Conheça os 10 esportes mais praticados no Brasil

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em janeiro 24, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Praticar esportes beneficia muito as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a possibilidade de doenças, auxilia no treinamento físico e mental, além de desenvolver e aprimorar esse treinamento.

Essa prática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, trazendo os mais diversos benefícios que possibilitam o crescimento e facilitam as etapas da vida. 

Durante a adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos nocivos, entre outras práticas

Esses hábitos ruins podem acabar se estabelecendo para a vida toda, fazendo com que vá de encontro a diversos problemas que acabam sendo extremamente prejudiciais para a sua qualidade de vida.

Isso também pode afetar outras faixas etárias, criando conflitos internos que se desviam dos valores e aprendizados previamente adquiridos. É nesse processo que o esporte apresenta uma grande contribuição para a sociedade.

É de extrema importância para que se tenha disciplina, foco e as mais diversas qualidades adquiridas devido a tudo que o esporte e a rotina de treino possibilitam.

Cada esporte é único, envolvendo as pessoas e deixando-as escolher qual praticar, oferecendo várias opções conforme o gosto, a qualidade e a habilidade para que se tenha maior facilidade ao praticar.

O esporte afeta a saúde dessas pessoas, as afasta da mentalidade distorcida pregada no mundo e ainda mantém as pessoas afastadas do crime onipresente de forma muito organizada e sedutora.

Isso oferece as mais diversas possibilidades para que se tenha uma vida com disciplina, e para que outros valores que o esporte carrega através da sua prática, sejam adquiridos e levados para o dia a dia e para todas as situações da vida.

Como o país trata e investe nos esportes.

O Brasil é um dos países que mais repassa recursos públicos às federações esportivas, mas, ao mesmo tempo, é o menos eficiente na aplicação dos recursos.

Infelizmente, os investimentos não oferecem os recursos necessários, fazendo com que não sejam refletidos em um alto desempenho esportivo e em competições.

Esta é a conclusão do estudo ‘Successful Elite Sport Policy‘, realizado pela coalizão Sport Policy for Success in Sport International (SPLISS), formada por pesquisadores da Austrália, Bélgica, Holanda e Reino Unido.

Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou nove fundamentos:

  • Apoio financeiro; 
  • Governança, estrutura e organização; 
  • Participação e esportes de base; 
  • Identificação e desenvolvimento de talentos; 
  • Apoio a atletas e pós-carreira; 
  • Instalações de treinamento; 
  • Desenvolvimento e apoio;
  • Competições; 
  • Inovação em pesquisa.

Esse é um estudo completo, que traz diversas informações e dados para que se tenha base e fundamento em tudo que é analisado e dito, passando total propriedade através disso.

As análises que são feitas em diversos meios e com diversos assuntos e produtos, como exemplo, uma analise de água potável, sancionando aquilo que é visto e divulgado.

A conclusão afirma que apesar do alto nível de investimento de recursos públicos no esporte no país, não reflete melhorias nos demais pilares ou no desempenho dos atletas brasileiros.

Essa base vem através de todo investimento que é feito, ótimos resultados podem ser obtidos, pensando em formas para que a gestão e funcionamento tenha um mecanismo funcional e que dê certo. 

Os esportes mais praticados no país

Abaixo estão os esportes mais praticados do país, os favoritos pelas pessoas e que contam com um crescimento com o passar dos anos.

Futebol

Como esperado, o esporte mais popular e seguido no Brasil é o futebol. São mais de 30 milhões de jogadores, tanto profissionais quanto amadores .

O futebol é popular nos mais diversos meios, alcançando os mais variados públicos, sendo praticado em campos, quadra, areia e até em espaços adaptados que ganham cada vez mais espaço com os anos.

Ele é muito popular, principalmente em um colegio ensino medio Sao Paulo, onde o esporte é praticado com extrema frequência, além do gosto em consumir o esporte.

Fundado na Inglaterra em 1863, o esporte foi trazido ao Brasil quase 30 anos depois por Charles Miller, filho do cônsul britânico. 

O futebol viralizou, o Brasil se destacou nas competições internacionais, mostrando um futebol diferente do futebol europeu, menos rígido e solto, criativo e lúdico.

Vôlei

Fundado nos Estados Unidos em 1895, o voleibol tornou-se amplamente conhecido no Brasil em 1910. Homens e mulheres, na quadra ou na praia, aliás, o vôlei é um dos esportes preferidos dos brasileiros.

O esporte pode oferecer até mesmo um registro em bronze em competições para locais onde o vôlei é praticado, com frequência como em praias, por exemplo.

O desempenho de atletas do Brasil também contribuiu para essa popularidade, fazendo com que se tenha identificação e com que a cada dia mais o esporte seja consumido no dia a dia de todos.

Tênis de mesa

Com origem na Inglaterra, o esporte foi introduzido no Brasil em 1905, onde os primeiros campeonatos foram realizados em 1912. 

O Estado de São Paulo é o estado mais representativo nesta categoria, tendo quase metade dos atletas que participam da competição vem de lá.

Além de ser muito popular nas escolas, principalmente nos intervalos entre as aulas, gerando identificação e fazendo com que a prática se torne cada vez mais popular e ganhe cada vez mais força.

A popularidade e o crescimento do tênis de mesa é tão grande, que acaba sendo patrocinado por diversos meios e produtos, atraindo os olhares de todos da indústria, abrindo para que diversas possibilidades de patrocínio possam surgir, como por exemplo, empresas de óleos lubrificantes.

Natação

Praticada na Grécia no século XVII, a natação foi introduzida no Brasil muitos anos depois, com a primeira competição ocorrendo no Rio de Janeiro em 1898. Desde então se tornando cada vez mais popular, principalmente em competições. 

Além disso, existem quatro estilos diferentes de natação como esportes, estilo livre, costas, bruços e borboleta.

Futsal

O futsal, antes conhecido como futebol de salão, teve origem no Uruguai e rapidamente conquistou os corações dos brasileiros.

Essa é uma prática muito popular entre todos, tendo quadras nos mais diversos locais e sendo praticado em escolas e locais esportivos, ganhando cada vez mais força e popularidade.

Dando surgimento principalmente a times amadores, que disputam o esporte, e levam o futsal com muito amor, dando espaços para a confecção de uniformes profissionais, deixando cada time cada vez mais forte no meio.

O futsal é um esporte tão popular entre homens e mulheres que até tem uma Copa do Mundo dedicada, que acontece desde 1989. Contando com seleções fortíssimas e que a cada edição geram mais espetáculo e a competição acirrada no meio.

Capoeira

Ao contrário do que parece, a capoeira é um esporte muito popular no Brasil. A atividade era uma combinação de artes marciais e dança. Ele surgiu entre os escravos como forma de defesa contra os chamados capitães da selva.

Se tornando um esporte, em 1930 no mandato do presidente Getúlio Vargas. Cada vez mais popular no meio esportivo, carregando consigo muita cultura, significado e informações em sua prática.

Skate

Originalmente uma atividade de lazer, agora se tornou um esporte muito popular no Brasil. O skate foi inventado por alguns surfistas americanos que, na ausência de ondas, resolveram retirar as rodas dos patins e colocá-las embaixo das pranchas.

Com o sucesso e as boas atuações nas olimpíadas, o esporte tem ganhado cada vez mais força e mais fãs que consomem se tornando totalmente populares no dia a dia de todos.

Dando surgimento principalmente a fãs que praticam e tem o esporte em suas rotinas, mas também levam para o lado profissional com desenho e melhoria de processos.

Surf

Apesar das divergências sobre o surgimento do esporte, acredita-se que ele tenha nascido no Brasil e tenha sido influenciado por americanos que vieram morar no país e foram expostos ao esporte.

Com nomes totalmente populares e atuações ótimas em competições, ganhando destaque nos mais diversos campeonatos disputados, como mundiais, olimpíadas, entre outros.

Muito popular nas principais pesquisas e buscas para maior  conhecimento do surf, dividindo espaço com as mais diversas buscas como retentor de gotas entre outros temas e assuntos.  

O esporte tem se tornado total referência e inspiração para muitos, o surf começou em Santos em São Paulo e se popularizou no Rio de Janeiro.

Judô

O esporte não é apenas uma luta, mas uma filosofia com um código moral que visa fortalecer simultaneamente o corpo, a mente e o espírito através do combate.

Atletismo

O atletismo é um dos esportes mais antigos do mundo, originário da China, Egito e Grécia, e sua primeira competição oficial foi realizada em 776 a.C.

Hoje, o esporte é dividido em seis disciplinas diferentes: corrida, caminhada, revezamento, salto, arremesso e arremesso e combinação.

Benefícios de praticar esportes

Os benefícios vão muito além da escala. A pesquisa provou que o exercício pode promover a saúde física e mental e pode tratar e prevenir doenças, sendo totalmente benéfico para os mais diversos sentidos.

Indo de encontro a alimentação saudável e diversos hábitos que beneficiam a saúde e o dia a dia das pessoas, tendo essa alimentação saudável através de serviços de alimentação.

Quanto mais cedo você começar a se exercitar, mais cedo poderá aproveitar os benefícios de uma vida ativa, conseguindo obter ótimos resultados e ter uma vida muito mais tranquila e com ótimos reflexos para o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.