Fake influencers: Como falsos influenciadores podem prejudicar a estratégia de uma marca?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em novembro 25, 2022

Você sabe o que é fake influencers? Esse é um termo para se referir aos falsos influenciadores que podem prejudicar as marcas. 

Não é novidade que os influenciadores estão ganhando cada vez mais espaço em suas vidas, principalmente no quesito consumo das pessoas, afinal, atualmente eles são responsáveis ​​por participar de diversas atividades.

Se você possui um negócio e está pensando em investir em uma campanha de marketing de influenciadores, deve ter ouvido falar que existem muitos influenciadores falsos por aí. Esses falsos influenciadores usam intenções maliciosas para enganar as pessoas.

Por exemplo, uma fábrica de espetos de inox para churrasco estaria desperdiçando todo o orçamento da sua empresa gasto em estratégias de marketing ao contratar esse falso influenciador, sem falar que isso poderia prejudicar a credibilidade da marca.

Para identificar esses falsos influenciadores e assim encontrar os melhores influenciadores para sua campanha, separamos algumas dicas para você neste artigo. Confira!

O que é um influenciador falso?

Como o nome sugere, são influenciadores digitais que usam sua influência para divulgar e mostrar produtos para seu público por meio de conteúdo nas redes sociais, seja por meio de fotos, vídeos ou apenas um pouco da história de cada marca.

Portanto, seja uma empresa de pavimentação asfáltica ou uma loja de roupas, sempre existe um influenciador que fala diretamente com o público-alvo da empresa, por isso o marketing de influenciadores se solidifica a cada dia.

Afinal, essa é uma importante ferramenta de estratégia digital e graças a esses influenciadores, é possível gerar confiança entre o público e a marca, aumentando o engajamento e a conversão em vendas.

No entanto, é importante observar porque existem muitos influenciadores falsos, conforme observado em uma pesquisa realizada pela ferramenta de análise de marketing de influenciadores Hype Auditor.

Essa foi uma pesquisa importante que mostrou que cerca de 56,24% dos influenciadores brasileiros são afetados por fraudes de fake influencers.

O relatório abrange contas do Instagram que apresentam indícios de atividade fraudulenta, como contas suspeitas entre seguidores e autenticidade de comentários.

É por isso que é importante prestar atenção aos detalhes e não apenas às métricas ao selecionar influenciadores, a fim de promover campanhas de marketing sem fraudes;

Afinal, muitos desses falsos influenciadores estão super-representados, mas não produzem resultados concretos e interessantes para as empresas.

É importante deixar claro que existem muitos influenciadores que são reais e levam seu trabalho a sério, e que podem promover muito bem uma empresa de venda de aquecedor a gás, ou qualquer outro produto ou serviço.

Mas, mesmo eles não são imunes a esses golpes e muitas vezes são vítimas de contas de spam ou sites com falsas promessas de crescimento. Portanto, identificar esses falsos influenciadores é uma tarefa muito difícil, mas que pode ser evitada com uma análise minuciosa. 

Eles fingem ser bons profissionais, então é normal confundi-los com influenciadores reais, afinal eles:

  • Possuem uma forte interação com o público;
  • Realizam promoção de produtos;
  • Postam conteúdos sobre a marca;
  • Estão constantemente publicando artigos na web.

Ou seja, como qualquer outro influenciador, eles vendem a ideia de que realmente têm uma audiência.

Como mencionamos anteriormente, existem muitos profissionais influenciadores que de fato podem promover uma empresa de portaria, ou qualquer outro tipo de empresa e gerar resultados expansivos nas vendas. 

Mas infelizmente, existem os falsos influenciadores também que prejudicam as marcas.

Eles usam diferentes artimanhas para aumentar o número de seguidores, geralmente fake e simulam essa interação com o público, com o único objetivo de atrair marcas interessadas em atividades com criadores de conteúdo.

Como funciona o fake influencer?

O fake influencer pode ser realizado através de diversas artimanhas e fraudes. Conheça alguns dos principais golpes que esses falsos influenciadores usam e como identificá-los.

Uso de bots e robôs

Os Bots são softwares que interagem automaticamente com perfis por meio de comentários, curtidas ou seguidores falsos. 

Uma maneira de identificar esses bots é que os comentários que eles fazem são parecidos com imagens e ligeiramente fora de contexto.

Por exemplo, uma empresa de ar condicionados daikin que tenha um perfil nas redes sociais bem estruturado, ao postar algum tipo de conteúdo, haverá coerência nos comentários, contendo profissional interessado no produto, elogiando a marca. 

Mas em uma empresa do mesmo segmento, em que o perfil nas redes sociais esteja atingido por fake influencers, os comentários serão “nossa, que  linda” e “amei seu visual”… ou seja, coisas que não fazem nenhum tipo de sentido no contexto.

Taxa de engajamento muito baixa

Considerando que os influenciadores falsos possuem apenas números e não usuários que realmente estejam engajados e consumindo o conteúdo deles, as taxas de engajamento são tão baixas que não tem como não desconfiar. 

Ou seja, esses perfis falsos podem até parecer reais devido ao número exorbitante de seguidores, porém, é preciso averiguar de fato a legitimidade do perfil considerando o engajamento.

Por exemplo, as empresas de instalação de máquinas e equipamentos industriais que desejam contratar profissionais influenciadores da Internet devem ficar atentas a esse ponto, e não se deslumbrar com números de seguidores.

Portanto, para se ter a taxa de engajamento, é preciso dividir o número total de engajamentos de página nos últimos 30 dias pelo número de postagens feitas neste período.

Dessa forma, calculando o valor obtido pelo número total de seguidores, e depois multiplicando esse valor por 100, você obtém a taxa de engajamento do perfil nos últimos 30 dias.

Alto número de seguidores em pouco tempo

Um sinal óbvio que é de fato facilmente identificável é um aumento repentino de seguidores, já que os influenciadores falsos tendem a atingir o pico no dia em que compram um bot.

Por outro lado, um verdadeiro influenciador que é contratado por uma empresa de projetos elétricos, por exemplo, cresce por meio de processos, estratégias e ações orgânicas estabelecidas há muito tempo.

Portanto, ao consultar algumas contas para contratar esses influenciadores, deve-se ficar atento a esses possíveis picos de seguidores, pois esse é um sinal claro de um influenciador falso.

Seguidores fakes e sem sentido

A qualidade e a legitimidade das contas e seguidores desses influenciadores costumam ser um bom indicador para verificar a autenticidade da conta e, de fato, prevenir possíveis perfis fraudulentos.

Muitas vezes as contas com um alto número de bots entre seus seguidores indicam falsos influenciadores porque os seguidores são comprados, e é muito comum que essas contas sejam pessoas que não estão realmente interagindo na plataforma.

No entanto, uma coisa a observar é que mesmo os verdadeiros influenciadores têm bots entre seus seguidores, mesmo sem saberem.

Logo, a única diferença é o número, porque perfis verdadeiros têm pouquíssimas contas de bot, enquanto que perfis falsos têm muitos seguidores fakes. 

Sorteios exorbitantes e irreais

Essa tática é comum entre os influenciadores falsos, que costumam realizar grandes sorteios com muitos prêmios ou prêmios muito irreais, como uma viagem para as Maldivas ou um Iphone de último lançamento.

As regras de engajamento geralmente envolvem ações como curtir, comentar, compartilhar e marcar amigos, tornando esses perfis maiores do que realmente são.

Contas e perfis falsos

Além de perfis fakes, dentre os seguidores do perfil de um fake influencer existem inúmeros perfis que são contas falsas de pessoas que nem existem, usando fotos tiradas de bibliotecas de imagens ou perfis de modelos.

Muitas vezes eles promovem os perfis com bots com engajamentos para parecerem reais.

Considerações finais

Todos esses golpes citados acima devem ser evitados em todos os perfis de empresas que querem preservar suas marcas; seja empresa de projetos elétricos ou qualquer outro tipo de empresa. 

Ou seja, não importa o segmento, o que importa de fato é evitar ser atingido pelo fake influencer e evitar constrangimentos para a marca da sua empresa. 

Mas não precisa eliminar essa estratégia da sua empresa por medo de ser enganado por um perfil de influenciador fake, o segredo é de fato confirmar e averiguar todos os pontos citados neste artigo com minuciosidade. 

Afinal, essa é uma estratégia de grande sucesso das campanhas de marketing que pode promover tanto uma empresa que vende canudinho de inox, como uma loja de roupas. 

Isso porque, é exatamente a intimidade que o público sente com os influenciadores que os incentivam a comprar o produto ou contratar o serviço, pois é como se realmente se conhecessem.

Afinal, eles estão em contato com eles a maior parte do dia, por isso a credibilidade e autenticidade desses perfis é importante para melhores resultados.

Para não cair em golpes e acabar contratando os serviços de um fake influencer, acesse o perfil, acompanhe o trabalho da pessoa, verifique a veracidade das avaliações, passe alguns dias pesquisando e analisando tudo.

Como as métricas podem ser falsificadas, você só pode saber se essa pessoa é real prestando muita atenção ao conteúdo. Só então você pode ter certeza de que está assinando um contrato com um profissional real e comprometido com a ética. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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