Higienização do carro: 10 dicas para limpar o seu automóvel

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 7, 2022

Se você procurar métodos eficazes e de baixo custo para limpar seu automóvel, está no lugar certo. Preparamos este artigo com 10 métodos certeiros para você poder limpar completamente seu carro sem gastar muito e sem precisar ir ao lava-jato toda semana. 

Afinal, por mais que o seu carro mereça um tratamento especial, pois se trata de um bem, economizar é muito importante. As dicas aqui serão mais para uma manutenção adequada do seu carro, a fim de manter por mais tempo a limpeza profissional. 

Portanto, se você quer saber como limpar e fazer a higienização de estofados de automóveis e demais compartimentos do veículo de forma correta, continue lendo este artigo com essas dicas infalíveis. 

1 – Inicie a limpeza por cima

Essa é a primeira dica para você limpar seu carro da forma correta e garantir um resultado satisfatório: comece sempre a limpar de cima para baixo. 

Isso porque, a sujeira mais grossa de cima do veículo sempre tende a descer e se acumular na parte de baixo do carro. Logo, se você limpar primeiro a parte de baixo, quando for fazer a limpeza superior, irá sujar tudo novamente. 

Portanto, limpe primeiro todo o teto, e a sujeira descerá para as peças que não foram limpas. Em seguida, foque na limpeza da parte dianteira, e, finalmente, para a parte traseira do carro e depois para os lados.

Para manter seu carro brilhante e protegido, assim como é importante usar produtos específicos para realizar a manutenção de lavadoras, é importante também usar produtos específicos para limpar todas as partes do carro.

2 – Limpe as laterais, dianteiras e traseira

Após a limpeza de cima, é essencial começar a limpeza de toda lataria do veículo, nas partes laterais, dianteiras e traseiras. Lembre-se sempre de usar sabão neutro e água, ou algum produto que seja adequado e específico para veículos. 

Existem diversas opções no mercado de automóveis, desde produtos químicos para lavagem automotiva até materiais e ferramentas de limpeza adequadas que evitam manchas e arranhões no ato de limpar. 

Pode ser panos de microfibra, de preferência uns três, para que possa formar um pano maior unindo eles e facilitar ao passar na lataria do carro. 

3 – Aspire cuidadosamente o carro 

Antes de começar a limpeza mais profunda do interior do seu veículo, é essencial aspirar ele cuidadosamente. É importante fazer esse processo em todas as partes, até mesmo se seu veículo estiver com kit de embreagem completo.

Portanto, aspire adequadamente todos os locais do interior do seu veículo, como:

  • Bancos;
  • Tapetes;
  • Espaço entre os bancos;
  • Porta-luvas;
  • Console.

Esse processo é indispensável, principalmente porque os produtos higienizadores não vaporizam pedrinhas, folhas ou restos de comida que entram em orifícios pequenos e difíceis de alcançar com panos de microfibra e produtos. 

4 – Limpe o interior com shampoo e água

Depois de realizar o processo de aspiração de pó do interior do seu veículo, é preciso complementar a limpeza para que não haja resquícios de sujeira. 

Ou seja, como mencionado acima, recomendamos que utilize primeiro um aspirador de pó e depois, para uma limpeza mais profunda, um pano úmido. 

Mas lembre-se de que, em vez de usar detergentes poluentes, caros e carregados de produtos químicos, recomendamos usar um shampoo de crianças diluído com um pouco de água. 

É importante que seja esse tipo de shampoo, assim como é importante averiguar a embreagem automotiva, pois o shampoo evita manchas impróprias, e de fato, com o shampoo, você pode eliminar manchas cuidando perfeitamente do interior.

5 – Utilize café contra maus cheiros

Um carro bem cuidado é aquele que não cheira mal. Para neutralizar qualquer cheiro 

desagradável ou fumaça, recomendamos que você use um método natural: um saco de grãos de café que você pode pendurar ou deixar nos compartimentos do carro.

O café também faz com que haja a absorção da umidade do carro, evitando mofos e maus cheiros que a umidade provoca. Você também pode usar um saco de arroz, sal, açúcar ou farinha para absorver a umidade do carro.

6 – Limpe o sistema de ventilação com escova

Espaços estreitos, como a parte que comporta o sistema de ar condicionado, costumam ser um problema ao limpar o interior de um carro. Isso porque, esses compartimentos são pequenos, e acumulam sujeira constantemente, principalmente a longo prazo. 

Portanto, para remover toda a poeira e sujeira no sistema de ventilação, recomendamos usar uma escova de espuma ou uma escova de dentes velha para alcançar até os pontos menos acessíveis.

7 – Limpe os bancos de couro com métodos ecológicos

A limpeza dos bancos do carro, principalmente se forem de tecidos de couro, é um dos aspectos mais desafiadores do cuidado do carro e, para que permaneçam perfeitos ao longo do tempo, devem ser limpos a cada 6 meses.

Os métodos de limpeza caseiros mais populares são usar uma solução de água e detergente neutro, azeite de oliva ou óleo de rícino. O importante é aplicar a solução escolhida com um passo de algodão e não deixar os bancos molhados por muito tempo.

Cuidar do seu carro periodicamente não apenas mantém seu valor alto, mas permite que ele dure mais.

8 – Limpe os vidros com produtos adequados

Independentemente se o seu veículo possui película ou não, é essencial limpar os vidros de forma adequada.

Para isso, limpe as superfícies de vidro usando um pano de microfibra para remover toda a poeira. Em seguida, use um produto apropriado, como limpador de insulfilm automotivo preço promocional, e certifique-se de seguir as instruções do fabricante.

Se você notar manchas grudadas na parte externa das janelas, mesmo depois de lavar a parte externa do carro, aplique um limpador de vidros. Desta forma, limpe uma parte do vidro de cada vez.

9 – Faça o polimento da pintura do carro

Para polir seu carro de forma adequada sem provocar nenhum tipo de arranhão, é preciso que toda a superfície esteja extremamente limpa. 

Portanto, depois de realizar todos esses processos que indicamos até aqui, e depois de lavar toda a carroceria do seu carro com água e sabão neutro, você pode finalmente polir seu carro para fechar essa limpeza com chave de ouro. .

Feito isso, você pode polir a pintura com cera livre de agentes abrasivos. Leia atentamente o rótulo e teste o produto em apenas uma pequena área antes de polir todo o carro. 

Lembre-se, assim como uma empresa de limpeza comercial  utiliza os melhores produtos, é fundamental que você utilize uma cera de boa qualidade para que cubra até pequenos arranhões, tornando-os menos visíveis.

10 – Finalize limpando as rodas e pneus

Sempre coloque pneus e rodas por último, pois assim você conseguirá remover toda a sujeira do seu veículo sem comprometer outras áreas em que já realizou a limpeza do seu veículo. 

Imagine se você começasse a limpar pneus e rodas primeiro? Se você fizer isso, levará toda a sujeira pesada para a parte superior do veículo e ainda iria sujá-las novamente ao limpar as outras áreas.

Além disso, você correrá sério risco de arranhar a carroceria próxima aos pneus com a sujeira que encontrar. Portanto, não esqueça dessa dica e sempre deixe os pneus por último. Pode ter certeza que essa dica fará toda diferença.

Considerações finais 

Com todas essas 10 dicas que indicamos aqui, a limpeza do seu veículo será um verdadeiro sucesso. Mas como já mencionamos, essa limpeza não exclui a necessidade de levar seu carro ao lava-jato pelo menos a cada 15 ou 20 dias. 

Ou seja, assim como é importante procurar uma auto escola para habilitados valor mais em conta, é preciso encontrar um bom lava-jato que seja reconhecido em sua região, e que tenha boas referências.

Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de um bem valioso como um carro. Sem contar que, ao ir a um lava-jato, não terá que se preocupar com nada, pois os profissionais farão tudo e o carro será entregue perfeitamente limpo.

Portanto, de fato, as vantagens de ir ao lava-jato não podem ser excluídas, mesmo que essas dicas passadas sejam muito bem recomendadas, ainda assim é importante considerar a limpeza profissional. 

Mas é claro que, também é preciso considerar que tudo depende das necessidades do seu carro e do tempo que se pretende dedicar à limpeza dele.

Portanto, não vale a pena tentar economizar e fazer uma limpeza meia boca e prejudicar a manutenção do seu carro. Afinal, existem sujeiras que ficam incrustadas na lataria e podem causar outros problemas maiores. 

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir higienizar o seu carro da melhor maneira possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade