos, estando presente desde uma empresa de medicina do trabalho até uma agência de publicidade. Por isso, a importância em entender e utilizar suas ferramentas se tornou algo grande.

O marketing digital tem em sua característica justamente sua forma ampla de atendimento e alcance, assim não seria diferente entre os médicos, essa ferramenta se mostra um dos passos fundamentais para que se tenha mais público e convicção em sua clínica.

No mundo digital, a forma mais fácil e rápida de se conectar com o público é aparecer nas redes sociais que ele navega. É necessário se fazer presente e criar sua marca diante do público, impactando todo o meio e buscando essa diferenciação.

Com o passar dos anos, com a pandemia, os comportamentos mudaram: não basta apenas pegar uma indicação de um amigo ou encontrar um profissional em uma lista de protocolos; os pacientes querem ver um médico e estar perto deles.

Dessa forma, as estratégias e todos os meios até então conhecidos sofreram alterações, sendo necessário uma atualização e novas formas de abordagem diante do público e de suas estratégias de alcance.

Por exemplo, sobre a venda de equipamentos médicos, em outras épocas as lojas desse ramo só estariam no ambiente físico, atualmente esses comércios enxergam a necessidade de estarem no universo online, beneficiando-se em cada etapa desse processo.

Por isso, médicos e demais profissionais de saúde devem estar presentes no mundo digital para divulgar seu trabalho e conhecimento, bem como para se conectar com pacientes atuais e futuros.

Dessa forma, adiantando-se diante de um mercado de extrema concorrência e trazendo esse diferencial no contato com o público, gerando ainda mais conexão e convicção, atraindo mais clientes e possibilidades.

Após entender como o marketing digital se faz presente entre o ramo da medicina e no meio de profissionais da saúde, acompanhe a seguir como essa atividade ajuda no impulsionamento do trabalho.

Como o marketing digital ajuda no impulsionamento  

A grande vantagem do marketing digital está justamente na interação entre os criadores de conteúdo e seus públicos. Por isso, todas as áreas que buscam construir um relacionamento com o público têm obtido ótimos resultados.

Esses resultados estão ligados a essa inovação e a forma como o marketing digital proporciona mais possibilidades e cada vez mais recursos para os negócios e meios, sendo uma espécie de atualização de firmware em diversas áreas e processos.

Para os médicos não é diferente, essa ferramenta possibilita vantagens extremamente valiosas no contato entre o médico e seus clientes, gerando recursos e confiança nesse contato, oferecendo sempre o melhor atendimento possível para cada pessoa.

Assim, uma clínica médica que conta com os melhores materiais hospitalares, ao não realizar uma estratégia de marketing boa, gerando mais divulgação e mostrando a qualidade em seus produtos e atendimentos, os recursos serão pouco utilizados.

Dessa forma, não é suficiente só estar nas redes sociais, sem uma estratégia ou algo que diferencie o processo. É extremamente importante entender e estudar as ferramentas e recursos do marketing digital para ter os resultados estabelecidos.

Por isso, essa ferramenta se mostra tão importante nesse processo de impulsionamento e aproximação com o público, disponibilizando as informações e formas de atendimento para todos.

Através dessa aproximação as possibilidades para o meio se tornam infinitas e cada vez mais vantajosas, beneficiando desde um serviço de medicina do trabalho até um atendimento em consultas particulares.

Após acompanhar a importância que o marketing digital tem nesse processo de impulsionamento e o quanto essa ferramenta é necessária, veja a seguir o motivo para se atentar nesse processo e não cometer erros.

Por que se atentar e não cometer erros?

Assim como essa ferramenta pode ser extremamente eficaz e facilitar diversos processos e formas de aplicação, o cuidado e atenção ao adotar as estratégias devem sempre ser levados em consideração.

Muitos médicos decidem estabelecer as estratégias do marketing digital em seu negócio, sem ter o estudo e conhecimento necessário do meio, desanimado e cometendo erros durante toda essa aplicação.

Esses erros podem acabar saindo caro e gerando situações ruins para o seu negócio, situações como a falta de planejamento, não entender as necessidades do público e trazer reflexos e uma identidade ruim para o seu negócio.

Por isso, buscar se atentar e conhecer melhor os processos para a implantação do marketing digital em sua profissão e negócio é um dos fatores fundamentais e que faz diferença diante da amplitude do mercado.

Dessa forma, é necessário que se tenha a mesma atenção que se tem nos processos diários, como o uso de avental descartável e outros cuidados, também no mundo online e em suas ferramentas e amplificações.

Esse universo é extremamente eficaz e vantajoso, desde que se tenha conhecimento e uma estratégia válida em sua aplicação, gerando situações positivas totalmente a favor desse meio.

Com isso, a sua importância se dá justamente alinhada à atenção e cuidado necessário em todos os recursos e facilitações que essa ferramenta proporciona e gera no meio médico.

Ao acompanhar o porquê se atentar e não cometer erros durante o processo do marketing digital em sua carreira médica, veja a seguir alguns desses erros que devem ser evitados no Instagram.

Erros que devem ser evitados no Instagram  

O marketing digital para médicos abre inúmeras possibilidades para você conquistar novos clientes e provar o nome do seu consultório. No entanto, muitos médicos desistiram do marketing digital devido à falta de bons resultados.

Com isso, começando previamente uma estratégia, mas não investindo e tendo o conhecimento necessário para que essa estratégia possa gerar ainda mais recursos e atenção em seu Instagram e nas plataformas digitais.

O mesmo investimento de tempo e recursos feito em um consultório e nos detalhes que o compõem como um lençol hospitalar e entre outras características, deve ser levado para o mundo online e em sua aplicação.

Esses médicos podem não saber explorar plenamente o potencial das estratégias digitais em seu Instagram, utilizando os canais de comunicação de forma ineficaz e se comunicando de forma inadequada com o público.

Conheça os 5 erros mais comuns que os médicos cometem no marketing digital que podem prejudicar seu desempenho:

1 – Falta de planejamento

Planejar uma campanha de marketing é fundamental para que você obtenha bons resultados, mas é nesse ponto que a maioria dos médicos falha. 

Ou seja, eles acabam não estabelecendo um planejamento que funcione e seja adequado para as ações e objetivos a serem alcançados.

2 – Não entender as necessidades do seu cliente

O marketing digital para médicos diz muito sobre conexões e informações relacionadas. É por isso que você deve saber com quem está falando, como seus pacientes estão se comportando, suas necessidades e hábitos. Isso ajudará você a desenvolver uma estratégia mais precisa.

Assim, como exemplo desse entendimento sobre as necessidades, está ter essa conexão a ponto de entender o uso de uma cadeira de rodas elétrica para a facilitação de um paciente, buscando essa aproximação e atender sempre da melhor forma possível.

3 – Postar conteúdos somente interessantes para você

Esse é o erro que mais vai arruinar sua estratégia de marketing digital. Como mencionamos anteriormente, marketing digital para médicos é sinônimo de conexão. Você só pode se conectar com os pacientes se compartilhar informações relevantes para eles.

4 – Não ter consistência

Para ser notado no Instagram, você precisa existir, e você só pode existir digitalmente se for consistente, tendo o hábito de frequência em postagens e interações em todos os movimentos dentre dessa plataforma.  

5 – Usar uma linguagem muito técnica

Você já leu uma publicação e não sabia quase nada sobre ela? É exatamente isso que as pessoas pensam quando usam uma linguagem repleta de termos técnicos e científicos que não fazem parte do cotidiano.

Após entender e acompanhar os 5 erros mais comuns nesse processo e como esses erros devem ser evitados, veja os benefícios de seguir boas práticas no Instagram e como os médicos podem obter os maiores retornos com o uso correto da rede.

Benefícios de boas práticas no Instagram

Ao investir em marketing médico em seu Instagram e nas plataformas digitais, você pode atrair mais clientes, aumentar sua porcentagem de faturamento e construir a credibilidade de seu consultório.

Acompanhe as principais vantagens do marketing digital no seu Instagram no meio médico:

  • Ser encontrado: através do Instagram essa busca se torna mais fácil;
  • Se conectar: o Instagram tem em sua característica esse benefício;
  • Divulgação: uma divulgação maior em torno dos serviços e convênios;
  • Tornar-se referência: essa plataforma facilita a diferenciação.  

Todos os dias, cerca de metade da população mundial usa a Internet. Se pararmos e analisarmos quantas pesquisas são feitas no Google todos os dias, com certeza encontraremos muitos outros motivos.

Por isso, o uso do marketing digital no meio médico para um crescimento das redes sociais, um crescimento da sua carreira e negócio, são um dos pontos mais importantes e que demandam estratégias válidas e eficazes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.