Futevôlei: Entenda as regras e saiba como praticar o esporte do verão

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A prática de esportes é responsável por uma série de benefícios na vida de uma pessoa, a ponto de ser vista não só como uma atividade de lazer, mas também como uma indicação médica, a apontar uma alta variedade de práticas esportivas, como é o caso do futevôlei.

É por esse e outros motivos que o estilo esportivo vem sendo adotado pelo mais diferentes grupos na sociedade, com destaque também para os influenciadores digitais, que encontram nessa área um tema amplo a ser discutido entre os seus seguidores.

E a prática do futevôlei ganhou um destaque maior no Brasil, que se sobressai pelo seu clima tropical, a propiciar os mais diferentes cenários para prática de alguma atividade esportiva, como é o caso das regiões litorâneas, com as praias servindo como uma grande quadra natural.

O ambiente natural inclusive destaca-se como um cenário propício para os mais diferentes esportes, com qualquer serviço de análise do ar conseguindo destacar a qualidade superior entre praticar uma atividade ao livre em relação a um espaço fechado.

Tudo faz com que seja tão comum em um passeio pela orla da praia encontrar um grupo diversificado banhistas, e entre eles aqueles que estão praticando algum tipo de esporte, entre as variadas opções que podem ser executadas dentro desse espaço coletivo.

Para o bem da sua saúde, do seu lazer e em alguns casos até mesmo para um movimento de treino, ao se tratar de um atleta profissional, que pode usar deste espaço natural para fortalecer a musculatura do corpo em relação ao esporte em que está se profissionalizando.

Pois assim como um laudo ergonômico a ser concedido para atividades em uma fábrica, precisa contar com uma adequação do estilo de trabalho, a prática de um algum esporte também necessita do espaço e dos equipamentos necessários.

Como também o caso do futevôlei, um esporte popularmente praticado na areia das praias, justamente por ter nascido entre elas.

As origens do futevôlei

Muitas práticas esportivas populares no Brasil são na verdade exportadas do exterior, como é o caso do futebol, esporte que nasceu na Inglaterra, mas que foi nas terras brasileiras que foi verdadeiramente popularizado a ponto de se tornar uma febre nacional.

Mas além de importar algumas práticas, o Brasil também tem sua cota de exportação de esportes, sendo relevante destacar o papel do futevôlei, uma prática que nasceu em plenas areias cariocas, expandindo-se para outros estados e até mesmo países.

Difundiu-se pelo mundo da mesma forma com que um serviço de entrega internacional, a funcionar por meio de cargas fracionadas. Uma prática amplificada, com regras estabelecidas e ao apoio de ligas profissionais que foram sendo criadas para o esporte.

Especificamente sobre a origem do futevôlei é preciso retornar para os anos 1960, quando foi estabelecido uma regra que proibia a prática do futebol nas areias da praia, havendo uma proibição clara para esportes que funcionassem sem uma rede e um espaço delimitado.

Ou seja, uma proibição voltada especificamente para impedir esportes tais como o futebol, em busca de trazer uma espécie de controle para as atividades que eram praticadas na praia, junto aos outros banhistas.

Contudo, a paixão nacional pelo esporte levou algumas pessoas a adaptarem o futebol para que ele pudesse ser praticado nesses espaços, incorporando ao vôlei, esporte que era permitido, alguns procedimentos popularmente conectados ao futebol, como o uso dos pés.

E é dentro desse contexto que nasce o chamado futevôlei, um esporte que mescla os regimentos do vôlei e do futebol, tendo uma origem de certa forma política, desafiando as leis estabelecidas dentro de um período específico.

O futevôlei é um esporte que permite uma adaptação do futebol para as praias, não trazendo nenhum tipo de dano aos banhistas ou ao ambiente praiano, como a ser observado por um serviço de averiguação e consultoria ambiental.

E para uma partida prática e divertida de futevôlei só é preciso conhecer quais são as regras específicas estabelecidas para esse esporte.

As normas do futevôlei

Por agir como uma mistura entre o futebol e o vôlei, algo que está presente até mesmo em seu nome, essa prática funciona a partir de regras que também são uma mescla dos regimentos por trás de ambos os esportes, compartilhando assim de regras em comum.

É necessário prestar atenção nas seguintes regras para uma partida adequada de futevôlei:

Pontuação

O objetivo do futevôlei é fazer com que a bola caia no campo do time oponente, levantando a bola por cima da rede, sendo possível dar ao máximo três toques no objeto antes de lançá-lo ao campo inimigo.

A vitória é definida em um sistema de sets, alcançando a partir de 18 pontos sendo feitos. Algo bem similar ao vôlei, com a maior diferença sendo a maneira com que a bola é movimentada dentro do jogo.

Manuseio da bola

É em relação a esse tópico que o esporte se aproxima mais do futebol, principalmente na maneira com que os jogadores podem ter contato com a bola. É permitido qualquer tipo de toque na bola, com exceção dos braços, mãos e antebraços.

De uma forma geral, as partes mais comuns de manusear a bola durante uma partida de futevôlei são:

  • Pés;
  • Coxa;
  • Ombro;
  • Cabeça.

Contato esse que permite com que o esporte aproxime-se do futebol, o que explica tal prática como uma adaptação do futebol para o ambiente das areias.

Garantindo uma acomodação do futebol para esse espaço de praia, assim como um serviço de calibração atua na observação do funcionamento adequado de um algum tipo de equipamento dentro de um ambiente fabril.

As etapas de uma partida esportiva

O que define a realização de um jogo de futevôlei é um conjunto de etapas dentro dessa atividade esportiva, por meio das seguintes atividades:

  • Saque;
  • Ataque;
  • Defesa;
  • Recepção;
  • Passe;
  • Bloqueio.

Movimentos que dão fluxo à partida, garantindo com que a bola mantenha-se sendo jogada entre os dois lados da quadra até que o objeto caia no chão do campo oponente, levando assim para a realização de um ponto a ser marcado.

Número de pessoas em um time

O futevôlei comumente costuma ser um esporte a ser jogado entre duas pessoas, sendo preciso contar com um número par de jogadores a se dividirem entre duas diferentes equipes.

Pois assim como uma divisora de massa tem sua função em uma padaria, na separação da massa para diferentes pães, na prática do futevôlei é preciso atuar com uma divisão adequada de times, para que nenhum campo fique em uma posição de vantagem.

É comum a separação dessas equipes em times de 2, 3 ou 4 pessoas, sendo necessário ter a mesma quantidade de competidores do outro lado da quadra. Caso exista um número ímpar entre os seus amigos, é necessário escolher alguém para agir como juiz.

Diante desses regimentos é possível garantir a realização de uma partida adequada de futevôlei. Uma prática esportiva capaz de trazer múltiplos benefícios para os indivíduos que o praticam, o que explica também a relevância cada vez maior desse tipo de prática.

Os benefícios do futevôlei para o corpo

O exercício do futevôlei pode levar para um número diversificado de privilégios para quem pratica tal esporte, destacando-se alguns pontos em específico, entre eles:

Musculação

Da mesma forma com que uma visita constante à academia é essencial para quem busca cuidar da sua forma física, como em uma prática de musculação, a prática de um esporte também pode agir nesse sentido, com destaque especial para o futevôlei.

Atividade que age diretamente na musculação de partes como o abdômen, coxas e os glúteos, sendo as regiões que mais são trabalhadas durante uma partida de futevôlei.

Emagrecimento

Além do fortalecimento dos músculos, a prática do esporte também pode ser útil para quem busca perder alguns quilos, sendo assim por isso uma atividade indicada por muitos profissionais da saúde para pacientes que precisam perder parte de sua massa corporal.

Atividade então a receber o aval da classe médica, da mesma forma com que um laudo ambiental pode ser garantido para um espaço, em relação a uma construção a ser realizada em um ambiente de escopo próximo à natureza. 

Cuidados com a saúde

Perder uns quilos extras pode ser mais do que um desejo estético, sendo também uma necessidade em relação à saúde do indivíduo, explicando assim a indicação desse esporte para pessoas de perfis diferentes que devem agir para a manutenção da sua saúde.

Mas além do esporte em si, é importante também saber como alinhá-lo ao consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vitaminas e água de coco antes e após a prática dessa atividade física, para uma melhor performance esportiva, além da manutenção do corpo.

E para quem está interessado em entender melhor como funciona o futevôlei, indica-se acompanhar primeiro alguns campeonatos na área, como o Mundial de Futevôlei 4 por 4.

Para assim registrar como funciona o esporte, colocando uma espécie de adesivo impresso em sua mente, acerca das regras, do funcionamento e dos benefícios a serem atingidos junto à crítica de um esporte cada vez mais popular, sendo o caso do futevôlei.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.