Evolução do Fiorino: veja as mudanças no modelo

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 28, 2021

Líder no mercado de furgões, o Fiorino é um dos poucos carros que continua em produção desde a década de 80 no Brasil.

O Fiorino é um carro novo Fiat que está no mercado desde 1980 e se mantém firme frente à concorrência. Trata-se de um dos veículos mais antigos do Brasil. A versão 2021 é um furgão com visual do Novo Uno, com o interior remodelado e motor 1.3 Firefly. Mas a história do Fiorino é digna de um livro.

Fonte: Flickr

Primórdios do Fiorino   

Tendo como inspiração o lendário Fiat 147, os primeiros modelos do Fiorino saíram no início da década de 80 no país, no formato de furgão. O nome foi escolhido em homenagem à antiga moeda italiana Florim.

Ao ser remodelado, em 1988, integrando a linha Uno, o veículo ganhou a versão picape. E assim rodou por longos dez anos até que, em 1998, a montadora italiana lançou a Strada, tendo como protótipo o Palio. Nesse momento, o Fiorino picape deixou de ser fabricado, ficando apenas com a versão furgão.

A decisão foi sábia, pois o Fiorino se adaptou imensamente bem como um carro para transporte de mercadorias. A caçamba fechada é ideal para produtos perecíveis e também mais sensíveis, como eletroeletrônicos.

A resposta rápida do carro para rodar nos centros urbanos acabou alinhando praticidade e agilidade, aspectos fundamentais nas entregas. Com o aumento nas compras online, o Fiorino ganhou ainda mais presença em vários setores da economia, tendo em vista que a logística está em alta.

Vale informar que a primeira versão do carro da Fiat era fabricada em Betim (MG) e também na unidade de Córdoba, na Argentina.

Na Espanha, o Fiorino era conhecido como Emelba 127 Poker e SEAT Fiorino. No Brasil, o furgão é sucesso absoluto e se mantém na liderança do setor há muitos anos.

Liderança de mercado

O Fiorino lidera o mercado há 29 anos e o modelo 2021 já está nas ruas em duas configurações: 1.4 e Hard Working, disponível somente na cor branca. O motor é 1.4 flex de 88 cavalos de potência e 12,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

A capacidade de carga é de 650 kg. O modelo mais completo também vem com bancos com regulagem e tecido exclusivos, além de ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, travas e vidros elétricos.

O que antes era um furgão bem rústico, agora está alinhado com a tecnologia. O Fiorino já sai de fábrica com alerta de manutenção programada, drive by wire (controle eletrônico de aceleração), ganchos para amarração de cargas, hodômetro digital, freios antitravamento com distribuição eletrônica, iluminação na área de carga, relógio digital e inibidor de marcha à ré.

Os valores variam de R$ 68.290 (1.4) a R$ 77.790 (Hard Working). O grande destaque do Fiorino é justamente a manutenção no mercado automobilístico por tantos anos, mantendo as vendas em patamares considerados bons pela Fiat.

O sucesso é tanto que a montadora italiana já está ensaiando o lançamento da versão 2022.

Expectativa para lançamento do Fiorino 2022  

A expectativa é que o Fiorino 2022 seja lançado pela Fiat em outubro de 2021. O novo modelo já foi visto em algumas cidades em testes e já demonstra muito interesse.

O furgão está muito parecido com o Uno 2016 e possivelmente virá com um motor atualizado em comprimento às exigências do Programa Proconve PL7. A ideia é justamente deixá-lo ainda mais atraente para se manter ainda mais em evidência.

Apesar do sigilo, há algumas informações que já vazaram, como os controles de tração e estabilidade, inclusive com a tecla para desativar o ESC, incluindo a função City para a direção elétrica que deverá ser oferecida com o motor 1.3.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade