Helpful Content: O que é, características e porque o Google limitará baixos conteúdos

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em novembro 24, 2022

Se atualizar é algo comum diante das tecnologias, profissões e até mesmo das ferramentas, pois essa é a forma de se manter sempre eficaz e atento a tudo que está acontecendo, sendo assim uma atualização que merece destaque é justamente o Helpful Content

O helpful content ou também como é conhecido e chamado atualização de conteúdo útil é uma atualização de algoritmo do Google que tem como objetivo principal recompensar os conteúdos que oferecem aos usuários experiências satisfatórias. 

O Google é uma das maiores plataformas de busca do mundo, contando com números impressionantes como, por exemplo, mais de 8,5 milhões de pesquisas que são realizadas diariamente na plataforma.

Sendo assim, diante da fama e relevância que o Google possui, a plataforma se preocupa e muito com as experiências do público, pois essa é a principal forma de manter a fama e reconhecimento da plataforma. 

Por isso, como o público tem se preocupado cada vez mais com as suas experiências, o Google realiza essas atualizações visando criar um ambiente cada vez mais positivo e com conteúdos relevantes. 

Afinal, ao estarmos buscando por uma fábrica de sorvete queremos sempre nos deparar com empresas que sejam de confiança e que de fato nos proporcionem uma solução para os nossos desejos e pelo que estamos buscando. 

Logo, por mais que a atualização contemple alguns sites que produzem conteúdos de qualidade, é importante estar atento pois alguns sites podem acabar perdendo em visibilidade se os seus conteúdos antigos forem considerados de certa forma inúteis. 

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o Helpful Content, fazendo com que você entenda o seu conceito, a sua importância para o Google, o efeito que essa questão tem para o SEO e tudo o que você precisa saber sobre essa atualização. Confira!

O que é o Helpful Content?

O Helpful Content através do seu conceito e até mesmo do seu funcionamento é uma atualização do Google que tem seu lançamento visando priorizar diante do Google conteúdos originais e úteis, escrito por pessoas para pessoas.

Ou seja se em seu site de consultoria empresarial se preza manter uma autenticidade, diante dessa atualização seu site tende a ser contemplado.

Essa ação realizada pela plataforma visa justamente estabelecer experiências cada vez mais positivas ao público, fazendo com que a popularidade da plataforma só venha crescer e o público seja sempre atendido da melhor forma possível.

Afinal, quando estamos buscando por algo sempre queremos ter experiências positivas e encontrar a solução para os nossos problemas em questão, por isso essa atualização é tão importante.

Além disso, o próprio Google em seus posicionamentos diz que os conteúdos que eles tendem a priorizar são aqueles que os usuários acreditam que tiveram uma experiência agradável diante do consumo estabelecido.

Por isso, o ideal diante dessa nova atualização é que as empresas parem de produzir conteúdos com o foco somente nos mecanismos de busca e comecem produzir conteúdos que sejam relevantes para os humanos.

Logo, para que se tenha resultados positivos, por exemplo, em sua empresa de portaria e limpeza os redatores de conteúdo da sua empresa devem colocar o público em primeiro lugar e além disso usar algumas práticas recomendadas pelo SEO.

Importância do Helpful Content para o Google 

A importância do Helpful Content ao se tratar do Google é justamente uma resposta e até mesmo uma solução para o momento em que vivemos e o que o público busca através do seu consumo.

Por exemplo, uma pessoa ao estar buscando um saco de ráfia 50 kg, ela quer ser atendida bem e muito mais que o produto que essa pessoa está buscando, ela quer ter uma experiência positiva e totalmente impactante.

Sendo assim, diante do momento em que vivemos onde as experiências são mais importantes até mesmo que os produtos, o Helpful Content coloca em evidência uma questão essencial e que tende a fazer toda a diferença.

Logo, os conteúdos que priorizam as pessoas e colocam em primeiro lugar as experiências estabelecidas, fazem com que se tenha uma resposta às perguntas do público e principalmente uma satisfação dos leitores.

Dessa forma, para que os conteúdos da sua empresa tenham destaque e seu site seja contemplado diante dessas atualizações do Google, é essencial optar por conteúdos originais e que sejam totalmente autênticos.

Além do mais, a plataforma ao realizar essas atualizações fazem com que a sua popularidade só aumenta, pois o público ao ter uma experiência positiva tende a continuar consumindo e realizando todas as suas pesquisas.

Por isso, o Google ao realizar essa atualização e colocar a experiência do público como o principal foco dos sites, ele tende a continuar recebendo números incríveis de pesquisas, e com isso até mesmo sua empresa de declaração de extinção mei pode acabar se beneficiando com isso.

Quais efeitos o Helpful tem na questão de SEO dos sites

Diante do SEO dos sites era bem comum que as empresas buscassem estabelecer conteúdos pensando e considerando os bots, visando justamente ter posições relevantes no Google e aumentar a sua taxa de consumo.

Logo, o principal impacto ao se tratar do SEO dos sites é que as empresas que se mostravam de olhos fechados ao público, buscando somente estar de acordo com as métricas do Google, elas não serão mais relevantes e nem alcançaram lugares de destaque.

Sendo assim,  essa atualização nos mostra que o SEO dos sites é sobre pessoas e não sobre bots, deixando claro que para você ter sucesso e destaque diante do Google é essencial que as pessoas e as suas experiências estejam sempre em destaque.

Dessa forma, se antes ao estar desenvolvendo um conteúdo sobre projeto elétrico de alta tensão o recomendado era colocar acima de tudo as métricas, diante dessa atualização os sites devem se importar com a experiência do público e com atendê-los da melhor forma possível.

Características do Helpful Content 

Diante da importância e relevância que essa atualização do Google tende a proporcionar e estabelecer ao se tratar dos sites, da sua produção de conteúdos e até mesmo suas estratégias, conhecer as características do Helpful é um passo totalmente necessário.

Logo, para te auxiliar e fazer com que o site da sua empresa de elipse e3 estabeleça boas práticas e que seus conteúdos estejam impecáveis, e de acordo com o que essa atualização transmite, confira as principais características do Helpful Content.

  • Conteúdos que priorizam as pessoas;
  • Uma resposta às perguntas do público;
  • Satisfação dos leitores;
  • Se evita conteúdos sem originalidade;
  • Produção de conteúdos que agreguem mais valor.

Dessa forma, ao ter essas características em mente e estar atento a essas questões ao se tratar dos conteúdos em seu site, os benefícios tendem a ser incríveis contemplando o seu site e proporcionando o destaque e sucesso merecido.

Por isso, criar conteúdos que seguem essas características deve ser um dos principais focos dentre os sites, pois esse é o caminho para ter relevância e conseguir impactar o público e ter sucesso diante do Google.

Como planejar seus conteúdos a partir de agora?

Diante das especificações e dessa nova forma que o Google está estabelecendo para contemplar os sites e dar o destaque aqueles que priorizam conteúdos com mais qualidade e experiências mais impactantes, é essencial saber como se comportar e o que fazer diante desse momento.

Sendo assim, para fazer com que você tenha um direcionamento diante do seu site onde as pessoas podem comprar empilhadeira, confira algumas dicas para planejar seus conteúdos e ir ao encontro do sucesso.

Volte aos princípios 

Qualquer estratégia de marketing que permite com que seu site cresça necessita de uma análise profunda do seu público alvo e pode ter certeza que isso nunca mudará.

Saber quem é seu público alvo tende a dar direcionamento em relação aos seus conteúdos, estabelecendo ações que os atinjam e sempre toque em pontos específicos em relação aos seus gostos e aquilo que eles buscam.

Por isso, para ter destaque e relevância diante dessa nova atualização é essencial voltar às origens e saber o que seu público alvo gosta, aquilo que eles buscam e até mesmo quais são as suas principais necessidades.

Evite confiar demais no IA

Com as tecnologias e inovações surgindo basicamente o tempo todo, o IA é uma prática importantíssima que permite com que os sites publiquem um grande volume de conteúdo em menos tempo.

Entretanto, você deve avaliar se o IA pode escrever o conteúdo para você, pois a edição humana é fundamental e é o que faz com que os conteúdos se diferenciam e tenham um destaque.

Sendo assim, ao criar um conteúdo, tente confiar em ferramentas reais e estratégias que vão de acordo com ações reais, pois essa é a única forma de ir ao encontro daquilo que o público busca e deseja.

Agregue o valor que só você pode agregar 

Como foi dito e evidenciado em alguns momentos do texto, o Google está priorizando conteúdos que são escritos em primeira mão e que transmitem um profundo conhecimento e informações do criador.

Além disso, não é só o Google, pois seus leitores também preferem conteúdos que sejam reais e carregam consigo o desejo em saber o que sua marca acha sobre determinado assunto em questão.

Por isso, evite conteúdos genéricos e sem aprofundamento, optando por estabelecer o valor que só você pode agregar, pois assim seus conteúdos tendem a fazer toda a diferença e principalmente ser contemplado através do Helpful Content.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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