Entenda o que são métricas de vaidade

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em novembro 14, 2022

Com a disseminação do marketing digital, as empresas estão usando cada vez mais métricas. Por isso, é muito importante conhecer as métricas de vaidade e saber diferenciá-las daquelas que são realmente capazes de influenciar nos resultados do seu negócio.

Métricas são usadas para acompanhar e medir os resultados das atividades de marketing. No entanto, devido à grande quantidade de dados gerados, escolher as melhores métricas é crucial para desenvolver as estratégias – o que pode ser um grande desafio.

Muitas empresas que investem em marketing digital têm dificuldade em medir seu desempenho.

Partindo dessa premissa, vamos detalhar o que são as métricas, qual a importância delas, as principais métricas de vaidade e muito mais!

O que são as métricas?

Métricas são medidas quantitativas usadas para analisar os resultados de um determinado processo, atividade ou estratégia.

Geralmente, esses são indicadores de desempenho, essenciais para quem quer fazer marketing da empresa de locação de impressoras preço de forma efetiva.

Uma métrica é um número que representa um aspecto que você acompanha para entender o que está funcionando (ou não) em sua estratégia, conforme seus objetivos.

Dessa forma, é possível avaliar o andamento de uma campanha, identificar tendências – seja de consumo, interação ou navegação – e obter e comparar resultados apenas com o auxílio de métricas e dados. 

Os dados que você utilizar depende do que você quer alcançar e do que deseja medir. Com tantas opções, é importante ter um plano para saber quais métricas são realmente importantes para sua estratégia.

Por que as métricas são tão importantes?

Definir métricas é o primeiro passo na implementação de qualquer estratégia para divulgar a empresa de manutenção de equipamentos hospitalares.

Leia os tópicos a seguir para entender porque essas informações são tão importantes para a saúde financeira e a visibilidade de um negócio.

Mostram comportamentos de consumo

O número de cliques, acessos e impressões de anúncios pode revelar o que sua base de clientes está disposta a gastar.

Isso pode ser influenciado por muitos fatores, como os temas mais pesquisados, o formato que faz mais sucesso ou a linguagem adotada pela impressão de livros sob demanda.

Independentemente disso, essas são métricas que mostram o que funciona melhor no marketing digital.

Permitem testar

O processo de consolidação no mercado geralmente envolve tentativa e erro. Nem sempre se acerta o melhor tipo de estratégia logo na primeira vez.

Portanto, é melhor colocar várias versões online e ver qual funciona melhor com o tempo, estabelecendo critérios para esses testes – critérios esses baseados em dados já coletados.

A prática é extremamente importante para diagnosticar o que realmente faz sentido, não apenas no papel.

Melhoram os resultados

Com a combinação de benefícios acima, fica claro que acompanhar as métricas de marketing é fundamental para o sucesso dos negócios.

Quando você tem um entendimento completo e realista do perfil do cliente combinado com um gerenciamento de custos eficaz, as vendas da câmara fria pequena aumentarão significativamente. 

Não apenas vendas, mas qualidade de atendimento, criação de novos produtos, ofertas e conteúdos em geral.

Toda comunicação entre a empresa e o cliente melhora quando a organização está mais confiante sobre o que funciona para eles.

O que são as métricas de vaidade?

Podem ser descritas como qualquer informação coletada e monitorada por profissionais que não contribuem de fato para a tomada de decisões na fábrica de climatizador para galpão.

Isso não quer dizer que você deve ignorá-las. O foco aqui é salientar apenas que não são elas que determinam a saúde geral do seu negócio.

Conheça as métricas de vaidade mais famosas agora.

Downloads de aplicativos

Se você tem um aplicativo, você deve, sim, se preocupar com o número de pessoas que o baixaram.

No entanto, é necessário um melhor entendimento de como esse número se relaciona ao faturamento e ao número de usuários pagos.

Downloads de apps causam custos de transação para as empresas e as taxas de desinstalação geralmente reduzem esse número.

Curtidas 

É muito comum que as campanhas de marketing do Facebook sejam baseadas no número de curtidas na rede social. 

Por exemplo, um post sobre laudo de segurança do trabalho pode ter mil curtidas. Além de definir o gosto do público, esse dado não revela muito mais informações, principalmente se não houver métricas que acompanhem essas estatísticas.

Assim, não há dados concretos que levem a uma decisão estratégica. É por isso que as curtidas são extremamente perigosas e é a métrica considerada mais arriscada dentre as métricas de vaidade na internet. 

Cliques 

Dependendo de como você vê, a taxa de cliques também pode ser considerada uma métrica de vaidade. 

Isso porque mesmo que as pessoas cliquem em um anúncio ou link, nem sempre isso leva à realização/conclusão de uma ação e/ou de um objetivo estratégico, que pode ser uma venda ou o download do material. 

Assim como as curtidas, uma alta taxa de cliques e uma taxa de conversão baixa podem indicar um mau desempenho da campanha. 

Por isso, é recomendável ter cuidado com os clickbaits: posts que prometem algo revelador, mas servem apenas para receber cliques e fazem o público se sentir enganado.  

Seguidores 

O número de seguidores parece ser uma das métricas mais populares nas redes sociais, especialmente Facebook, Instagram e Twitter. 

Claro, se um perfil da loja de impressora laser colorida multifuncional tem muitos seguidores, isso agrega certo valor à marca. Mas não deve ser o único indicador relacionado à sua estratégia de marketing, jamais.  

Tanto o Instagram quanto o Facebook têm relatórios analíticos muito mais detalhados para ajudá-lo a ver o que realmente está funcionando e quantos desses seguidores são realmente qualificados para outras estratégias de evolução.

Conheça as métricas mais úteis

Como dissemos anteriormente, as métricas de vaidade não devem ser totalmente ignoradas; mas é pertinente, sim, prestar mais atenção em outros dados.

Agora nós vamos listar quais seriam esses dados, mais importantes e impactantes. Continue lendo para conhecê-los!

Ticket Médio

Amplamente utilizado em empresas, independentemente do porte ou segmento, esse indicador mostra quanto cada cliente gasta em média.

O ticket médio é obtido dividindo-se o total de vendas do período pelo número de clientes (ou o total de vendedores da equipe).

Custo de aquisição de clientes

Saber quanto cada novo cliente custa ao seu negócio é essencial para acompanhar as finanças da sua empresa.

Ao calcular o custo de aquisição de clientes (CAC), todos os custos envolvidos na atração de um consumidor devem ser levados em consideração. As mais importantes são:

  • Marketing digital;
  • Salários das equipes;
  • Investimentos em mídia;
  • Gestão de estoque.

Para calcular, some os custos e investimentos de marketing e vendas. Em seguida, pegue o resultado e divida o número de novos clientes em um determinado período de tempo.

Você vai obter o valor que cada novo cliente paga ao seu negócio e pode atualizar a estratégia a fim de diminuir o gasto médio.

Duração média da sessão

Você sabe quanto tempo os visitantes passam no site? Saber o tempo médio de sessão mostra se suas páginas são atraentes o suficiente para manter o usuário navegando por mais tempo.

A duração média de uma sessão é obtida dividindo o número de sessões pelo número de visitas em um determinado período.

Dessa forma, é possível identificar leads que navegam mais e, por essa razão, tem maior probabilidade de conversão.

Bounce Rate

O link building é essencial para estratégias de SEO, mas também é muito importante manter o visitante em seu site por um tempo significativo.

Nesse sentido, o bounce rate (ou taxa de saída) refere-se às últimas páginas visitadas antes do usuário fechar a aba do site.

Embora a página de saída possa ser qualquer página, é importante analisar qual é a que apresenta a mais alta saída e qual é o destino desses usuários. 

Algumas são simplesmente criadas como páginas de saída, como páginas de download ou de agradecimento.

No entanto, se há outros links importantes aparecendo, talvez seja hora de revisar a estrutura, o CTA e outros detalhes do blog sobre freezer para laboratório.

Melhores estratégias para monitorar métricas

É evidente que acompanhar essas e outras métricas de desempenho demanda planejamento e capacitação. Trazemos mais detalhes sobre isso abaixo, confira.

Use ferramentas de gestão qualificadas

Muitas empresas acompanham as métricas usando planilhas. Mas a partir do momento em que começam a subir, fica difícil continuar a fazer esse monitoramento – e os erros começam a aparecer.

Para evitar isso, implemente um sistema abrangente de gestão do setor de negócios. Ele tem muitos recursos que facilitam seu trabalho.

Faça reuniões com colaboradores

Esse ponto ajuda com dois fatores. O primeiro é que você gerencia a colaboração e compartilha o status de atingimento de metas com todos os membros da equipe de negócios.

Isso contribui muito para a motivação e comprometimento de sua equipe. 

O segundo fator é que, ao criar essa rotina, você desenvolve uma maneira de rastrear esses números com constância e qualidade.

Organize os processos

Depois de identificar as métricas mais importantes, crie um plano sistemático para rastrear dados e análises. Isso será decisivo para atender às preferências do seu cliente mais rápido.

Uma rápida sessão de treinamento geralmente resolve esse problema e demonstra o nível de serviço que sua empresa está disposta a buscar.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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