Escrita: Entenda como a otimização dos textos podem aumentar o alcance nos canais digitais

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 22, 2022

Quer saber como uma escrita bem otimizada pode aumentar o alcance dos canais digitais? Então está no lugar certo! Vamos ver neste artigo como você pode alcançar melhores resultados através de textos e conteúdos bem escritos e direcionados ao público-alvo.

Afinal, é de conhecimento geral que o marketing de conteúdo na internet é um dos principais meios para impulsionar maiores vendas de produtos e maior contratação de serviços.

E essa escrita bem direcionada para os canais digitais podem ser inseridas em:

  • Blogs;
  • Landing pages;
  • Posts nas redes sociais;
  • E-mail marketing.

Portanto, independentemente se você tiver uma empresa de equipamentos de pintura ou mesmo uma loja de velas artesanais, você pode criar essa estratégia de escrita para gerar mais e mais vendas para seu negócio.

Vamos ver adiante como você pode fazer isso de forma otimizada e estratégica para gerar resultados positivos. Confira!

O que é otimização de textos?

A otimização de textos tem a ver com os padrões e mecanismos utilizados pelo próprio Google e pelas ferramentas de pesquisas para que elas reconheçam o quanto determinado conteúdo é relevante ou não.

É por isso que é imprescindível estruturar os conteúdos escritos de acordo com os padrões estabelecidos.

Por exemplo, no caso da principal plataforma de conteúdos e informações do mundo, o Google, ele utiliza o mecanismo de SEO (Search Engine Optimization) que significa otimização para mecanismos de busca.

E dentro do SEO existem inúmeras regras para construir conteúdos que sejam cadeados de acordo com esse padrão. E quando o conteúdo atende todas as diretrizes estabelecidas por isso, significa que o conteúdo e a escrita estão otimizados para o Google.

Uma das diretrizes estabelecidas pela plataforma para o SEO é em relação às palavras-chave. Ou seja, todo artigo desenvolvido dentro dos sites e blogs devem ter palavras-chaves adequadas e bem distribuídas ao longo do texto.

Por exemplo, a palavra-chave “esus online” pode ser considerada importante para um artigo de um site que fale sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde online.

E assim os usuários que precisarem dessa palavra-chave podem encontrar facilmente o artigo. É disso que se trata a otimização da escrita, fazendo com que ela seja adequada para os padrões e diretrizes da plataforma.

Quando se trata das redes sociais, como o Instagram, por exemplo, é preciso pensar em textos que sejam adequados para o formato e quantidade de palavras permitidas pela plataforma.

Além disso, é preciso sempre pensar em fazer textos chamativos e envolventes, afinal, dentro da grande concorrência pela atenção dos usuários no feed de notícias, é preciso pensar muito bem em um escrita persuasiva e consistente para que os usuários curtam.

Por exemplo, em um perfil de Instagram de uma empresa de painel de controle industrial, é essencial realizar um direcionamento que foque em conteúdos explicativos e menos técnicos para chamar a atenção dos usuários.

Em suma, é exatamente disto que se trata a otimização da escrita: adequar os conteúdos de acordo com as diretrizes das plataformas.

E como consequência os usuários, além de consumirem os conteúdos com alto engajamento, facilmente se direcionam aos canais digitais para entrar em contato com a empresa e solicitar a compra ou informações sobre os produtos e serviços oferecidos.

E é exatamente esse o objetivo que todas as empresas que realizam marketing de conteúdo querem alcançar.

Vamos ver agora no próximo tópico as principais estratégias que você deve realizar para otimizar a escrita e gerar mais engajamento por parte do seu público.

Sendo assim, tanto uma empresa que realiza emissão de certidão negativa como uma agência de turismo podem alcançar seus correspondentes públicos através dessa estratégia de escrita e gerar resultados de vendas de forma significativa.

Como otimizar a escrita para os canais digitais?

As principais estratégias de otimização de conteúdos para aumentar o alcance dos canais digitais incluem:

Defina a persona do seu negócio

Não existe otimização de conteúdo sem antes entender para quem está comunicando sua escrita. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer quando pensar em otimizar seu conteúdo é em definir a persona do seu negócio.

Persona nada mais é do que a personificação do público específico do seu negócio. Através dela é possível saber quais as dores, motivações e soluções que elas esperam.

Ou seja, quem compra da sua empresa? O que seu público espera em relação ao conteúdo oferecido? Qual melhor conteúdo que mais gera engajamento entre os usuários em relação ao seu nicho de negócio?

Tudo isso é importante questionar e refletir, a fim de construir conteúdos que realmente interessam a sua empresa.

Portanto, se você tem uma empresa que fornece soluções e programa controle de frota, existe uma persona que merece toda a atenção e dedicação no planejamento da escrita.

Afinal, a escrita é uma forma de comunicação que tem um grande poder tanto de resgatar os usuários, como de aproximá-los e envolvê-los na solução que sua empresa oferece.

Estude bem o SEO

Como mencionamos, o SEO é um mecanismo utilizado pelo Google para construir uma base de filtro para os conteúdos mais relevantes para o público leitor.

Portanto, independentemente se você tiver um site que fale sobre moda ou um site que fale sobre simulador de escada, é preciso estudar bem sobre SEO e planejar bem a editoria do conteúdo que será produzido para os site e blog do seu negócio.

Portanto, não hesite em estudar SEO e estabelecer metas de conteúdos melhor otimizados dentro desse padrão dirigido pelo Google, afinal, todos os sites, independentemente do domínio, passam pelo crivo do Google para ser considerado relevante.

E a escrita otimizada é um dos principais critérios de aprovação dos conteúdos.

Utilize as palavras-chave adequadamente

É indispensável considerar palavras-chave para gerar maior alcance, afinal, como citamos no decorrer do artigo, elas são importantes para o SEO e facilitam a busca de conteúdos entre os usuários.

Através das palavras-chave, é provável que seu conteúdo se torne qualificado, resultando em uma avaliação e consciência das escolhas feitas. Assim sendo, as palavras-chave também trazem uma conexão maior com os leitores.

Portanto, para escrever bem e tentar tornar seu conteúdo relevante, o uso adequado de palavras-chave deve ser sempre considerado e uma das prioridades do seu site, e também facilita o calce nos canais digitais.

Construa textos bem escritos

Apesar de muitas pessoas não considerarem a ortografia, é indispensável construir textos bem escritos, com português correto e com uma linguagem clara e objetiva.

Isso promove a boa comunicação e conexão entre marcas e pessoas, evita ruídos de comunicação e estimula os leitores a buscarem mais informações nos canais digitais.

E a partir disso as vendas tornam-se somente uma questão de uma boa comunicação e conversa pelo WhatsApp, ou mesmo uma ligação, por exemplo.

Portanto, independentemente se você escrever sobre declaração de extinção MEI ou sobre maternidade, é indispensável fazer conteúdos realmente bem escritos, sem erros de português e com objetividade e clareza.

Para muitas pessoas esse é um grande desafio, afinal, a língua portuguesa é uma linguagem que de fato tem muitas regras e diretrizes de conjugação.

Por outro lado, é importante também não exagerar na formalidade, a não ser que o nicho de fato exija isso, como no caso de sites e blogs que funcionam bem em cursos e atualizações para médicos e advogados.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais, quando usados estrategicamente, podem ser usados dentro da escrita persuasiva e estimula os leitores a realizarem contatos diretos nos canais digitais.

Essa tem sido uma das principais estratégias para gerar maior alcance no mundo dos negócios, principalmente hoje em dia em que a concorrência não espera ninguém.

Os principais gatilhos mentais que você pode utilizar em seu site que fala sobre sistema de ordem de serviço ou qualquer outro site que fale sobre qualquer assunto no mundo, são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Antecipação;
  • Prova social;
  • Razão;
  • Autoridade.

Todos esses gatilhos mentais podem ser usados em qualquer tipo de negócio em que se queira aumentar o alcance dos canais digitais e das vendas.

Considerações finais

A importância da escrita estruturada se relaciona justamente com a habilidade de conseguir transmitir mais confiança, o que é essencial para melhores resultados e uma abordagem voltada para o público.

Em outras palavras, uma boa escrita pode transmitir uma boa impressão do que está sendo dito, fazendo com que o público se sinta atraído e cada vez mais envolvido com o conteúdo.

Portanto, quanto melhor for o texto do seu site, maior será o seu impacto no mundo digital, criando efetivamente um ambiente propício a maiores lucros e vendas, além de maior relevância para as marcas.

Além disso, como citamos durante todo o artigo, ter uma boa escrita é um dos passos básicos relacionados a otimização nos buscadores, pois um conteúdo de qualidade agrega valor e é ainda mais importante na hora de atingir o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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